Banner Portal
Recuperando, comparando e apreciando brincadeiras de rua de diferentes gerações em Bauru, SP: formação da identidade e padrão por gênero
PDF

Palavras-chave

Jogos. Brincadeiras. Práticas pedagógicas. Educação física. Gênero.

Como Citar

MILANEZI, Jorgeta Zogheib; GONÇALVES, Aguinaldo; PADOVANI, Carlos Roberto. Recuperando, comparando e apreciando brincadeiras de rua de diferentes gerações em Bauru, SP: formação da identidade e padrão por gênero. Conexões, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 1–12, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i2.8637800. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637800. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente projeto expressa como objetivos: i-) identificar jogos e brinquedos praticados nos anos 50, em Bauru, SP, e qual o significado dos mesmos para aqueles que os vivenciaram; ii-) sistematizar como e quais são os da geração subseqüente e iii-) propor subsídios para as escolas preservarem a cultura local no que diz respeito a tais expressões. Os dados foram coletados a partir dos relatos de memória e de entrevistas com pessoas que, na década de 50, encontravam-se na faixa entre 08 e 13 anos e também com crianças entre 10 e 12 anos, da Escola Municipal de 1º Grau Santa Maria, localizada no bairro Vila Cardia. Destas, analisaram-se 19 do gênero feminino e 20 do masculino, segundo a metodologia de Kosminsky (1984). Obtendo-se 127 referências de brincadeiras que não se repetiram entre as gerações, as comuns a ambas (53 e 60 respectivamente) foram submetidas a análise inferencial, pelo teste de Goodman. Inspeção imediata de tais resultados apontou para aparente associação entre brincadeiras e um padrão segundo gênero, aspecto a seguir também considerado e demonstrado pelas comparações intra e interpopulacionais multinominais, em relação aos postos mais freqüentemente referidos. Como resultado geral obtido, foi possível, não obstante as flutuações de freqüência observadas entre as ambas as gerações, constatar e discutir a consecução dos objetivos inicialmente postos, bem como a distribuição preferencial constatada.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i2.8637800
PDF

Referências

ALVES, R. Educação & prazer. São Paulo: Dois Pontos, l993.

BASTOS, I. A ocupação natural, jurisdicional e religiosa do sertão de Bauru. 1994. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 1994.

DAMAZIO, R. L. O que é criança. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

GOODMAN, L. A. Simultaneous confidence intervals for contrasts among multinominal populations. Annals of Mathematical Statistics, v. 35, n. 2, p. 716-25, 1964.

HUIZINGA, J. Homo ludens. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.

KOSMINSKY, E. Pesquisas qualitativas: a utilização da técnica de história de vida e de depoimentos pessoais em sociologia. São Paulo: Centro de Estudos Rurais e Urbanos, 1984.

MELLO, A. M. Jogos populares infantis como recurso pedagógico da educação física escolar de 1° grau no Brasil. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação Física e Desportos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1985.

MILANEZI, J. Z. A ocupação espontânea dos espaços públicos de lazer - a quadra poliesportiva do Jardim Bela Vista/Bauru-SP: estudo de caso. 1995. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 1995.

OLIVEIRA, P. S. O que é brinquedo. São Paulo: Brasiliense, 1984.

SILVA, M. A. S. S., GARCIA, M. A. L; FERRARI, S. C. M. Memória e brincadeiras na Cidade de São

Paulo nas primeiras décadas do Século XX. São Paulo: Cortez, 19983.

VERVIER J. H. VIEIRA, G. Bauru na década de 80: indicadores econômicos de curto prazo. Bauru: Mimeses, 1991.

YURGEL, M. Urbanismo e lazer. São Paulo: Nobel, 1983.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.