PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira (Org.). Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

Autores

  • Gustavo Luis Gutierrez Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v3i1.8637891

Palavras-chave:

Resenha

Resumo

A utilização política dos esportes não é uma novidade. Basta lembrar o período militar brasileiro. Na atualidade, contudo, as transformações da sociedade implicam também em transformações na dimensão política do esporte e da atividade física em geral. Em tempos de globalização, soma-se ao papel, já bem descrito por Norbert Elias, do esporte como descontrole controlado das emoções, outras dimensões simbólicas como por exemplo o culto à competição e ao vencedor, a existência de um pretenso espaço com regras claras e justas, o culto à eterna juventude e um corpo perfeito, e a possibilidade de ascensão social para representantes dos setores mais pobres da sociedade que demonstrem “dons” atléticos.

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Biografia do Autor

Gustavo Luis Gutierrez, Universidade Estadual de Campinas

Professor titular do departamento de Atividade Física Adaptada da Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

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Publicado

2007-11-27

Como Citar

Gutierrez, G. L. (2007). PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira (Org.). Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. Conexões, 3(1), 112–114. https://doi.org/10.20396/conex.v3i1.8637891

Edição

Seção

Resenha

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