Educação física e diversidade cultural: um diálogo possível

Autores

  • Rogério Cruz de Oliveira Faculdade de Educação Física/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v5i2.8637876

Palavras-chave:

Educação Física. Cultura. Diversidade cultural e alteridade.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o ensino da educação física no que se refere às diferenças culturais apresentadas pelos educandos no cotidiano escolar. A diversidade cultural é um tema em destaque no cenário educacional brasileiro. O debate ocorre em torno de como articular processos educativos que considerem as diferenças dos alunos. Entendo essa premissa como um avanço, no entanto com riscos de um relativismo extremo. Assim, entendo residir na perspectiva intercultural de educação - a qual tem na alteridade o argumento relevante do diálogo entre as culturas - um caminho possível para o ensino da educação física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Cruz de Oliveira, Faculdade de Educação Física/UNICAMP

Faculdade de Educação Física Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2008-03-13

Como Citar

OLIVEIRA, R. C. de. Educação física e diversidade cultural: um diálogo possível. Conexões, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 19–30, 2008. DOI: 10.20396/conex.v5i2.8637876. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637876. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos