A educação dos sentidos e os saberes da experiência

relações e desafios para a formação de professores de educação física

Autores

  • Cristiane Rezende Silva Universidade Federal de São João del-Rei
  • Marise Botti Universidade Federal de São João del-Rei
  • Ana Carolina Cappelini Rogonni Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v12i2.2172

Palavras-chave:

Educação dos sentidos, Experiência, Educação Física, Formação de professores

Resumo

O acervo de textos e estudos relacionados à educação dos sentidos com o olhar voltado à Educação Física ainda são escassos, com isso, neste trabalho optamos pela pesquisa de cunho bibliográfico, com o intuito de realizar um levantamento de referenciais sobre a educação dos sentidos e os saberes da experiência. Para enriquecer as discussões, promovemos um diálogo entre os campos: filosófico, biológico e cultural e nos propusemos investigar quais as contribuições da educação dos sentidos para a formação de professores de Educação Física, além de investigar as relações entre os saberes da experiência e a educação do sensível para a formação dos sujeitos. Neste sentido, podemos concluir que a partir dessa relação sensível entre sujeito e mundo, estabelecida por meio dos sentidos, o professor é capaz de ter um olhar diferenciado frente as suas condutas e sua atuação, pode ser um agente facilitador e instigador do aprendizado dos alunos e assim transformar a sua práxis. Além disso, com relação aos alunos, estes podem se tornar produtores de conhecimentos, construtores e transformadores do seu mundo.

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Biografia do Autor

Cristiane Rezende Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Educação Física Licenciatura na Universidade Federal de São João del-Rei.

Marise Botti, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora pelo Departamento de Ciências da Educação Física e Saúde da Universidade Federal de São João del-Rei

Ana Carolina Cappelini Rogonni, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora pelo Departamento de Ciências da Educação Física e Saúde da Universidade Federal de São João del-Rei

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Publicado

2014-07-11

Como Citar

Silva, C. R., Botti, M., & Rogonni, A. C. C. (2014). A educação dos sentidos e os saberes da experiência: relações e desafios para a formação de professores de educação física. Conexões, 12(2), 114–131. https://doi.org/10.20396/conex.v12i2.2172

Edição

Seção

Artigo de Revisão