Um relato de experiência baseado em aspectos motores e cognitivos de uma turma de segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640663

Palavras-chave:

Habilidades motoras, Educação Física, Desenvolvimento cognitivo

Resumo

O objetivo desse relato de experiência é refletir sobre as vivências de uma aluna no estágio docência em Educação Física. O estágio foi realizado com crianças de uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Sul do Brasil. O relato perpassa pelas observações do desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos ao longo das aulas em um semestre e as dificuldades encontradas pelo professor em formação para a realização do estágio. O relato é baseado em um diário de campo preenchido ao final de cada aula e nas observações diárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariele Santayana de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestranda em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.

PAYNE, V. G.; ISAACS, L. D. Desenvolvimento motor humano: uma abordagem vitalícia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

VALENTINI, N. C.; TOIGO, A. M. Ensinando educação física nas séries iniciais: desafios e estratégias. Canoas: Unilasalle, 2006.

VALENTINI, N. C. Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas: um estudo transversal. Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 51-62, 2002.

STRONG, W. B. et al. Evidence based physical activity for school-age youth. The Journal of Pediatrics, Saint. Louis, v. 146, n. 6, p. 732–737, 2005.

MCKENZIE, T. L. The preparation of physical educators: a public health perspective. Quest, Champaign, v. 59, p. 346-357, 2007.

SPESSATO; B. C.; GABBARD, C.; VALENTINI, N. C. The role of motor competence and body mass index in children’s activity levels in physical education classes. Journal of Teaching in Physical Education, Champaign, v. 32, p. 118-130, 2013.

WROTNIAK, B. H. et al. The relationship between motor proficiency and physical activity in children. Pediatrics, v. 118, p. 1758-1765, 2006.

SANDERS, S. W. Ativo para a vida: programas de movimento adequados ao desenvolvimento da criança. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PALMA, M. S.; PEREIRA, B. O.; VALENTINI, N. C. Guided play and free play in an enriched environment: impact on motor development. Motriz, Rio Claro, v. 20, n. 2, 2014.

SALLIS, J. F.; PROCHASKA, J. J.; TAYLOR, W. C. A review of correlates of physical activity of children and adolescents. Medicine Science in Sports and Exercise, Hagerstown, v. 32, n. 5, p. 963-75, 2000.

HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2009.

ALMEIDA, G.; VALENTINI, N. C.; BERLEZE, A. Percepções de competência: Um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 71-97, 2009.

VILLWOCK, G.; VALENTINI, N. C. Percepção de competência atlética, orientação motivacional e competência motora em crianças de escolas públicas: estudo desenvolvimentista e correlacional. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 245-257, 2007.

STODDEN, D. F. et al. A developmental perspective on the role of motor skill competence in physical. Activity: An emergent relationship. Quest, Champaign, v. 60, p. 290-306, 2008.

WEISS, M. R.; AMOROSE, A. J. Children‘s self-perceptions in the physical domain: Between- and within-age variability in level, accuracy, and sources of perceived competence. Journal of Sport and Exercise Psychology, Champaign, v. 27, p. 226-244, 2005.

HARTER, S. The perceived competence scale for chidren. Children Development, v. 53, n. 1, 1982.

HORN, T. S.; WEISS, M. R. A developmental analysis of children's self-ability judgments in the physical domain. Pediatric Exercise Science, Champaign, v. 3, p. 310-326, 1991.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Souza, M. S. de. (2015). Um relato de experiência baseado em aspectos motores e cognitivos de uma turma de segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública. Conexões, 13(2), 206–218. https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640663

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)