Lazer dos “estudantes universitários”

Autores

  • Cíntia Buzacarini Faculdade de Educação Física de Barra Bonita (FAEFI)
  • Evandro Antonio Corrêa Faculdade de Educação Física de Barra Bonita (FAEFI)

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640653

Palavras-chave:

Lazer, Universitários, Conteúdos Culturais

Resumo

Este estudo desenvolveu-se sob o tema estudantes universitários e lazer. Como objetivo do estudo foi identificar as atividades de lazer dos estudantes universitários, e como referência os interesses culturais do lazer: físicos/esportivos, manuais, intelectuais, sociais, artísticos, turísticos e virtuais. Escolheu-se como caminho a pesquisa de natureza quali-quantitativa de cunho exploratório, não probabilístico; como técnicas utilizou-se da pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário a duzentos e oitenta universitários de uma Instituição de Ensino Superior. Os resultados da pesquisa apontam para um perfil dos universitários com pouco tempo para o lazer, em sua maioria solteira, com renda média inferior a dois salários mínimos. Trata-se de um assunto pouco explorado pelo meio acadêmico, tendo como premissa o lazer e os estudantes universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Buzacarini, Faculdade de Educação Física de Barra Bonita (FAEFI)

Bacharel e Licenciada em Educação Física

Evandro Antonio Corrêa, Faculdade de Educação Física de Barra Bonita (FAEFI)

Doutorando em Ciências da Motricidade -Pedagogia da Motricidade Humana UNESP/Rio Claro; Mestre em Ciências da Motricidade -Pedagogia da Motricidade Humana UNESP/Rio Claro; Especialista em Metodologia e Gestão para Educação a Distância - Universidade Anhanguera Uniderp; Especialista em Lazer e Animação Sócio-Cultural - UEL/PR; Especialista em Educação Ambiental - SENAC/RJ; Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (1998); Membro do NEPEF - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Formação Profissional no Campo da Educação Física UNESP-Rio Claro; Professor na Fundação Barra Bonita de Ensino FAEFI (Faculdade de Educação Física de Barra Bonita); Professor Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB); Membro pesquisador Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Estudos do Lazer (ANPEL)

Referências

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Sala de imprensa: síntese de indicadores sociais 2009. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1476eid. Acesso em: 31 maio 2012.

DUMAZEDIER, J. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1973.

CAMARGO, L. O. L. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1988.

SCHWARTZ, G. M. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando Dumazedier. Licere, Belo Horizonte, v. 2, n. 6, 2003.

CORRÊA, E. A. Formação do profissional de Educação física no contexto das atividades físicas de aventura na natureza. 2008. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro, 2008.

MELO, V. A.; ALVES JUNIOR, E. D. Introdução ao lazer. Barueri: Manole, 2003.

DUMAZEDIER, J. Teoria sociológica da decisão. São Paulo: SESC-CELAZER, 1980.

MARCELLINO, N. C. Lazer e Sociedade: algumas aproximações. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Alínea, 2008.

ROSA, T. S. Lazer: concepções e vivências de uma juventude. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação Física, Faculdade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2006.

MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 2006.

MELO, V. A. Conteúdos culturais. In: GOMES, C. L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

ISAYAMA, H. F.; GOMES, C. L. O Lazer e as Fases da Vida. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Alínea, 2008.

STOPPA, E. A.; DELGADO, D. A juventude e o lazer. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e recreação: repertório de atividades por fases da vida. Campinas: Papirus, 2006.

ALVES, C.; ISAYAMA, H. F. Considerações sobre o lazer na idade adulta. In: MARCELLINO, N. C. (Org.). Lazer e recreação: repertório de atividades por fases da vida. Campinas: Papirus, 2006.

OLIVEIRA, J. DA S.; FREITAS, R. F. Consumo. In: GOMES, C. L. (Org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

CORRÊA, E. A. Formação acadêmica e intervenção profissional de Educação Física no âmbito lazer. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 132-142, jan./mar., 2009.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação, o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1992.

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 1997.

BRUYNE, P. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os polos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Ed F. Alves, 1991.

ROMERA, L. A. Juventude, lazer e uso abusivo de álcool. 2008. 136 f. Tese (Doutorado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

WERNECK, C. L. G. Lazer e diversidade cultural: perspectivas na formação e o mercado profissional. In: ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER, 9., 1997, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG/CELAR, 1997. p. 189-198.

ISAYAMA, H. F.; STOPPA, E. A. Reflexões acerca do lazer dos profissionais do lazer. In: ENCONTRO NACIONAL DE RECREAÇÃO E LAZER, 9., 1997, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG/CELAR, 1997. p. 658-665.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Buzacarini, C., & Corrêa, E. A. (2015). Lazer dos “estudantes universitários”. Conexões, 13(2), 15–28. https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640653

Edição

Seção

Artigo Original