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As principais tendências pedagógicas da educação física e sua relação com a inclusão.
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Palavras-chave

Educação Física. Inclusão. Abordagens pedagógicas.

Como Citar

MELO, Ana Claudia Raposo de; MARTINEZ, Albertina Mitjans. As principais tendências pedagógicas da educação física e sua relação com a inclusão. Conexões, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 180–195, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i2.8637681. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637681. Acesso em: 27 jun. 2024.

Resumo

As aulas de Educação Física apresentaram por muito tempo as características tecnicistas e esportivistas, entretanto a partir da década de 1980 surgiram novas abordagens pedagógicas que não apenas questionaram os conteúdos esportivos e os métodos de ginástica, mas apresentaram novas propostas. Apesar do surgimento das novas abordagens da Educação Física, a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, bem como de todos os alunos indistintamente ainda merece discussão. O objetivo deste artigo é apresentar a relação direta ou indireta existente entre as principais abordagens da Educação Física e as possibilidades de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, visando destacar aquelas que podem favorecer efetivamente a participação indistinta dos todos os alunos nas aulas de Educação Física Escolar. Para isto foram realizadas constatações e inferências na literatura sobre a preocupação com a necessidade de “inclusão” nas abordagens pedagógicas da Educação Física, evidenciando-se que a maioria delas, não apresenta evidências claras sobre como a inclusão deveria acontecer, existindo em algumas das abordagens apenas a ideia de “não exclusão”.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i2.8637681
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