Banner Portal
Educação física e diversidade cultural: um diálogo possível
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação Física. Cultura. Diversidade cultural e alteridade.

How to Cite

OLIVEIRA, Rogério Cruz de. Educação física e diversidade cultural: um diálogo possível. Conexões, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 19–30, 2008. DOI: 10.20396/conex.v5i2.8637876. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637876. Acesso em: 25 sep. 2024.

Abstract

O objetivo deste artigo é discutir o ensino da educação física no que se refere às diferenças culturais apresentadas pelos educandos no cotidiano escolar. A diversidade cultural é um tema em destaque no cenário educacional brasileiro. O debate ocorre em torno de como articular processos educativos que considerem as diferenças dos alunos. Entendo essa premissa como um avanço, no entanto com riscos de um relativismo extremo. Assim, entendo residir na perspectiva intercultural de educação - a qual tem na alteridade o argumento relevante do diálogo entre as culturas - um caminho possível para o ensino da educação física.
https://doi.org/10.20396/conex.v5i2.8637876
PDF (Português (Brasil))

The Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde Journal uses the license of Creative Commons (CC), thus preserving the integrity of articles in an open access environment.

Downloads

Download data is not yet available.