O estado da arte da ginástica nos anais do Fórum Internacional de Ginástica Geral de 2001 a 2012

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp..8637585

Palavras-chave:

Educação Física, Ginástica, Conhecimento

Resumo

Esta pesquisa, de caráter descritivo do tipo bibliográfico, buscou analisar o estado da arte da ginástica por meio de pesquisas acadêmico-científicas dos anais do Fórum Internacional de Ginástica Geral, com vistas à identificação das linhas de pesquisa. Os dados foram categorizados de acordo com os Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs) disponibilizados pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e de outras categorias elencadas conforme necessário, utilizando-se a análise de conteúdo. Os resultados apontam que o estado da arte em Ginástica no Fórum Internacional de Ginástica Geral se caracterizou por pesquisas de cunho pedagógico com maior ênfase nos aspectos educacionais. Percebeu-se uma disparidade entre as categorias, demonstrando que algumas temáticas, apesar da importância e pertinência para a área, foram pouco ou nada abordadas. Apontamos para a necessidade de estudos que englobem a Ginástica dentro das linhas de pesquisa menos evidenciadas, sobretudo no tocante às Políticas Públicas, por acreditarmos que estudos acadêmicos realizados no âmbito das universidades exercem influência, a partir de seus critérios científicos, na realização e concretização de práticas efetivas, de modo que a Ginástica seja difundida cada vez mais na sociedade, sobretudo em suas manifestações não competitivas e fora dos padrões impostos pela indústria cultural.

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Biografia do Autor

Deisy de Oliveira Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM-UEL (2016). Possui graduação em Licenciatura (2011) e Bacharelado (2012) em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Caroline Ruivo Costa, Universidade Estadual de Maringá

Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEM. Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e graduação em Educação Física Bacharelado na Universidade Estadual Maringá (2014). 

Juliana Pizani, Universidade Estadual de Maringá

Possui doutorado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL (2016), mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL (2011) e graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2007).

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá

Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Associada-tide B do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq.

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Publicado

2015-05-15

Como Citar

Silva, D. de O., Costa, C. R., Pizani, J., & Barbosa-Rinaldi, I. P. (2015). O estado da arte da ginástica nos anais do Fórum Internacional de Ginástica Geral de 2001 a 2012. Conexões, 13(Esp.), 211–229. https://doi.org/10.20396/conex.v13iEsp.8637585

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