Banner Portal
Um relato de experiência baseado em aspectos motores e cognitivos de uma turma de segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública
PDF

Palavras-chave

Habilidades motoras
Educação Física
Desenvolvimento cognitivo

Como Citar

SOUZA, Mariele Santayana de. Um relato de experiência baseado em aspectos motores e cognitivos de uma turma de segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 206–218, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i2.8640663. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640663. Acesso em: 5 dez. 2024.

Resumo

O objetivo desse relato de experiência é refletir sobre as vivências de uma aluna no estágio docência em Educação Física. O estágio foi realizado com crianças de uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Sul do Brasil. O relato perpassa pelas observações do desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos ao longo das aulas em um semestre e as dificuldades encontradas pelo professor em formação para a realização do estágio. O relato é baseado em um diário de campo preenchido ao final de cada aula e nas observações diárias.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i2.8640663
PDF

Referências

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.

PAYNE, V. G.; ISAACS, L. D. Desenvolvimento motor humano: uma abordagem vitalícia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

VALENTINI, N. C.; TOIGO, A. M. Ensinando educação física nas séries iniciais: desafios e estratégias. Canoas: Unilasalle, 2006.

VALENTINI, N. C. Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas: um estudo transversal. Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 51-62, 2002.

STRONG, W. B. et al. Evidence based physical activity for school-age youth. The Journal of Pediatrics, Saint. Louis, v. 146, n. 6, p. 732–737, 2005.

MCKENZIE, T. L. The preparation of physical educators: a public health perspective. Quest, Champaign, v. 59, p. 346-357, 2007.

SPESSATO; B. C.; GABBARD, C.; VALENTINI, N. C. The role of motor competence and body mass index in children’s activity levels in physical education classes. Journal of Teaching in Physical Education, Champaign, v. 32, p. 118-130, 2013.

WROTNIAK, B. H. et al. The relationship between motor proficiency and physical activity in children. Pediatrics, v. 118, p. 1758-1765, 2006.

SANDERS, S. W. Ativo para a vida: programas de movimento adequados ao desenvolvimento da criança. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PALMA, M. S.; PEREIRA, B. O.; VALENTINI, N. C. Guided play and free play in an enriched environment: impact on motor development. Motriz, Rio Claro, v. 20, n. 2, 2014.

SALLIS, J. F.; PROCHASKA, J. J.; TAYLOR, W. C. A review of correlates of physical activity of children and adolescents. Medicine Science in Sports and Exercise, Hagerstown, v. 32, n. 5, p. 963-75, 2000.

HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 2009.

ALMEIDA, G.; VALENTINI, N. C.; BERLEZE, A. Percepções de competência: Um estudo com crianças e adolescentes do ensino fundamental. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 1, p. 71-97, 2009.

VILLWOCK, G.; VALENTINI, N. C. Percepção de competência atlética, orientação motivacional e competência motora em crianças de escolas públicas: estudo desenvolvimentista e correlacional. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 21, n. 4, p. 245-257, 2007.

STODDEN, D. F. et al. A developmental perspective on the role of motor skill competence in physical. Activity: An emergent relationship. Quest, Champaign, v. 60, p. 290-306, 2008.

WEISS, M. R.; AMOROSE, A. J. Children‘s self-perceptions in the physical domain: Between- and within-age variability in level, accuracy, and sources of perceived competence. Journal of Sport and Exercise Psychology, Champaign, v. 27, p. 226-244, 2005.

HARTER, S. The perceived competence scale for chidren. Children Development, v. 53, n. 1, 1982.

HORN, T. S.; WEISS, M. R. A developmental analysis of children's self-ability judgments in the physical domain. Pediatric Exercise Science, Champaign, v. 3, p. 310-326, 1991.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.