A pedagogia do ensino das modalidades esportivas coletivas e individuais

um ensaio teórico

  • Rodrigo Luiz Vancini Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-1981-1092
  • Edson Castardeli Castardeli Universidade Estadual de Campinas
  • Karine Jacon Sarro Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-9449-0228
  • Rafael Júlio Freitas Guina Fachina Confederação Brasileira de Basketball
  • Marília Santos Andrade Departamento de Fisiologia; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Claudio Andre Barbosa Lira Faculdade de Educação Física
Palavras-chave: Pedagogia, Esporte, Esporte coletivo, Esporte Individual

Resumo

A pedagogia do esporte investiga a prática educativa pelo esporte. Os objetivos da pedagogia do esporte são apontar princípios norteadores e organizar, planejar e sistematizar procedimentos de ensino/aprendizagem/treinamento que auxiliem no desenvolvimento integral do ser humano. Além disso, seu conhecimento contribui para sistematizar e aperfeiçoar o ensino de diferentes modalidades esportivas coletivas e/ou individuais. Dessa forma, um ensaio teórico sobre a pedagogia do esporte, pautado nos principais conceitos necessários à prática diária da Educação Física, pode contribuir para que os profissionais da área aperfeiçoem a sua práxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Luiz Vancini, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Educação Física (1997); Especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela Universidade de São Paulo (2000); Especialização em Bases Fisiológicas e Metodológicas do Treinamento Desportivo pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2000); Especialização em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP (1999); Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Ciências pela UNIFESP. Tem experiência nas seguintes áreas: Fisiologia, com ênfase em Fisiologia do Exercício aplicada à Clínica e ao Esporte de alto rendimento; Treinamento Desportivo; Primeiros Socorros; Metodologia do Trabalho Científico; Bioquímica e Farmacologia. Atua nos seguintes temas: fisiologia, fisiologia do exercício, fisiologia do exercício aplicada à clínica, fisiologia do atleta de alto nível, avaliação anaeróbia e aeróbia em diferentes modalidades esportivas (handebol, basquete, atletismo e judô), treinamento físico aplicado em diferentes modalidades esportivas, exercício físico e saúde, exercício físico e qualidade de vida, epilepsia e neurofisiologia, paradesporto, primeiros socorros e genética aplicada ao esporte. Pesquisador do Projeto Atletas do Futuro (parceira entre a UNIFESP/UNICAMP/CBB) na modalidade basquetebol

Edson Castardeli Castardeli, Universidade Estadual de Campinas
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física - Faculdade de Educação Física de Barra Bonita (1997), mestrado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, membro da Comissão de Ética no Uso de Animais - Ufes, tutor de ensino a distância/presencial e professor do programa de mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo-Ufes. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ginásticas e ensino de esportes, atuando principalmente nos seguintes temas: esportes, tabagismo, atividade física, aorta, terceira idade e função ventricular.
Karine Jacon Sarro, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado e doutorado na FEF/UNICAMP na área de biomecânica. Ex docente dos cursos de Educação Física da UFES, responsável pelas disciplinas de anatomia humana, cinesiologia e biomecânica. Atualmente docente da FEF/UNICAMP responsável pela disciplina Esportes de Raquete. Orientadora de mestrado no programa de pós-graduação em Educação Física da UFES.

Rafael Júlio Freitas Guina Fachina, Confederação Brasileira de Basketball
Graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro (1996). Tornou-se especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2002). Colaborou com a Disciplina de Neurofisiologia e Fisiologia do Exercício da UNIFESP durante as avaliações físicas de diversas seleções nacionais e na elaboração de projetos de pesquisa (2004 a 2010). Atualmente, coordena o setor de fisiologia do exercício da Confederação Brasileira de Basketball. Possui experiência na área de Treinamento, Avaliação e Controle da Carga de Treinamento de modalidades coletivas e esportes de combate.
Marília Santos Andrade, Departamento de Fisiologia; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduada em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (USP - 1994). Especializou-se pela UNIFESP em Fisiologia do Exercício em 1996 e em Aparelho Locomotor no Esporte em 1998. Doutorou-se em Ciências (Fisiologia do Exercício) também pela UNIFESP (2003), tendo estudado as respostas fisiológicas ao exercício do membro inferior em pacientes submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho. Concluiu o Pós- Doutoramento em Farmacologia (Fisiologia do Exercício) nesta Universidade (2010), estudando as relações de equilíbrio muscular isocinético do ombro de atletas de handebol e sua associação com desempenho e variações decorrentes das categorias. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo. Tem como principal interesse de estudo a Fisiologia do Exercício aplicada à clínica e ao esporte, com ênfase na avaliação muscular. Na área de graduação, ministra aulas nos cursos de Medicina, Ciências Biológicas-Modalidade Médica, Fonoaudiologia, Enfermagem e Tecnologias, além de participar da coordenação do curso de Ciências Biológicas-Modalidade Médica.
Claudio Andre Barbosa Lira, Faculdade de Educação Física
Graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal de São Paulo (2001), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (2002), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (2008). Foi professor da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás (2009 a 2013). Atualmente é Professor Adjunto Nível III da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás. É Coordenador Geral da Rede Goiana de Pesquisa em Fisiologia do Exercício credenciada junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação (INEP/MEC). Tem experiência na área de Fisiologia com ênfase na aplicação dos conceitos da Fisiologia do Exercício na saúde, doença e esporte de alto rendimento e na área de ensino de Ciências da Saúde com ênfase no ensino de Fisiologia Humana e do Exercício.

Referências

DAIUTO, M. Basquete: metodologia do ensino. 6. ed. São Paulo: Hemus, 1991.

DELORS, J. (Coord.). Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da anatomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. O que é pedagogia. 3 ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.

GIACOMIN, T. M. Temas gerais em educação e pedagogia. Aracruz: Facha, 1999.

TANI, G.; BENTO, J. O.; PETERSEN, R. D. S. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: conceitos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

BARBANTI, V. J. Dicionário de educação física e esporte. 2 ed. Barueri: Manole, 2003.

TUBINO, M. J. G. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010.

CANFIELD, I. M. Aprendizagem motora. Santa Maria: Gráfica da UFSM, 1981.

GRECO, P. J. Iniciação esportiva universal II: metodologia da iniciação esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação esportiva universal I: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1998.

TEODORESCU, L. Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.

Publicado
2015-12-29
Como Citar
Vancini, R. L., Castardeli, E. C., Sarro, K. J., Fachina, R. J. F. G., Andrade, M. S., & Lira, C. A. B. (2015). A pedagogia do ensino das modalidades esportivas coletivas e individuais. Conexões, 13(4), 137-154. https://doi.org/10.20396/conex.v13i4.8643437
Seção
Ensaio

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)