A ginástica geral na intervenção do PIBID de educação física numa perspectiva de formação cultural e inclusão social

Autores

  • Andreia Cristina Peixoto Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Rúbia Cristina Duarte Garcia Dias Secretaria Municipal de Educação
  • Bruna Kely da Silva Pereira Rede Estadual de Educação
  • Ana Claudia Martins Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0003-0666-5110
  • José Francisco Silva Sampaio Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0001-7374-5618
  • Lilian Pereira dos Santos Universidade Federal de Goiás
  • Leandro Kenner Rodrigues de Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Michele Christine Borges Universidade Federal de Goiás
  • Michele Gley de Freitas Monteiro Universidade Federal de Goiás
  • Tereza Radhakrisna Steil Universidade Federal de Goiás
  • Paulo Maciel Cordeiro Martins Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp..8637573

Palavras-chave:

Ginástica geral, PIBID, Educação Física, Inclusão social

Resumo

Esse trabalho sistematiza a experiência pedagógica do PIBID de Educação Física da UFG/Regional Catalão, realizada em uma escola parceira da rede pública estadual de Educação da cidade de Catalão/GO, especialmente, com o conteúdo temático de Ginástica Geral (GG). No primeiro momento, procuramos situar nuances do percurso de fundamentação e elaboração do diagnóstico, problemáticas, metodologias e intervenção pedagógica realizadas entre abril de 2010 e dezembro de 2013, nos processos de planejamento (PCTP, pesquisa-ação e participante), oficinas e aulas inspiradas nas Pedagogias Críticas em Educação e Educação Física. No trato com os conteúdos temáticos, em especial a GG, reconhece-se que as aulas de Educação Física devem se constituir como espaço de formação e experimentação, que oportunize o acesso à diversidade de experiências corporais no campo da interface de elementos da cultura corporal. Os sequenciadores de aulas deste conteúdo foram inspirados em experiências formativas curriculares da licenciatura, em oficinas teórico-metodológicas, bem como em obras de autores que se debruçam na investigação e produção relativa à GG. Buscou-se oportunizar aos/as alunos/as o contato com a GG a fim de que possam compreendê-la como fenômeno social, histórica e culturalmente produzido pelo homem, constituindo-se como elemento da cultura corporal que deve ser apropriado por todos/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. da Unijuí, 1994.

ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2005.

LOWY, M. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

REIS, D. R. Educação Física como um componente curricular: uma experiência do PIBID no Colégio Estadual João Netto de Campos. 2010. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2010.

CASSIMIRO, G. A. M. O trato do conhecimento na educação física escolar: aproximações da prática pedagógica da educação física como componente curricular. 2010. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Curso de aperfeiçoamento de gênero e diversidade na escola. Ceará, 2008. (UFC Virtual).

ALMODÓVAR, P. Má educação. [Filme-vídeo]. Produção de Pedro Almodóvar e Agustin Almodóvar. Direção Pedro Almodóvar. Espanha. Intérpretes: Gael García Bernal; Javier Câmara; Fele Martinez; Daniel Gimenez-Cacho e Francisco Boira e outrosProduzido por El Deseo. 2004. 1 DVD,110 min. Widescreen, color. son.

CANTET, L. Entre os muros da escola. [Filme-vídeo]. Direção: Laurent Cantet. Produção: Caroline Benjo e Carole Scotta. Paris: Imovision, 2008. 1 DVD. color. son.

GANSEL, D. A onda. [Filme-vídeo]. Direção de Dennis Gansel. Alemanha: Paramount Pictures, 2008. DVD (107 min.), son. color. leg.

LAGRAVENESE, R. Escritores da liberdade. [Filme-vídeo]. Direção de Richard LaGravenese. Produção de Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher. Estados Unidos. Paramount Pictures / MTV Films / Jersey Films. 2007. DVD (123 min.), son. color. leg.

POOL, L. Assunto de meninas. [Filme-vídeo]. Direção e Produção de Léa Pool. Canadá. Warner Home Vídeo. 2001. DVD, 103 min, son. color. Leg.

