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CHAMADA para a Temática: Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate no Brasil e no mundo: tensões, proposições e perspectivas

As práticas corporais das Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate (LAMEC) abrangem algumas das mais elementares manifestações que compõem o universo de manifestações da cultura corporal de movimento, da qual fazem parte também os esportes, as danças, as ginásticas, os jogos e brincadeiras, as atividades de aventura, entre outras. Dentro do campo da Educação Física, tais práticas aludem múltiplos significados, tendo em vista sua grande representatividade sociocultural, uma vez que foram historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas por diversas sociedades, em variados contextos e em diferentes períodos históricos.

Nesse sentido, tendo em vista a importância histórica e social que as LAMEC desempenham nos mais variados contextos, compreende-se que elas devem fazer parte de diferentes processos de ensino, aprendizagem, treinamento e tematização. A abrangência dessas manifestações abarcam finalidades variadas que podem ser direcionadas, por exemplo, para o desenvolvimento da saúde e qualidade de vida e a prática de atividade física de modo geral, a espetacularização e midiatização e seu acompanhamento como negócio, comércio e objeto de consumo, a conscientização corporal e o autoconhecimento, a competição esportiva nos mais diversos contextos, a prática pedagógica nas aulas de Educação Física escolar, a abordagem do amplo conhecimento histórico e apropriação cultural que elas possibilitam, entre outras.

Temos observado que nos últimos anos tem havido um vertiginoso interesse do campo acadêmico da Educação Física e Ciências do Esporte em se debater e compreender as especificidades das LAMEC. Assim, a produção acadêmica, vinculação de grupos de pesquisa, presença em projetos e programas de pós-graduação, cursos de formação continuada, entre outras ações, tem se intensificado, particularmente a partir da última década.

Apesar disso, algumas evidências demonstram ainda que em alguns contextos há certo nível de cristalização de determinadas práticas galgadas em condutas históricas pouco afeitas à reflexão e à cientificidade no campo das intervenções profissionais (escolas, clubes, academias, projetos sociais, entre outros). Emerge dessa problemática o questionamento: em que medida a produção acadêmica em LAMEC tem conseguido compreender suas especificidades de modo a impactar as práticas e intervenções profissionais?

Autores como Bowman (2021, p. 1), por exemplo, considera que “o campo dos estudos das artes marciais utiliza formas de análise derivadas e desenvolvidas de muitos campos acadêmicos e envolve diversas teorias, metodologias e técnicas analíticas”. Segundo o autor, essa diversidade é necessária uma vez que os estudos sobre tais práticas corporais podem ser considerados como uma área emergente. Além disso, elas devem ser abordadas como práticas complexas que existem dentro de uma série de domínios tais como as mídias, o discurso cultural, as artes, as instituições sociais, o direito, o comércio, a educação e até a política governamental.

Corroborando a constatação de Bowman (2021, p. 1) de que “as artes marciais são heterogêneas, diversas, múltiplas e dispersas” uma vez que “aparecem em pedaços, em substitutos, em conotações, associações, condensações, metáforas e metonímias, em diferentes formas, em toda a mídia, cultura e sociedade”, convidamos pesquisadores e grupos do Brasil e de outros contextos internacionais a engajarem-se em projetos que busquem refletir sobre as LAMEC na contemporaneidade.

Nosso convite é que possamos refletir coletivamente sobre as LAMEC, suas tensões, proposições e perspectivas tendo em vista a mediação entre os aspectos ligados à tradição, história e multiplicidade cultural, bem como os aspectos vinculados à produção científica e novas abordagens teóricas e metodológicas sobre os processos de ensino, aprendizagem e treinamento nos mais variados contextos.

A Revista Conexões, vinculada à Faculdade de Educação Física – FEF, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, apresenta ampla tradição no debate acadêmico e científico nos mais diversos campos de atuação ligados à Educação Física e Ciências do Esporte. Tendo em vista a importância histórica e social das LAMEC, buscaremos contemplá-las à luz da criticidade e cientificidade em variadas abordagens teóricas e metodológicas (história, cultura, pedagogia, treinamento, entre outras).

 

Temporalidade – Abertura da chamada: submissões abertas | Fechamento da chamada: 31/07/2024 | Publicação: até dezembro de 2024

 

Organizadores

Prof. Dr. Luiz Gustavo Bonatto Rufino – FEF Unicamp

Profa. Dra. Mariana Simões Pimentel Gomes – FEF Unicamp

Dr. Professor Paul Bowman, PhD - Cardiff University

 

Referência:

Bowman, P. The Invention of Martial Arts: Popular Culture between Asia and America. Oxford University: 2021.

 

Para mais informações acerca da Revista Conexões, ver:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes

As instruções para autores se encontram no link:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/about/submissions

 

 

Caso existam dúvidas ou informações adicionais, contactar Luiz Gustavo Bonatto Rufino: rufinolg@unicamp.br