Banner Portal
Re-Ver a tradição: elementos moto-vocais da matriz afro-brasileira no processo educativo do artista da cena
PDF

Palavras-chave

Dança dos orixás. Treinamento corporal. Pedagogia transcultural.

Como Citar

LERRO, Luiz Daniel. Re-Ver a tradição: elementos moto-vocais da matriz afro-brasileira no processo educativo do artista da cena. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 31–41, 2015. DOI: 10.20396/conce.v4i2.8647660. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647660. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo promover reflexões sobre o processo de apropriação de gestos, atitudes e ações moto-vocais da cultura afro-brasileira, no âmbito das pesquisas em artes cênicas. Em específico buscar-se-á analisar o uso dos elementos técnico-expressivos da cultura dos candomblés em estruturas de treinamentos corporais, voltados à formação do artista da cena.
https://doi.org/10.20396/conce.v4i2.8647660
PDF

Referências

AUTORES DIVERSOS. O negro no Brasil. Trabalhos apresentados ao 2o Congresso Afro-brasileiro (Bahia). Civilização Brasileira S/A, 1940.

BARBA, Eugenio. Con Eugenio Barba: paradosso pedagogico. In: RUFFINI, Franco (Org.). La scuola degli attori. Rapporti dalla prima sessione dell’ISTA – International School of Theatre Anthropology (Bonn 1-31 ottobre 1980). Firenze-Milano: Casa Usher, 1981.

DE MARINIS, Marco. Il teatro dell’altro. Interculturalismo e transculturalismo nella scena contemporanea. Firenze: La casa Usher, 2011.

GROTOWSKI, Jerzy. Performer. In: ATTISANI, Antonio; BIAGINI, Mario (Orgs.). Jerzy Grotowski. Testi 1968-1998. Roma: Bulzoni Editore, 2007.

LERRO, Luiz Daniel. Gli schemata degli orixas: azioni, gesti e atteggiamenti della cultura afro-brasiliana nelle metodologie pedagogico-teatrali. 2013. 343 f. Tese Doutorado em Estudos Teatrais e Doutorado em Artes Cênicas – Departamento de Musica e Espetáculo e Universidade de Bologna e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Bologna, Salvador, 2013.

MEDINA, João Paulo Subirá. O Brasileiro e seu corpo: Educação e política do corpo. Campinas: Papirus, 1990.

RISERIO, Antonio. Oriki Orixá. São Paulo: Perspectiva, 1996.

RIZZOLATTI, Giacomo e SINIGAGLIA, Corrrado. So quel che fai: Il cervello che agisce e i neuroni specchio. Milano: Raffaello Cortina Editore, 2006.

RUFFINI, Franco (Org.). La scuola degli attori. Rapporti dalla prima sessione dell’ISTA – International School of Theatre Anthropology (Bonn 1-31 ottobre 1980). Firenze-Milano: La Casa Usher, 1981.

SÀLÁMÌ, Síkírù (King). A mitologia dos orixás africanos. São Paulo: Editora Oduduwa, 1990.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Dança e Pluralidade Cultural: Corpo e Ancestralidade. In: Revista Múltiplas Leituras, v.2, n.1, pp.31-38, jan./jun. 2009

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade. Salvador: EDUFBA, 2002.

SIEGEL, Daniel J. La mente relazionale: Neurobiologia dell’esperienza interpersonale. Milano: Raffaello Cortina Editore, 2001.

TOPORKOV, Vasilij O. Stanislavskij alle prove. Gli ultimi anni. Milano: Ubulibri, 1991.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.