PINTO, K. S. et al. O percurso do PIBID de educação física da UFG/CAC em 2012: o trato com a cultura corporal na contemporaneidade. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO – CONPEX, 2012. Goiânia. Anais... Goiânia: Ed. da CEGRAF/UFG, 2012. p. 8996-9000.

BARBOSA, L. F. et al. Experiência conceitual e procedimental com “jogos e brincadeiras” no PIBID da educação física do CAC/UFG em 2012. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO – CONPEX, 2012. Goiânia. Anais... Goiânia: Ed. da CEGRAF/UFG, 2012. p. 9010- 9014.

PEREIRA, B. K. S. et al. A experiência do PIBID de Educação Física do CAC/UFG entre 2010 e 2012 nos meandros das pedagogias crítica. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO – CONPEX, 2012. Goiânia. Anais... Goiânia: Ed. da CEGRAF/UFG, 2012. p. 9020-9024.

BARBOSA, L. F. Trabalho docente e políticas educacionais: a presença ausente da Educação Física na escola de tempo integral. 2013. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2013.

GOIÁS (Estado). Secretaria de Educação. Reorientação curricular do 1º ao 9º ano: currículo em debate - matrizes curriculares. Goiânia, 2009. Caderno 5. Disponível em: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/documentos/Reorientacao/. Acesso em: 22 jul. 2013.

GOIÁS (Estado). Secretaria de Educação Estado de Goiás. Correção de fluxo idade/ ano escolar do ensino fundamental: arte e educação física. Currículo em Debate, Goiânia, 2009. Caderno 5.1. Disponível em: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/documentos/Reorientacao/. Acesso em: 22 jul. 2013.

O QUE FAZER PARA TIRAR O BRASIL DO ATRASO. Caros Amigos, São Paulo, ano xv, n. 53, jun. 2011.

GRUPO DE ESTUDOS AMPLIADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Diretrizes Curriculares para a educação física no ensino fundamental e na educação infantil em Florianópolis/SC. Florianópolis: NEPEF/UFSC, 1996.

GRANDO, B. S. (Org.). O ensino da educação física: uma proposta curricular para a escola pública de Cuiabá. Cuiabá: SME/Cuiabá, 1997. v. 1.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de educação física para a educação básica. Curitiba, 2007.

PALAFOX, G. H. M. Intervenção político-pedagógica: a necessidade do planejamento de currículo e da formação continuada para a transformação da prática educativa. 2001. 296 f. Tese de Doutorado - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001. 296p.

AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003.

STANQUEVISCH, P. Possibilidades do corpo na ginástica geral a partir do discurso dos envolvidos. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Ciências da Saúde, Piracicaba, 2004.

RINALDI, I. P.; PAOLIELLO, E. A ginástica geral nos cursos de formação profissional de licenciatura em educação física. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 17-36.

PEREZ GALLARDO, J. S. A educação física e a ginástica geral com sentido pedagógico. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 55-78.

SBORQUIA, S. P. Construção coreográfica: o processo criativo e o saber estético. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008, p. 145-166.

PAOLIELLO, E. Nos bastidores da ginástica geral: o significado da prática. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008, p. 191-216.

TOLEDO, E.; SCHIAVON, L. M. Ginástica geral: diversidade e identidade. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008, p. 217-238.

JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 1412p.

SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: Autores Associados, 1998.

Downloads

Publicado

2015-05-13

Como Citar

Ferreira, A. C. P., Garcia Dias, R. C. D., Pereira, B. K. da S., Martins, A. C., Sampaio, J. F. S., Santos, L. P. dos, Carvalho, L. K. R. de, Borges, M. C., Monteiro, M. G. de F., Steil, T. R., & Martins, P. M. C. (2015). A ginástica geral na intervenção do PIBID de educação física numa perspectiva de formação cultural e inclusão social. Conexões, 13(Esp.), 1–26. https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp.8637573

Edição

Seção

Artigo Original