O “entre-dois” do processo monográfico nos cursos de pós-graduação em educação física: um estudo a partir do lato-sensu

Autores

  • Fernanda de Aragão e Ramirez Universidade Paulista
  • Paulo Roberto de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • João Batista Andreotti Gomes Tojal Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v2i2.8637915

Palavras-chave:

Monografia. Pós-Graduação. Orientação.

Resumo

É no entre-dois que se desenvolve um texto monográfico. A questão que se pretende ver, aqui, respondida, através de uma experiência prática, é sobre a viabilidade de se construir nos cursos de especialização um espaço em que alunos (orientando) e professores (orientadores) dediquem-se particularmente à produção do texto acadêmico, de forma com que ocorram interlocuções, ou seja, que aconteça no entre-dois. E que se estabeleça, portanto, o compromisso social entre o aluno, a instituição e a ciência através de um contrato que não se caracterize apenas pela emissão do certificado de conclusão de curso, mas que zele, inclusive, pela formação do aluno.

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Biografia do Autor

Fernanda de Aragão e Ramirez, Universidade Paulista

Possui graduação (1999), mestrado (2003) e doutorado (2012) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve pesquisas em psicanálise, esportes coletivos, cultura e sociedade, cujos temas permeiam o inconsciente, a transmissão e o saber. 

Paulo Roberto de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação física/UNICAMP

João Batista Andreotti Gomes Tojal, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física/UNICAMP.

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Publicado

2007-11-07

Como Citar

Ramirez, F. de A. e, Oliveira, P. R. de, & Tojal, J. B. A. G. (2007). O “entre-dois” do processo monográfico nos cursos de pós-graduação em educação física: um estudo a partir do lato-sensu. Conexões, 2(2), 42–59. https://doi.org/10.20396/conex.v2i2.8637915

Edição

Seção

Artigos