Banner Portal
Caminhos no método BPI: a incorporação da personagem Sete Ondas a partir da pesquisa de campo com baianas de escolas de samba e com o congado
PDF

Palavras-chave

Método BPI. Estruturação da personagem. Dança do Brasil.

Como Citar

ALVES, Maria Julia Maranzato; TURTELLI, Larissa Sato. Caminhos no método BPI: a incorporação da personagem Sete Ondas a partir da pesquisa de campo com baianas de escolas de samba e com o congado. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 112–127, 2016. DOI: 10.20396/conce.v5i2.8648048. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8648048. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo traz a análise e reflexões das experiências vividas em um processo criativo no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete, explanando o funcionamento do método através da experiência da intérprete no mesmo. São abordadas as pesquisas de campo realizadas pela intérprete com baianas de escolas de samba da cidade de Jundiaí-SP e na festa do Congado na comunidade dos Arturos, em Contagem-MG, bem como o processo de Incorporação da Personagem no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete e, por fim, a elaboração da obra artística. 

https://doi.org/10.20396/conce.v5i2.8648048
PDF

Referências

MELCHERT, Ana Carolina Lopes. O desate criativo: estruturação da personagem a partir do método BPI (Bailarino- Pesquisador-Intérprete). 2007. Tese (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

NAGAI, Angela Mayumi. O dojo do BPI: lugar onde se desbrava um caminho. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. 2a ed. Rio de Janeiro: Funarte, 2005. 182 p. ISBN 85-85781-41-6.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. As ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). In: Simpósio Internacional e Congresso Brasileiro de ImagemCorporal, 1., 2010, Campinas. Anais do... Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. In: GOMES, Nubia Pereira de Magalhães; PEREIRA, Edimilson de Almeida (Orgs.). Negras raízes mineiras: os Arturos. 1988. Juiz de Fora: Ministério da Cultura, EDUFJF, 1988.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca; MULLER, Regina. Dança dos Brasis: as mulheres de cócoras. Cadernos da Pós-Graduação, Campinas (Instituto de Artes Unicamp), v. 8, n. 1, 2006.

TURTELLI, Larissa Sato; RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Baixou o santo? VII Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Belo Horizonte, 2013.

Licença Creative Commons
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.