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A educação física no brasil da década de 20: uma abordagem contextualizada
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Palavras-chave

Década de 1920. Contexto histórico. Educação física.

Como Citar

BARBIERI, Aline Fabiane; SOUZA, Charles Bronne da Silva de Araujo e; PAGNAN, Maiara Aparecida Toqueiro Correia; VIEIRA, Michele; FILITE, Marcelo. A educação física no brasil da década de 20: uma abordagem contextualizada. Conexões, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 182–199, 2010. DOI: 10.20396/conex.v8i1.8637761. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637761. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

A década de 20 foi um período de importantes acontecimentos no Brasil em todas as esferas sociais: política, econômica, artística-cultural e educacional. Tendo em vista tais aspectos, a seguinte pesquisa teve como objetivo analisar como a Educação Física estava inserida e foi influenciada por essas modificações sociais ocorridas nessa década. Para tanto, buscou-se apresentar uma visão contextualizada da Educação Física no Brasil na década de 1920, destacando os acontecimentos mais relevantes da época. Dentre as modificações mais significativas destacam-se, no campo econômico, os reflexos positivos de crescimento industrial ocasionado pela primeira grande guerra, bem como o início da dependência de capital norte-americano, acompanhado pela política do “café-com-leite”, caracterizada pelo revezamento do poder nacional entre paulistas e mineiros. Esse quadro político-econômico influenciou significativamente a esfera artística-cultural brasileira na medida em que podemos visualizar o já crescente processo de importação cultural, principalmente provinda do povo norte-americano. O contexto político-econômico determinou profundas mudanças também no campo educacional, marcadas pelo início do movimento escolanovista ocorrido por conta, sobretudo, da necessidade de formação de um novo homem, ajustado às novas roupagens da sociedade que florescia. A respeito da Educação Física, o fato mais importante a ser destacado nessa época é a substituição de seu método alemão para o método da escola francesa.
https://doi.org/10.20396/conex.v8i1.8637761
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