Resumo
Resumo A pesquisa busca identificar a realidade da iniciação ao basquetebol feminino no Clube Divino Salvador (Jundiaí-SP), que é referência na modalidade no cenário nacional. Para isso, foi elaborado um referencial teórico que dialogou com: Pedagogia do Esporte, Iniciação Esportiva e Pedagogia do Basquetebol e foi realizado um Resgate Histórico do basquetebol na Instituição, através de pesquisa documental. Ademais, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com professores de iniciação ao basquetebol e realizados diários de campo dos treinos. Após a Análise dos dados, verificou-se que o Programa de Basquetebol desse Clube não só revela atletas, mas também contribui para a formação de cidadãos a partir das tendências atuais da Pedagogia do Esporte. Palavras-chave: Pedagogia do Esporte; Clube Esportivo; Programa Esportivo. Sport Pedagogy and basketball: considerations for the preparation of Sports Program from the Divino Salvador Club, Jundiaí-SP Abstract The present study aims to know the reality of the female basketball initiation in Divino Salvador Club (Jundiaí-SP), Institution that is a reference in the sport on the national scene. For this, it was developed a theoretical framework that spoke with: Sport Pedagogy, Sport Initiation and Basketball Pedagogy and it was conducted a Historical Review of basketball in the Institution. In addition, it was conducted semi-structured interviews with coaches who work with the basketball initiation and it was field diaries of training. After data analysis, there was a Basketball Program that reveals athletes and contributes to the formation of citizens from the current trends of Sport Pedagogy. Key-words: Sport Pedagogy; Sport Club; Sport Program. Pedagogía del Deporte y Baloncesto: consideraciones para la preparacion de um Programa Deportivo basado en el Club Divino Salvador, Jundiaí-SP Resumen La investigación busca identificar la realidad de la iniciación deportiva en el baloncesto de chicas en el Club Divino Salvador (Jundiaí-SP), una referencia en este deporte en el país. Para esto, fue construido un referencial teórico acerca de la Pedagogía del Deporte, Iniciación Deportiva y Pedagogía del Baloncesto y fue desarrollado un Rescate Histórico del baloncesto en la institución a través de una investigación documental. Además, se realizó entrevistas semi-estructuradas con los entrenadores de iniciación en baloncesto, más diarios de campo de los entrenamientos. Con la análisis de los datos, se verificó un Programa Deportivo de este Club revela atletas y contribuye para la formación de ciudadanos a partir de las tendencias actuales de la Pedagogía del Deporte. Palabras-clave: Pedagogía del Deporte; Club Desportivo; Programa DeportivoReferências
BALBINO, H. F.: Pedagogia do Treinamento: método, procedimentos pedagógicos e as múltiplas competências do técnico nos jogos desportivos coletivos. Tese (Doutorado em Educação Física). Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
BIANCONI, M. L.; CARUSO, F. Educação não-formal. Cienc. Cult., São Paulo, v. 57, n. 4, Dec. 2005.
BINOTTO et. al.; Cinquenta anos de história em mil notícias. Colégio Divino Salvador 1954-2004. Ano Cinquentenário. Coleção “Memória Salvatoriana” Nº7. Jundiaí, SP, 2004.
CIDADES PAULISTAS. Disponível em: www.cidadespaulistas.com.br. Acesso em 22 de abril de 2011.
COLÉGIO DIVINO SALVADOR. Disponível em: www.divinojundiai.com.br. Acesso em 10 de julho de 2011.
COOL, C.: Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 1994.
DE ROSE JR, D. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
DE ROSE JR, D; Modalidades esportivas coletivas: o basquetebol. Cap. 9, p. 113 – 127. In: DE ROSE, D.: Modalidades Esportivas Coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
DIETRICH, K et. al.: Os grandes jogos: metodologia e prática. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/A, 1984.
DINIZ, A.: O basquetebol paulista: análise crítico-pedagógica sobre sua iniciação. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2000.
FERREIRA, H. B.: Pedagogia do esporte: identificação, discussão e aplicação de procedimentos pedagógicos no processo de ensino-vivência aprendizagem da modalidade basquetebol. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2009.
FREIRE, J. B. Pedagogia do futebol. Campinas: Autores associados, 2006.
GALATTI, L. R.: GALATTI, L. R.: Pedagogia do esporte: o livro didático como mediador no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
GHIGLIONE, R.; MATALON, B.: O Inquérito: um manual introdutório. Oeiras: Celta, 1997.
GRAÇA, A. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo no Ensino do Basquetebol. 1997. Tese (Doutorado em Ciências do Desporto) – Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física, Universidade do Porto, Porto, 1997.
HUBERMAN, M. O. ciclo devida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000.
LEONARDI, T. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos para o processo de ensino, vivência e aprendizagem do basquetebol em situações adversas de espaço físico e material didático. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de Educação Física, Unicamp, Campinas 2010.
VIOLA, G. M.; LEONARDI, T.J. ; Paes, R. R.; GALATTI, L. R.; Balbino, H. F.; FERREIRA, H. B.; ANTONELLI, M. Pedagogia do esporte e dimensão conceitual: o conhecimento na perspectiva das atletas de basquetebol da cidade de Taubaté, SP - Brasil.. In: 3. Congresso Internacional de Jogos Desportivos, 2011, Porto. 3. Congresso Internacional de Jogos Desportivos, 2011.
PAES, R. R. Educação Física Escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Editora ULBRA, 2001.
PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Processo de ensino e aprendizagem do basquetebol: perspectivas pedagógicas. In: ROSE, D.; TRICOLI, V. (Org.). Basquetebol: uma visão integrada entre ciências e prática. Barueri, Manole, 2005.
PAES, R. R.: Educação Física Escolar: o Esporte como conteúdo pedagógico no Ensino Fundamental. 1996. Tese (Doutorado em Educação Física). Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.: Pedagogia do Esporte: Jogos Coletivos de Invasão. São Paulo, Phorte, 2009.
SCAGLIA, A. As novas tendências em pedagogia do esporte- parte 1. Jornal on-line da Universidade do Futebol. Publicado em 19 de maio de 2010 Disponível em: www.universidadedofutebol.com.br. Acesso em 20 de abril de 2012.
THOMAS, J.; NELSON, J. K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
TUBINO, M.J.G. O que é esporte - Coleção primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 1999.
VIDAL, A.: Basquetebol para vencedores. Porto Alegre: Rigel, 1991.
ZABALA, A.: A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMEd, 1998.
O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.