Banner Portal
A ginástica geral na intervenção do PIBID de educação física numa perspectiva de formação cultural e inclusão social
PDF

Palavras-chave

Ginástica geral
PIBID
Educação Física
Inclusão social

Como Citar

FERREIRA, Andreia Cristina Peixoto et al. A ginástica geral na intervenção do PIBID de educação física numa perspectiva de formação cultural e inclusão social. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. Esp., p. 1–26, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13iEsp.8637573. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637573. Acesso em: 6 dez. 2024.

Resumo

Esse trabalho sistematiza a experiência pedagógica do PIBID de Educação Física da UFG/Regional Catalão, realizada em uma escola parceira da rede pública estadual de Educação da cidade de Catalão/GO, especialmente, com o conteúdo temático de Ginástica Geral (GG). No primeiro momento, procuramos situar nuances do percurso de fundamentação e elaboração do diagnóstico, problemáticas, metodologias e intervenção pedagógica realizadas entre abril de 2010 e dezembro de 2013, nos processos de planejamento (PCTP, pesquisa-ação e participante), oficinas e aulas inspiradas nas Pedagogias Críticas em Educação e Educação Física. No trato com os conteúdos temáticos, em especial a GG, reconhece-se que as aulas de Educação Física devem se constituir como espaço de formação e experimentação, que oportunize o acesso à diversidade de experiências corporais no campo da interface de elementos da cultura corporal. Os sequenciadores de aulas deste conteúdo foram inspirados em experiências formativas curriculares da licenciatura, em oficinas teórico-metodológicas, bem como em obras de autores que se debruçam na investigação e produção relativa à GG. Buscou-se oportunizar aos/as alunos/as o contato com a GG a fim de que possam compreendê-la como fenômeno social, histórica e culturalmente produzido pelo homem, constituindo-se como elemento da cultura corporal que deve ser apropriado por todos/as.

https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp..8637573
PDF

Referências

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. da Unijuí, 1994.

ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2005.

LOWY, M. Ideologias e ciência social: elementos para uma análise marxista. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

REIS, D. R. Educação Física como um componente curricular: uma experiência do PIBID no Colégio Estadual João Netto de Campos. 2010. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2010.

CASSIMIRO, G. A. M. O trato do conhecimento na educação física escolar: aproximações da prática pedagógica da educação física como componente curricular. 2010. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Curso de aperfeiçoamento de gênero e diversidade na escola. Ceará, 2008. (UFC Virtual).

ALMODÓVAR, P. Má educação. [Filme-vídeo]. Produção de Pedro Almodóvar e Agustin Almodóvar. Direção Pedro Almodóvar. Espanha. Intérpretes: Gael García Bernal; Javier Câmara; Fele Martinez; Daniel Gimenez-Cacho e Francisco Boira e outrosProduzido por El Deseo. 2004. 1 DVD,110 min. Widescreen, color. son.

CANTET, L. Entre os muros da escola. [Filme-vídeo]. Direção: Laurent Cantet. Produção: Caroline Benjo e Carole Scotta. Paris: Imovision, 2008. 1 DVD. color. son.

GANSEL, D. A onda. [Filme-vídeo]. Direção de Dennis Gansel. Alemanha: Paramount Pictures, 2008. DVD (107 min.), son. color. leg.

LAGRAVENESE, R. Escritores da liberdade. [Filme-vídeo]. Direção de Richard LaGravenese. Produção de Danny DeVito, Michael Shamberg, Stacey Sher. Estados Unidos. Paramount Pictures / MTV Films / Jersey Films. 2007. DVD (123 min.), son. color. leg.

POOL, L. Assunto de meninas. [Filme-vídeo]. Direção e Produção de Léa Pool. Canadá. Warner Home Vídeo. 2001. DVD, 103 min, son. color. Leg.

PINTO, K. S. et al. O percurso do PIBID de educação física da UFG/CAC em 2012: o trato com a cultura corporal na contemporaneidade. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO – CONPEX, 2012. Goiânia. Anais... Goiânia: Ed. da CEGRAF/UFG, 2012. p. 8996-9000.

BARBOSA, L. F. et al. Experiência conceitual e procedimental com “jogos e brincadeiras” no PIBID da educação física do CAC/UFG em 2012. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO – CONPEX, 2012. Goiânia. Anais... Goiânia: Ed. da CEGRAF/UFG, 2012. p. 9010- 9014.

PEREIRA, B. K. S. et al. A experiência do PIBID de Educação Física do CAC/UFG entre 2010 e 2012 nos meandros das pedagogias crítica. In: CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO – CONPEX, 2012. Goiânia. Anais... Goiânia: Ed. da CEGRAF/UFG, 2012. p. 9020-9024.

BARBOSA, L. F. Trabalho docente e políticas educacionais: a presença ausente da Educação Física na escola de tempo integral. 2013. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2013.

GOIÁS (Estado). Secretaria de Educação. Reorientação curricular do 1º ao 9º ano: currículo em debate - matrizes curriculares. Goiânia, 2009. Caderno 5. Disponível em: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/documentos/Reorientacao/. Acesso em: 22 jul. 2013.

GOIÁS (Estado). Secretaria de Educação Estado de Goiás. Correção de fluxo idade/ ano escolar do ensino fundamental: arte e educação física. Currículo em Debate, Goiânia, 2009. Caderno 5.1. Disponível em: http://www.educacao.go.gov.br/imprensa/documentos/Reorientacao/. Acesso em: 22 jul. 2013.

O QUE FAZER PARA TIRAR O BRASIL DO ATRASO. Caros Amigos, São Paulo, ano xv, n. 53, jun. 2011.

GRUPO DE ESTUDOS AMPLIADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Diretrizes Curriculares para a educação física no ensino fundamental e na educação infantil em Florianópolis/SC. Florianópolis: NEPEF/UFSC, 1996.

GRANDO, B. S. (Org.). O ensino da educação física: uma proposta curricular para a escola pública de Cuiabá. Cuiabá: SME/Cuiabá, 1997. v. 1.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de educação física para a educação básica. Curitiba, 2007.

PALAFOX, G. H. M. Intervenção político-pedagógica: a necessidade do planejamento de currículo e da formação continuada para a transformação da prática educativa. 2001. 296 f. Tese de Doutorado - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001. 296p.

AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003.

STANQUEVISCH, P. Possibilidades do corpo na ginástica geral a partir do discurso dos envolvidos. 2004. 106 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de Piracicaba, Faculdade de Ciências da Saúde, Piracicaba, 2004.

RINALDI, I. P.; PAOLIELLO, E. A ginástica geral nos cursos de formação profissional de licenciatura em educação física. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 17-36.

PEREZ GALLARDO, J. S. A educação física e a ginástica geral com sentido pedagógico. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 55-78.

SBORQUIA, S. P. Construção coreográfica: o processo criativo e o saber estético. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008, p. 145-166.

PAOLIELLO, E. Nos bastidores da ginástica geral: o significado da prática. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008, p. 191-216.

TOLEDO, E.; SCHIAVON, L. M. Ginástica geral: diversidade e identidade. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008, p. 217-238.

JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 1412p.

SOARES, C. L. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: Autores Associados, 1998.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.