Autonomia e educação física: uma perspectiva à luz do ideário da promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.20396/conex.v4i1.8637960Palavras-chave:
Autonomia. Educação física. Promoção da saúde.Resumo
O termo autonomia tem sido freqüentemente utilizado na Educação Física de maneira funcional, restringindo seu conceito à operacionalização das ações motoras ou cognitivas que um indivíduo é capaz de realizar de maneira independente. Assim, a autonomia é considerada como sinônimo de independência física e cognitiva e reduzida ao sentido de funcionalidade independente. Desta forma, o propósito do presente trabalho é iniciar discussões e reflexões que incitem a busca de referencial teórico que traga suporte à criação de relações entre Educação Física e o ideário da Promoção da Saúde considerando a autonomia como questão central destas duas áreas. As conclusões dos autores apontam que a autonomia expressa no Ideário da Promoção da Saúde, compreendida especialmente à luz do pensamento filosófico, terá implicações na prática em Educação Física, na busca de meios que nos conduzam ao estímulo da autonomia das pessoas. Palavras-Chave: Autonomia, Educação Física; Promoção da saúde.Downloads
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Publicado
2007-11-05
Como Citar
Silva Junior, A. P. da, Nakamura, A. L. L., Louzada, J. C. N., & Velardi, M. (2007). Autonomia e educação física: uma perspectiva à luz do ideário da promoção da saúde. Conexões, 4(1), 13–29. https://doi.org/10.20396/conex.v4i1.8637960
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Seção
Artigos
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