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Relações entre a prática de atividades físicas e esportivas escolares e extraexcolares de alunos do ensino médio.
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Palavras-chave

Educação Física escolar. Ensino médio. Motivação. Atividades físicas e esportivas.

Como Citar

BUSIN, Diego; MARCON, Daniel. Relações entre a prática de atividades físicas e esportivas escolares e extraexcolares de alunos do ensino médio. Conexões, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 121–144, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i2.8637678. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637678. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A literatura demonstra que muitos alunos do Ensino Médio não sentem motivação para participar das aulas de Educação Física. Diante disso, este estudo buscou analisar as razões que levam alguns alunos a praticar atividades físicas e esportivas fora da escola, apesar de não terem motivação nas aulas de Educação Física na escola. Caracterizado como um estudo de caso qualitativo, de cunho descritivo, participaram sete alunas do Ensino Médio de uma escola privada do interior do Rio Grande do Sul. Os critérios de inclusão foram: número elevado de falta às aulas; confirmação da pouca motivação para participar das aulas de Educação Física; e praticar atividades físicas e esportivas extraescolares. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Os resultados demonstraram que as alunas procuram fora da escola atividades físicas e modalidades esportivas que lhes tragam prazer, satisfação pessoal e aprendizado que, apesar de procurar, não encontram nas aulas de Educação Física escolar.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i2.8637678
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