Banner Portal
Montagem, narrativa, discurso
PDF

Palavras-chave

Montagem
Encenação
Cena

Como Citar

ROSA, Dionatan Daniel da. Montagem, narrativa, discurso: estratégias cinematográficas na encenação de cabras: cabeças que voam, cabeças que rolam. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e022006, 2022. DOI: 10.20396/conce.v11i00.8668045. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8668045. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, analiso a encenação de Cabras: cabeças que rolam, cabeças que voam... da Cia Teatro Balagan, com direção de Maria Thais, em busca de procedimentos metodológicos operados pela diretora, na construção da narrativa espetacular, através dos quais seja possível fazer uma relação com as estratégias utilizadas na teoria da montagem cinematográfica, na formulação da narrativa fílmica, no que diz respeito concretização de uma história ou de um tema e nos recursos de composição da cena. Como campus de análise, utilizo gravações da peça realizadas durante o ano de 2016, e como conceito operativo utilizo a divisão das formas de montar no cinema organizadas por Vincent Amiel. Este artigo é parte da pesquisa de Mestrado intitulada “Montagem Expandida”, que teve a dissertação defendida no ano de 2018, no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, sob orientação do Prof. Dr. Edélcio Mostaço, com financiamento da CAPES.

https://doi.org/10.20396/conce.v11i00.8668045
PDF

Referências

ABREU, Luís A. A Restauração da Narrativa. O Percevejo, n. 9, 2000, p 115- 125.

AMIEL, Vincent. A Estética da Montagem. Trad. Carla B. Gamboa. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.

Balagan: Companhia de Teatro/Maria Thais (Org.) com textos de Álvaro Machado e Cia Teatro Balagan. 1. ed. São Paulo: Cia Teatro Balagan, 2014.

BELLO, Maria R. L. Narrativa Literária e Narrativa Fílmica: o caso de amor de Perdição. Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e Tecnologia, 2008.

BURCH, Noel. Práxis do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2015.

Cia Teatro Balagan. CABRAS - cabeças que voam, cabeças que rolam. YouTube (21 fev. 2016), 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KPsDsFNbLWU.

DE PAULA M.; XELLA G.; GUEDES L. Cabras: cabeças que voam cabeças que rolam.... São Paulo: Cia Teatro Balagan, 2013 (Cadernos Pedagógicos).

DELEUZE, Gilles. Cinema I: A imagem-movimento. São Paulo: Editora 24, 2018.

EISENSTEIN, Sergei, M. Reflexões de um cineasta. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969.

MOSTAÇO, Edélcio. Um espaço para o devir. Questão de Crítica, v. 9, n. 67, 2016.

ROSA, Dionatan. Cabras... raccord eixo 1 texto 2. YouTube (30 mar. 2018), 2018a. Disponível em: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=Bf_W7euneb8.

ROSA, Dionatan. Cabras... raccord texto, eixo 2, cena 1. Youtube (30 mar. 2018), 2018b. Disponível em: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=eluEjbNdjpM.

ROSA, Dionatan. Cabras música “La Cabra” - plano em ruptura eixo 3. YouTube (5 abr. 2018), 2018c. Disponível em: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=fijnGG5APUM.

ROSA, Dionatan. Cabras Vento Velho - “o coro” plano em ruptura. YouTube (5 abr. 2018), 2018d. Disponível em: https://www.youtube.com/edit?o=U&video_id=wS2R1VDqBbg.

THAIS, Maria. Espreitar e encenar: Recusa, um caminho do desconhecido para o desconhecido. In: SMALL, Daniele Avila; OLIVEIRA, Dinah (Org.). 3º Encontro Questão de Crítica 1. Ed., Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Conceição/Conception

Downloads

Não há dados estatísticos.