Resumo
O objetivo deste estudo é investigar como uma reportagem do programa Esporte Espetacular aborda discursivamente o ingresso de Neymar no Barcelona Futebol Clube e o modo de apropriação da mensagem por jovens universitários. Fez-se uso da técnica de grupos focais e do método analítico-descritivo para coleta e análise dos dados. A amostra foi constituída por 24 jovens universitários, na faixa etária entre 18 e 24 anos. Neymar é caracterizado pelo EE como o ídolo que “deixou para trás” um time que não mais era digno de seu talento e alcançou o Olimpo almejado por jogadores do mundo inteiro, o Barcelona. O discurso do EE está ligado à ideia de que com persistência, disciplina, confiança e talento, Neymar foi capaz de ultrapassar as dificuldades, de se aperfeiçoar, exercer seu imenso potencial e chegar onde desejava, ao Barcelona FC. Segundo os sujeitos da pesquisa, a representatividade de Neymar ocorre em decorrência de, no Brasil, o futebol ser palco profícuo para a construção de imagens esportivas carregadas de alto simbolismo que serve para difundir uma ideia de identidade nacional.
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