Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a abordagem da ação corpóreo-vocal a partir de uma perspectiva complexa e multidisciplinar, evidenciando o seu espectro metassistêmico. Fazem parte desse estudo as experimentações com a Vocal Dance, trabalho de criação cênica sistematizado pela performer norte-americana Patricia Bardi. Constituem-se, enquanto arcabouço referencial dessas investigações, as noções gerais de método, complexidade e sistema nos pressupostos filosóficos de Edgar Morin.
Referências
BARDI, Patricia; HULTON, Peter. The presence of the organs in dancing. Contact Quarterly, v. VI, n. 2, Northampton, Massachusetts, 1981.
BARDI, Patricia. Vocal Dance. 2016. Disponível em: <http://www.patriciabardi.com/studie.html#>. Acesso em: 13 dez. 2016.
BARDI, Patricia. VMI Somatic Practice. 2017a. Disponível em: <http://patriciabardi.com/research/vmi-somatic-practice/>. Acesso em: 15 mar. 2017.
BARDI, Patricia. Organ Rebalancing. 2017b. Disponível em: <http://www.patriciabardi.com/research/organ-rebalancing/>. Acesso em: 15 mar. 2017.
BARDI, Patricia. Active Breath. 2017c. Disponível em: <http://www.patriciabardi.com/research/active-breath/>. Acesso em: 15 mar. 2017.
COHEN, Bonnie Bainbridge. Sentir, perceber e agir: educação somática pelo método Body – Mind Centering. Tradução de Denise Maria Bolanho. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.
HARTLEY, Linda. The wisdom of the body moving: Introduction to Body-Mind Centering. Berkeley - California, North Atlantic Books, 2. ed., 1995.
MORIN, Edgar. O método 2 – A vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MORIN, Edgar. O método 1 – A natureza da natureza. Porto Alegre: Sulina, 2013.
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.