Banner Portal
Constrangimentos instrucionais em futebolistas sub-18 na sub-fase de jogo 1x1
PDF

Palavras-chave

Constrangimentos
Instrução
Futebol
Treino desportivo

Como Citar

CLEMENTE, Filipe Manuel; MENDES, Rui Manuel. Constrangimentos instrucionais em futebolistas sub-18 na sub-fase de jogo 1x1. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 1–12, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i3.8637600. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637600. Acesso em: 12 jul. 2024.

Resumo

Os constrangimentos instrucionais são um importante fator influenciador da performance dos praticantes. O presente estudo visa analisar a influência de constrangimentos instrucionais ministrados pelo treinador na performance numa tarefa de 1x1 com finalização em futebol. Participaram voluntariamente 11 sujeitos (17,91±1,04 anos de idade) com 8,6±1,52 de anos de prática. Foram usadas três condições de instrução, uma de risco, outra de conservação da bola e uma neutra onde não se apela a nenhuma estratégia ou tática ofensiva. Foram detetadas diferenças significativas entre os três grupos, no que respeita à duração temporal da ação ofensiva (H(2) = 55,38; p ≤ 0,000), à recorrência bipedal (H(2) = 9,01; p ≤ 0,011), à ultrapassagem do defesa (H(2) = 10,61; p ≤ 0,005), à perda de bola por parte do atacante (H(2) = 11,42; p ≤ 0,003) e na quantidade de remates à baliza (H(2) = 11,42; p ≤ 0,003). Os resultados obtidos mostram o efeito dos constrangimentos instrucionais na performance dos praticantes.

https://doi.org/10.20396/conex.v11i3.8637600
PDF

Referências

GRÉHAIGNE, J.F., BOUTHIER, D.; DAVID, B. Dynamic-system analysis of opponent relationship in collective actions in soccer. Journal of Sports Sciences, v. 15, p. 137-149, 1997.

MCGARRY, T., ANDERSON, D., WALLACE, S., HUGHES, M.; FRANKS, I. (2002). Sport competition as a dynamical self-organizing system. Journal of Sports Sciences, v. 20, n. 10, p. 771-781, 2002.

TRAVASSOS, B., ARAÚJO, D, CORREIA, V.; ESTEVES, P. Eco-Dynamics Approach to the study of Team Sports Performance. The Open Sports Sciences Journal, v. 3, p. 56-57, 2010.

SCHMIDT, R.C., O’BRIEN, B.; SYSKO, R. Self-organization of between person cooperative tasks and possible applications to sport. International Journal of Sport Psychology, v. 30, p. 558-579, 1999.

DUARTE, R., ARAÚJO, D., GAZIMBA, V., FERNANDES, O., FOLGADO, H., MARMELEIRA, J.; DAVIDS, K. The Ecological Dynamics of 1v1 Sub-Phases in Association Football. The Open Sports Sciences Journal, v. 3, p. 16-18, 2010.

ARAÚJO, D. Tomada de Decisão no Desporto. Cruz Quebrada: FMH Edições, 2006.

PASSOS, P, LOPES, R.; MILHO, J. Análise de padrões de coordenação interpessoal no um-contra-um no Futebol. Revista Portuguesa de Ciência do Desporto, v. 8, n. 3, p. 365-376, 2008.

PASSOS P., ARAÚJO, D., DAVIDS, K., GOUVEIA, L., MILHO, J.; SERPA, S. Information-governing dynamics of attacker-defender interactions in youth rugby union. Journal of Sports Sciences, v. 16, n. 13, p. 1421-1429, 2008.

CLEMENTE, F.; MENDES, R. Constrangimentos instrucionais em futebolistas sub-12 na sub-fase de jogo 1 x 1 com guarda-redes. In P. MOUROÇO, O. VASCONCELOS, J. BARREIROS, & R. MATOS (Eds.), Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança IV (p. 146-152). Leiria: ESECS/IPL, 2011.

CLEMENTE F, MENDES, R.; SOLER, F.C. Constrangimentos instrucionais em futebolistas sub-18 na sub-fase de jogo 1x1 com guarda-redes. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 11, supl. 4, p. 45, 2011.

NEWELL, K.M. Constraints on the development of coordination. In M.G. Wade & H.T.A. Whiting (Eds.), Motor Development in Children: Aspects of Coordination and Control (pp. 341-360). Dordrecht, Netherlands: Martinus Nijhoff, 1986.

DAVIDS, K., BUTTON, C., & BENNETT, S. Dynamics of Skill Acquisition: A Constraints-Led Approach. Champaign: Human Kinetics, 2008.

ARAÚJO, D., DAVIDS, K., BENNETT, S.J., BUTTON, C.; CHAPMAN, G. Emergence of sport skills under constraint. In A.M. Williams & N.J. Hodges (Eds.), Skill Acquisition in Sport: Research, Theory and Practice (pp.409-433). London: Routledge, Taylor & Francis, 2004.

BARREIROS, J., SILVA, P.; PEREIRA, F. Bases percetivas da organização da ação: Affordance, constrangimentos e categorias biodinâmicas de ação. In J. Barreiros & L. Sardinha (Eds.), Perceção & Ação (pp. 9-39). Cruz Quebrada: Edições FMH, 1995.

DAVIDS, K.; ARAÚJO, D. A abordagem baseada nos constrangimentos para o treino desportivo. In D. Araújo (Ed.) O Contexto da Decisão – A ação tática no desporto (pp. 35-60). Lisboa: Visão e Contextos, Lda, 2005.

CLEMENTE, F.; MENDES, R. Aprender o jogo jogando: uma abordagem transdisciplinar. Revista Científica Exedra, v. 5, n. 1, p. 27-36, 2011.

CLEMENTE, F. Princípios Pedagógicos dos Teaching Games for Understanding e da Pedagogia Não-Linear no Ensino da Educação Física. Movimento, v. 18, mai. 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/27495. Acesso em: 11 Jul. 2012.

ARAÚJO, D., DAVIDS, K., CHOW, J.; PASSOS, P. The development of decision making skill in sport: an ecological dynamics perspetive. In D.Araújo, H.Ripoll & M. Raab (Eds.), Perspetives on cognition and action in sport (pp. 157-169). New York: NOVA, 2009.

CLEMENTE, F., COUCEIRO, M., MARTINS, F.; MENDES, R. The usefulness of small-sided games on soccer training. Journal of Physical Education and Sport, v. 12, n. 1, p. 93-102, 2012.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.