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Utilização dos jogos reduzidos no ensino do handebol: a influência das ações táticas
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Palavras-chave

Educação Física. Handebol. Jogos reduzidos. Tática.

Como Citar

CLEMENTE, Filipe Manuel; ROCHA, Rúben Filipe. Utilização dos jogos reduzidos no ensino do handebol: a influência das ações táticas. Conexões, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 66–76, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i2.8637675. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637675. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a influência de dois espaços diferenciados de prática na consecução de ações táticas de alunos durante a exercitação de formas de jogo reduzidas de handebol. Participaram no estudo oito alunos do género masculino (18,25 ± 1,04 anos de idade). Os resultados evidenciam diferenças estatisticamente significativas no que se refere aos indicadores de número de ataques (t(4) = 4,811; p-value = 0,009) e número de ataques organizados (t(4) = 6,364; p-value = 0,003). Através do presente estudo foi possível comprovar a pertinência da manipulação de constrangimentos da tarefa relacionados com o espaço, influenciando a concretização de ações táticas desempenhadas pelos alunos.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i2.8637675
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