Proposta de criação de uma ficha analítica de composições coreográficas na ginástica para todos

primeiros ensaios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp..8637583

Palavras-chave:

Ginástica Para Todos, Composição coreográfica, Ginástica geral

Resumo

A Ginástica Geral (GG) ou Ginástica para Todos (GPT) é uma manifestação cada vez mais presente em diferentes setores sociais, e a sua maior forma de expressão se dá por meio das composições coreográficas (CC). No entanto, nota-se de maneira empírica, dentre outros aspectos, que há pouco investimento na capacitação docente acerca da GPT e também acerca da CC, tanto nos cursos de Graduação em Educação Física e Ciências do Esporte, como em cursos específicos da área da GPT. Isso acaba impactando nas CC, cuja análise pode ser feita em alguns importantes festivais da área. Nesse contexto, e preocupados com essa problemática, o objetivo dessa pesquisa, ainda em andamento, é colaborar com os técnicos, fornecendo-lhes informações acerca de suas CC, a partir de fichamentos analíticos. Distante de um processo avaliativo ou homogeneizador de CC (o que iria contra nosso entendimento de GPT), nosso intuito é colaborar para a capacitação de professores e ginastas, para que potencializem características individuais e coletivas de seu grupo, por meio da reflexão sobre seu trabalho e os princípios da GPT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Letícia Abud Scarabelim, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Ciências do Esporte pela Faculdade de Ciências Aplicadas- FCA/UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), tem experiência na área de Educação Física e Esporte. Atua na área da Ginástica, principalmente Ginástica Para Todos e Ginástica de Academia.

Eliana de Toledo, Universidade estadual de Campinas

É formada em Licenciatura em Educação Física e Bacharel em Treinamento em Esportes pela Faculdade de Educação Física - FEF/UNICAMP (1995), mestre em Educação Física pela FEF/UNICAMP (1999 - orientação Dra. Vilma Lení Nista-Píccolo), e doutora em História pela PUCSP (2010 - orientação Livre Docente Denise Bernuzzi de Sant'Anna). 

Referências

TOLEDO, E.; SCHIAVON, L. Ginástica geral: diversidade e identidade. In: PAOLIELLO, E. (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008. p. 216-239.

PAOLIELLO, E. et al. Grupo Ginástico Unicamp 25 anos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2014.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA (FIG). Gymnastics For All Regulation Manual: 2009 Edition. Disponível em: www.fig-gymnastics.com. Acesso em: 15 nov. 2014.

TOLEDO, E.; TSUKAMOTO, M. H. C.; GOUVEIA, C. R. Fundamentos da ginástica geral. Jundiaí: Fontoura, 2009. p. 23-50.

AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003. p. 94.

TOLEDO, E. A nomeação das formações coreográficas: praticidade e significados. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 3., 2005, Campinas. Anais... Campinas: SESC: FEF/UNICAMP, 2005. p. 99-102.

SILVA, Y. Ginástica geral: um processo de construção coreográfica com crianças. In: TOLEDO, E.; SILVA, P. C. (Org.). Democratizando o ensino da ginástica: estudos e exemplos de sua implantação em diferentes contextos sociais. Várzea Paulista: Fontoura, 2013. p. 97-120.

TOLEDO, E. A Ginástica geral como uma possibilidade de ensino da ginástica nas aulas de Educação Física. 1995. 89 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

PAOLIELLO, E. Ginástica geral: uma área do conhecimento da Educação Física. 1997. 163 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Fundamentos de metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2008.

ROCHA, B. Diagramação e registro de coreografias do Grupo Ginástico Unicamp. Corpoconsciência, Santo André, n.13, p. 77-92, jan./ago. 2004.

BORTOLETO, M. A. C.; PINTO, L. Representação gráfica (notação) de coreografias de ginástica geral: o caso do ‘Movimentos Urbanos’ do Grupo Ginástico Unicamp. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 4., 2007, Campinas, Anais... Campinas: FEF/UNICAMP, 2007. p. 253-258.

SANTOS, J. C. E.; SANTOS, N. G. Ginástica geral: elaboração de coreografias e organização de festivais. Jundiaí: Fontoura, 2001.

SANTOS, J. C. E.; SANTOS, N. G. Ginástica Para Todos: elaboração de coreografias e organização de festivais. Jundiaí: Fontoura, 2009.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA (CBG). Disponível em: www.cbginastica.com.br. Acesso em: 11 abr. 2014.

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA (FIG). Disponível em: www.fig.com. Acesso em: 11 abr. 2014.

BIBLIOTECA VIRTUAL DE GINÁSTICA (GIMNICA). Disponível em: www.gimnica.com.br. Acesso em: abr.-set. 2014.

GRUPO GINÁSTICO UNICAMP. www.ggu.com.br. Acesso em: maio/jun. 2014.

YOUTUBE. www.youtube.com. Acesso em: abr.-set. 2014.

Downloads

Publicado

2015-05-12

Como Citar

Scarabelim, M. L. A., & Toledo, E. de. (2015). Proposta de criação de uma ficha analítica de composições coreográficas na ginástica para todos: primeiros ensaios. Conexões, 13(Esp.), 181–196. https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp.8637583

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)