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Índices de crescimento estatural e estado nutricional de escolares de 6 a 14 anos escolares de 6 a 14 anos
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Palavras-chave

Estatura
Peso corporal
Crescimento físico
Estudantes

Como Citar

NOBRE, Glauber Carvalho; LIMA, Karla Sibelle Campos de; SILVA, Antônia Deliane Gomes da; SOUZA FILHO, Anastácio Neco de; LETIERI, Rubens Vinícius; BANDEIRA, Paulo Felipe Ribeiro. Índices de crescimento estatural e estado nutricional de escolares de 6 a 14 anos escolares de 6 a 14 anos. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 126–141, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i1.2184. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2184. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar os índices de crescimento estatural e estado nutricional de escolares da rede municipal de ensino de Acopiara, no sul do estado do Ceará. Participaram do estudo 622 escolares, dos quais 323 do sexo masculino e 299 do feminino com faixa etária entre 06 e 14 anos matriculados em escolas públicas do referido município. Para a avaliação do crescimento físico e estado nutricional este estudo adotou as variáveis massa corporal, estatura e os índices estatura para idade e IMC para idade de acordo com a World Health Organization (2007). Em relação à estatura para idade, percebeu-se conforme o esperado, que a maioria dos indivíduos independente da idade indicou estatura adequada. Entretanto, verificou-se um percentual elevado de indivíduos, sobretudo no grupo masculino, com baixa estatura para idade. Quanto ao IMC para idade verificou-se novamente conforme o esperado, que a maioria dos indivíduos independente da idade indicou IMC adequado. Porém, verificou-se um percentual significativamente elevado de indivíduos, tanto no grupo masculino como feminino com classificação do estado nutricional alusivo à magreza e magreza acentuada. Estes resultados indicam que as crianças e adolescentes podem estar sofrendo uma carência nutricional e por consequência estão sujeitas a prejuízo no desenvolvimento psicomotor além de menor aproveitamento escolar.

https://doi.org/10.20396/conex.v12i1.2184
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