Banner Portal
Performar o risco
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Performance
Estilista-artista
Alexander McQueen

Como Citar

GRIMALDI FIGUEREDO, Henrique. Performar o risco: quatro necrológicos contemporâneos em Alexander McQueen. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e020010, 2020. DOI: 10.20396/conce.v9i00.8659720. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8659720. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discorre sobre a criação híbrida do designer britânico Alexander McQueen a partir de seus aspectos relacionais com as artes do espetáculo e artes performáticas. Partindo dessa noção expandida, discutimos como o imaginário social do risco é apropriado como matéria plástica na criação de alguns de seus desfiles-performances ao longo dos anos 1990 e 2000.

https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8659720
PDF
PDF (English)

Referências

ADORNO, Theodor. In Search of Wagner. Nova York: Verso, 1981.

ARNOLD, Rebecca. Heroin Chic. Fashion Theory, vol. 3 issue 3, 1999.

BECK, Ulrich. Risk Society: Towards a New Modernity. Londres: Sage, 1992.

BOLTON, Andrew. Alexander McQueen: Savage Beauty. Nova Iorque: Met Publications, 2011.

BUENO, Maria Lúcia. Por que ler…Frédéric Monneyron? Revista D’Obras, São Paulo, v.4, n. 10, 2010.

CALLAHAN, Muareen. Champagne Supernovas: Kate Moss, Marc Jacobs, Alexander McQueen e os rebeldes dos anos 1990 que reinventaram a moda. Rio de Janeiro: Fábrica 231, 2015.

DUGGAN, Ginger Gregg. O maior espetáculo da Terra: os desfiles de moda contemporâneos e sua relação com a arte performática. Fashion Theory, São Paulo, v. 1, n.2, jun. 2002.

EVANS, Caroline. Fashion At The Edge: Spectacle, Modernity and Deathliness. New Haven: Yale University Press, 2012.

FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. Por uma sociologia do excesso: a moda inglesa entre o narcótico e o necrotério. Anais do 15º Colóquio de Moda da ABEPEM, 2019.

FIGUEREDO, Henrique Grimaldi; ALMEIDA, Thamara Venâncio. Diálogos sociotécnicos e existências híbridas: a abordagem de Bruno Latour aplicada à performação na passarela de Alexander McQueen. CES Revista, v. 32, n. 2, 2018.

FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. Entre padrões de estetização e tipologias econômicas: a economia estética na moda contemporânea a partir da passarela de Alexander McQueen (1992-2010). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018.

FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

FOUCAULT, Michel. The archaeology of knowledge. New York: Pantheon Books, 1972.

FUSS, D. A moda e o olhar homoespectatorial. In: BENSTOCK, S.; FERRIS, S. Por dentro da moda. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

GIDDENS, Anthony. Modernity and Self-Identity: Self and Society in the Late Modern Age. Cambridge: Polity Press, 1991.

GUERRA, Paula; FIGUEREDO, Henrique Grimaldi. Prosopografias clubbers em São Paulo e Londres: moda, estilo, estética e cenas musicais contemporâneas. Revista Tomo, n. 37, v. 1, 2020.

KRISTEVA, Julia. Powers of Horror: An Essay on Abjection. Nova Iorque: Columbia University Press, 1982.

MELIN, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

MONNEYRON, Frédéric. La Frivolité Essentielle. Paris: Presses Universitaires de France, 2001.

MOWER, Sarah. Politics of Vanity. The Fashion n. 2, spring/summer, 2001.

PINK, Sarah. Doing Visual Ethnography. Thousand Oaks: Sage Publications, 2013.

SPOONER, C. A Gothic mind. In: WILCOX, C. Alexander McQueen. Nova York: Abrams, 2015.

THOMAS, Dana. Gods and Kings: The Rise and Fall of Alexander McQueen and John Galliano. Nova York: Penguin Books, 2015.

TOWNSEND, E. Memento Mori. In: WILCOX, C. Alexander McQueen. Nova York: Abrams, 2015.

TSEËLON, Efrat. The Masque of Femininity: The Presentation of Woman in Every-Day Life. Londres: Sage, 1995.

WALLESTEIN, Katharine. Thinness and Other Refusals in Contemporary Fashion Advertisements. Fashion Theory, vol. 2, issue 2, 1998.

WILCOX, C. Edward Scissorhands. In: WILCOX, C. Alexander McQueen. Nova York: Abrams, 2015.

ZIZEK, Slavoj. Grimaces of the Real. October nº 58, Cambridge, 1991.

ZOLBERG, Vera; CHERBO, Joni Maya. Outsider art: contesting boundaries in contemporary culture. Nova York: Cambridge University Press, 1997.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Henrique Grimaldi Figueredo

Downloads

Não há dados estatísticos.