Constrangimentos instrucionais em futebolistas sub-18 na sub-fase de jogo 1x1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v11i3.8637600

Palavras-chave:

Constrangimentos, Instrução, Futebol, Treino desportivo

Resumo

Os constrangimentos instrucionais são um importante fator influenciador da performance dos praticantes. O presente estudo visa analisar a influência de constrangimentos instrucionais ministrados pelo treinador na performance numa tarefa de 1x1 com finalização em futebol. Participaram voluntariamente 11 sujeitos (17,91±1,04 anos de idade) com 8,6±1,52 de anos de prática. Foram usadas três condições de instrução, uma de risco, outra de conservação da bola e uma neutra onde não se apela a nenhuma estratégia ou tática ofensiva. Foram detetadas diferenças significativas entre os três grupos, no que respeita à duração temporal da ação ofensiva (H(2) = 55,38; p ≤ 0,000), à recorrência bipedal (H(2) = 9,01; p ≤ 0,011), à ultrapassagem do defesa (H(2) = 10,61; p ≤ 0,005), à perda de bola por parte do atacante (H(2) = 11,42; p ≤ 0,003) e na quantidade de remates à baliza (H(2) = 11,42; p ≤ 0,003). Os resultados obtidos mostram o efeito dos constrangimentos instrucionais na performance dos praticantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Manuel Clemente, Universidade de Coimbra

He graduated in Sports and Leisure at the Coimbra College of Education (ESEC) in 2010. He is currently attending the M.Sc. in Physical Education Teaching in Primary and Secondary Schools in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education – University of Coimbra (FCDEF-UC). His research interests cover the areas of Match Analysis, Physical Education, Motor Control and Learning, Sports Training Methodology, Team Sport Games, Teaching Games for Understanding (TGfU) and Small-Sided Games (SSG).

Rui Manuel Mendes, Instituto Politécnico de Coimbra

He graduated with a 5-year diplom in Teacher Physical Education at the Faculty of Human Kinetics of Technical University (FMH) of Lisbon in 1989. He obtained the M.Sc. degree in Child Development - Motor Development at the FMH in 1994. He concluded the Ph.D. degree at FMH in Human Kinetics Sciences - Motor Control and Learning tutored by Professor Mário Godinho. He is a research member of BIOLAD group of Interdisciplinary Centre for the Study of Human Performance (CIPER). Since 1990 he works at the Coimbra College of Education (ESEC) in the Sports and Physical Education Department. He is also the President of ESEC since 2010.

Referências

GRÉHAIGNE, J.F., BOUTHIER, D.; DAVID, B. Dynamic-system analysis of opponent relationship in collective actions in soccer. Journal of Sports Sciences, v. 15, p. 137-149, 1997.

MCGARRY, T., ANDERSON, D., WALLACE, S., HUGHES, M.; FRANKS, I. (2002). Sport competition as a dynamical self-organizing system. Journal of Sports Sciences, v. 20, n. 10, p. 771-781, 2002.

TRAVASSOS, B., ARAÚJO, D, CORREIA, V.; ESTEVES, P. Eco-Dynamics Approach to the study of Team Sports Performance. The Open Sports Sciences Journal, v. 3, p. 56-57, 2010.

SCHMIDT, R.C., O’BRIEN, B.; SYSKO, R. Self-organization of between person cooperative tasks and possible applications to sport. International Journal of Sport Psychology, v. 30, p. 558-579, 1999.

DUARTE, R., ARAÚJO, D., GAZIMBA, V., FERNANDES, O., FOLGADO, H., MARMELEIRA, J.; DAVIDS, K. The Ecological Dynamics of 1v1 Sub-Phases in Association Football. The Open Sports Sciences Journal, v. 3, p. 16-18, 2010.

ARAÚJO, D. Tomada de Decisão no Desporto. Cruz Quebrada: FMH Edições, 2006.

PASSOS, P, LOPES, R.; MILHO, J. Análise de padrões de coordenação interpessoal no um-contra-um no Futebol. Revista Portuguesa de Ciência do Desporto, v. 8, n. 3, p. 365-376, 2008.

PASSOS P., ARAÚJO, D., DAVIDS, K., GOUVEIA, L., MILHO, J.; SERPA, S. Information-governing dynamics of attacker-defender interactions in youth rugby union. Journal of Sports Sciences, v. 16, n. 13, p. 1421-1429, 2008.

CLEMENTE, F.; MENDES, R. Constrangimentos instrucionais em futebolistas sub-12 na sub-fase de jogo 1 x 1 com guarda-redes. In P. MOUROÇO, O. VASCONCELOS, J. BARREIROS, & R. MATOS (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança IV (p. 146-152). Leiria: ESECS/IPL, 2011.

CLEMENTE F, MENDES, R.; SOLER, F.C. Constrangimentos instrucionais em futebolistas sub-18 na sub-fase de jogo 1x1 com guarda-redes. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 11, supl. 4, p. 45, 2011.

NEWELL, K.M. Constraints on the development of coordination. In M.G. Wade & H.T.A. Whiting (Eds.), Motor Development in Children: Aspects of Coordination and Control (pp. 341-360). Dordrecht, Netherlands: Martinus Nijhoff, 1986.

DAVIDS, K., BUTTON, C., & BENNETT, S. Dynamics of Skill Acquisition: A Constraints-Led Approach. Champaign: Human Kinetics, 2008.

ARAÚJO, D., DAVIDS, K., BENNETT, S.J., BUTTON, C.; CHAPMAN, G. Emergence of sport skills under constraint. In A.M. Williams & N.J. Hodges (Eds.), Skill Acquisition in Sport: Research, Theory and Practice (pp.409-433). London: Routledge, Taylor & Francis, 2004.

BARREIROS, J., SILVA, P.; PEREIRA, F. Bases percetivas da organização da ação: Affordance, constrangimentos e categorias biodinâmicas de ação. In J. Barreiros & L. Sardinha (Eds.), Perceção & Ação (pp. 9-39). Cruz Quebrada: Edições FMH, 1995.

DAVIDS, K.; ARAÚJO, D. A abordagem baseada nos constrangimentos para o treino desportivo. In D. Araújo (Ed.) O Contexto da Decisão – A ação tática no desporto (pp. 35-60). Lisboa: Visão e Contextos, Lda, 2005.

CLEMENTE, F.; MENDES, R. Aprender o jogo jogando: uma abordagem transdisciplinar. Revista Científica Exedra, v. 5, n. 1, p. 27-36, 2011.

CLEMENTE, F. Princípios Pedagógicos dos Teaching Games for Understanding e da Pedagogia Não-Linear no Ensino da Educação Física. Movimento, v. 18, mai. 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/27495. Acesso em: 11 Jul. 2012.

ARAÚJO, D., DAVIDS, K., CHOW, J.; PASSOS, P. The development of decision making skill in sport: an ecological dynamics perspetive. In D.Araújo, H.Ripoll & M. Raab (Eds.), Perspetives on cognition and action in sport (pp. 157-169). New York: NOVA, 2009.

CLEMENTE, F., COUCEIRO, M., MARTINS, F.; MENDES, R. The usefulness of small-sided games on soccer training. Journal of Physical Education and Sport, v. 12, n. 1, p. 93-102, 2012.

Downloads

Publicado

2013-09-19

Como Citar

Clemente, F. M., & Mendes, R. M. (2013). Constrangimentos instrucionais em futebolistas sub-18 na sub-fase de jogo 1x1. Conexões, 11(3), 1–12. https://doi.org/10.20396/conex.v11i3.8637600

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)