Da aquisição da imagem corporal

o papel docente junto a prática física, educativa, pedagógica e corporal em adolescentes

Autores

  • Jefferson Antonione Rodrigues Faculdade Católica Rainha da Paz
  • Jeferson dos Santos Capelletti Faculdade Católica Rainha da Paz

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v12i1.2179

Palavras-chave:

Corpo, Docência, Educação Física, Pedagogia

Resumo

Da busca pela aquisição de uma pedagogia mais eficaz e estimuladora da prática esportiva em adolescentes fundamenta-se esta produção acadêmica que, além disso, embasa-se nas concepções de corpo idealizadas e impositivas do belo, que aliadas às práticas esportivas proporcionada nas escolas estaduais pelos docentes da área podem se tornar grande fonte de uma aprendizagem eficaz e estimuladora em estudantes. Tal conduta emancipa a formação cidadã dos educandos tornando-os pessoas capazes de entender o mundo e respeitar o próximo, por intermédio do criticismo social, fazendo que com que deixem de serem seres humanos alienados diante das imposições midiáticas dos mecanismos de manipulação das massas existentes de forma tão contundente na vivência em sociedade, mas especificamente no que tange a concepções e subjetividades de corpo e seus estereótipos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Antonione Rodrigues, Faculdade Católica Rainha da Paz

Mestre em Teoria do Direito e do Estado; Coordenador de Monografias Jurídicas; Orientador em Pós-Graduação (Pedagogia do Esporte Escolar)

Jeferson dos Santos Capelletti, Faculdade Católica Rainha da Paz

Licenciado em Educação Física e Pós-graduado em Pedagogia do Esporte Escolar.

Referências

MENDES, M. I. B. S.; NÓBREGA, T. P. Cultura de movimento: reflexões a partir da relação entre corpo, natureza e cultura. Pensar a Prática, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2009. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/6135/4981#_ftn2. Acesso em: 30 fev. 2013.

MAURI, R. G. As interfaces entre imagem corporal e a representação simbólica de Carl Gustav Jung. 2006. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paul: EPU, 1986.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. 5 ed. São Paulo: Phorte, 2008.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2008.

DAOLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura: polêmicas do nosso tempo. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, ensino fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

GONÇALVES, A. S.; AZEVEDO, A. A. O corpo na contemporaneidade a educação física escolar pode ressignificá-lo. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 19, n. 1, p. 119-130, 2008. Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4322/2924. Acesso em: set. 2012.

CAMPANA, A. N. N. B.; TAVARES, M. C. G. C. F. Avaliação da imagem corporal: instrumentos e diretrizes para pesquisa. São Paulo: Phorte, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, 1999.

SANTOS, S. I. A visão de corpo dos acadêmicos do curso de Educação Física. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Vale do Rio Verde, Caxambu, 2004.

ARAÚJO, V. C.; GRAUP, S.; PEREIRA, É. F. Percepção da imagem corporal em relação ao estado nutricional em escolares. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE ESPORTES, 6., 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UNESPORTE, 2007. Disponível em: http://www.unesporte.org.br/forum2007/apresentacao_oral/20_valberio_araujo.pdf. Acesso em: dez. 2012.

BARBOSA, R. M. S. P.; LIMA, L. M. B. Eu-corpo: avaliação da imagem corporal através da catexe na Educação Física. São Paulo: Phorte, 2011

FERNANDES, A. et al. Cinesiologia do alongamento. 3. ed, Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

Downloads

Publicado

2014-03-20

Como Citar

Rodrigues, J. A., & Capelletti, J. dos S. (2014). Da aquisição da imagem corporal: o papel docente junto a prática física, educativa, pedagógica e corporal em adolescentes. Conexões, 12(1), 16–41. https://doi.org/10.20396/conex.v12i1.2179

Edição

Seção

Artigo Original