Construindo brincadeiras e conhecimentos: relatos de uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental

  • Raquel Stoilov Pereira Centro Universitário de Várzea Grande
  • Evando Carlos Moreira Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Educação Física. Séries iniciais do Ensino Fundamental. Alunos.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo relatar uma experiência de aulas de Educação Física que transcendem o simples “fazer” e “reproduzir”, traduzindo-se em apropriação de novos conhecimentos e significados para as crianças, visto a responsabilidade a elas atribuídas para a elaboração das atividades que foram propostas e vivenciadas em aula. Pesquisa-ação de abordagem qualitativa que ocorreu em dois bimestres numa escola pública estadual de Santo André, SP, com a participação de 350 alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental. Após o processo de construção e vivência de novas brincadeiras, os alunos compreenderam as aulas de Educação Física como um espaço de construção de conhecimentos, de forma alegre e prazerosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Stoilov Pereira, Centro Universitário de Várzea Grande
Mestre em Educação Física - USJT Professora e Coordenadora de Estágio do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Várzea Grande - MT
Evando Carlos Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso
Doutor em Educação Física - UNICAMP Professor e Coordenador do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Referências

BARBOSA, C. L. de. Educação física escolar: da alienação à libertação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

BRASIL. Presidência da Republica. Congresso Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 2, p. 157-177, maio/ago. 2011. ISSN: 1983-9030.

BRASIL. Presidência da Republica. Congresso Nacional. Lei n. 10.328, de 12 de dezembro de 2001. Introduz a palavra obrigatório após a expressão curricular, constante do parágrafo 3º artigo 26 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2001. Seção I, p. 1.

FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

OLIVEIRA, A. A. B. de. Analisando a prática pedagógica da Educação Física. Revista da Associação dos Professores de Educação Física de Londrina, Londrina, v. 7, n. 13, p. 11-14, jul. 1992.

GONÇALVES, C. T.; FERRONI, G. S. A desconsideração ao professor de Educação Física na escola. 2003. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Educação Física, Faculdades Integradas de Santo André, Santo André, 2003.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

DAOLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.

PEREZ GALLARDO, J. S.; OLIVEIRA, A. A. B.; ARAVENA, C. J. O. Didática de Educação Física: a criança em movimento: jogo, prazer e transformação. São Paulo: FTD, 1998.

FERRAZ, O. L.; MACEDO, L. de. Educação física na educação infantil do município de São Paulo: diagnóstico e representação curricular em professores. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 63-82, jan./jun. 2001.

NISTA-PICCOLO, V. L.; VELARDI, M.; TOLEDO, E. Os desafios da educação física escolar: seus conteúdos e métodos. In: MOREIRA, E. C.; NISTA-PICCOLO, V. L. (Org.). O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí: Fontoura, 2009a. p. 21-26.

NISTA-PICCOLO, V. L.; VELARDI, M.; TOLEDO, E. O quê ensinar nas aulas de educação física. In: MOREIRA, E. C.; NISTA-PICCOLO, V. L. (Org.). O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí: Fontoura, 2009b. p. 27-62.

NISTA-PICCOLO, V. L.; VELARDI, M.; TOLEDO, E. Como ensinar esses conteúdos nas de educação física. In: MOREIRA, E. C.; NISTA-PICCOLO, V. L. (Org.). O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí: Fontoura, 2009c. p. 63-89.

MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S.; LOPES, T. C. Considerações, reflexões e proposições para a educação física na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. In: MOREIRA, E. C.; NISTA-PICCOLO, V. L. (Org.). O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí: Fontoura, 2009a. p. 109-149.

MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S.; LOPES, T. C. Consolidando caminhos e caminhadas da educação física nas séries finais do ensino fundamental. In: MOREIRA, E. C.; NISTA-PICCOLO, V. L. (Org.). O quê e como ensinar Educação Física na escola. Jundiaí: Fontoura, 2009b. p. 151-175.

MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S.; LOPES, T. C. Desafios e propostas para a educação física no ensino médio. In: MOREIRA, E. C.; NISTA-PICCOLO, V. L. (Org.). O quê e como ensinar educação física na escola. Jundiaí: Fontoura, 2009c. p. 177-197.

CRUZ, A. C. Educar e competir. Revista Crescer, São Paulo, n. 160, p. 48-49, mar. 2007.

MATTOS, M. G. de.; NEIRA, M. G. Educação física infantil: construindo o movimento na escola. 3. ed. Guarulhos: Phorte, 2000.

DARIDO, S. C. Os conteúdos da educação física escolar: influências, tendências, dificuldades e possibilidades. Perspectivas em Educação Física Escolar, Niterói, v. 2, n. 1 (supl.), 2001.

PORTO, E. T. R. Mensagens corporais na pré-escola: um discurso não compreendido. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Corpo pressente. Campinas: Papirus, 1995. cap. 4. p. 83-110.

BEEL, B. et al. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis: Vozes, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P.; SCHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2001.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? 7. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

WAJSKOP, G. Brincar na pré-escola. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2003.

OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 2000.

Publicado
2011-09-16
Como Citar
Pereira, R. S., & Moreira, E. C. (2011). Construindo brincadeiras e conhecimentos: relatos de uma experiência nas séries iniciais do ensino fundamental. Conexões, 9(2), 198-218. https://doi.org/10.20396/conex.v9i2.8637707
Seção
Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)