Banner Portal
Futebol e televisão: fechem os portões liguem as câmeras - o show vai começar!
PDF

Palavras-chave

Futebol. Televisão. Virtualização.

Como Citar

ESCHER, Thiago de Aragão; REIS, Heloisa Helena Baldy dos. Futebol e televisão: fechem os portões liguem as câmeras - o show vai começar!. Conexões, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 26–35, 2007. DOI: 10.20396/conex.v3i1.8637886. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637886. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A intenção deste artigo é discutir a tendência da virtualização na assistência das partidas de futebol, pelo exemplo das punições dadas aos torcedores, com partidas com portões fechados porém abertos às câmeras de TV. Como a venda de ingressos não é mais a principal fonte de renda dos clubes, e sim as cotas provenientes das transmissões televisivas, os estádios se mantêm de forma decadente, não observando seus espectadores como possíveis consumidores do espetáculo futebolístico. Enquanto isso, novas formas de telespetacularização são criadas, valorizando as transmissões pela TV que parecem se sobrepor à assistência aos jogos no estádio.
https://doi.org/10.20396/conex.v3i1.8637886
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.