Autonomia e educação física: uma perspectiva à luz do ideário da promoção da saúde

Autores

  • Aristides Pereira da Silva Junior Universidade São Judas Tadeu
  • Ana Lúcia Lago Nakamura Universidade São Judas Tadeu
  • João Carlos Nogueira Louzada Universidade São Judas Tadeu
  • Marilia Velardi Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v4i1.8637960

Palavras-chave:

Autonomia. Educação física. Promoção da saúde.

Resumo

O termo autonomia tem sido freqüentemente utilizado na Educação Física de maneira funcional, restringindo seu conceito à operacionalização das ações motoras ou cognitivas que um indivíduo é capaz de realizar de maneira independente. Assim, a autonomia é considerada como sinônimo de independência física e cognitiva e reduzida ao sentido de funcionalidade independente. Desta forma, o propósito do presente trabalho é iniciar discussões e reflexões que incitem a busca de referencial teórico que traga suporte à criação de relações entre Educação Física e o ideário da Promoção da Saúde considerando a autonomia como questão central destas duas áreas. As conclusões dos autores apontam que a autonomia expressa no Ideário da Promoção da Saúde, compreendida especialmente à luz do pensamento filosófico, terá implicações na prática em Educação Física, na busca de meios que nos conduzam ao estímulo da autonomia das pessoas. Palavras-Chave: Autonomia, Educação Física; Promoção da saúde.

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Biografia do Autor

Aristides Pereira da Silva Junior, Universidade São Judas Tadeu

Universidade São Judas Tadeu, São Paulo – SP – Brasil.

Ana Lúcia Lago Nakamura, Universidade São Judas Tadeu

Universidade São Judas Tadeu, São Paulo – SP – Brasil.

João Carlos Nogueira Louzada, Universidade São Judas Tadeu

Universidade São Judas Tadeu, São Paulo – SP – Brasil.

Marilia Velardi, Universidade São Judas Tadeu

Universidade São Judas Tadeu, São Paulo – SP – Brasil.

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Publicado

2007-11-05

Como Citar

Silva Junior, A. P. da, Nakamura, A. L. L., Louzada, J. C. N., & Velardi, M. (2007). Autonomia e educação física: uma perspectiva à luz do ideário da promoção da saúde. Conexões, 4(1), 13–29. https://doi.org/10.20396/conex.v4i1.8637960

Edição

Seção

Artigos