Atendimento especializado e formação profissional

reflexões a partir da intervenção em timor-leste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v13i4.8643440

Palavras-chave:

Educação especial, Educação física, Atendimento especializado, Formação profissional, Timor-leste

Resumo

Consiste em um relato de experiência das ações de intervenção e formação profissional realizadas no período de junho de 2014 a março de 2015, em uma instituição de atendimento especializado, localizada em Timor-Leste. As ações foram desenvolvidas por um grupo de quatro docentes brasileiros que atuam em um programa de cooperação educacional entre o Brasil e Timor. Este estudo apresenta o trabalho de intervenção na área da Educação Física, assim como a realização de um curso de formação profissional para funcionários do centro de reabilitação, elaborado a partir das práticas desenvolvidas pelo grupo de cooperantes. O atendimento especializado realizado na área da Educação Física, denominado “Vivências Motoras e Corporais”, foi direcionado às crianças que apresentam comprometimentos físicos/motores e as atividades foram elaboradas a partir dos pressupostos metodológicos da educação psicomotora. Percebem-se algumas mudanças tanto na mobilidade das crianças atendidas, quanto no comportamento das famílias para com seus filhos. Em relação ao curso de formação para os funcionários do centro de reabilitação, obseva-se autonomia na construção de planejamentos e nas intervenções realizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciane Rossetto Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005) e mestrado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal (2012). Desde 2006 possui vínculo estatutário na Secretaria Municipal de Educação de Cariacica. Como técnica na Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (Setor de Ensino Fundamental) coordenou processo de implementação das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental II por meio de assessorias pedagógicas e ações de formação em serviço junto aos professores/as das diferentes áreas do conhecimento. Foi bolsista CAPES no Programa de Cooperação Internacional com o Timor Leste (PQLP/Capes) de 05/2014 a 01/2016 atuando fundamentalmente na Formação de Professores nos diferentes níveis de ensino. Tem experiência na área de Educação Física Inclusiva, Formação de Professores, Avaliação de sistemas, planos e programas educacionais atuando principalmente na gestão da formação profissional.

Referências

TIMOR-LESTE. Ministério da Educação. Lei de Bases da Educação, 2008. Disponível em: http://www.jornal.gov.tl/?q=node/876 . Acesso em: 10 jun. 2014.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Projeto Político Pedagógico do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste – PQLP. Disponível em: http://pqlp.pro.br/pagina-exemplo/projeto-politico-pedagogico/. Acesso em: 01 set. 2015.

SASSAKI. R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA,1997.

LE BOULCH, J. A educação pelo movimento: a psicocinetica na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

CHICON, J. F. Prática psicopedagógica em crianças com necessidades educativas especiais: abordagem psicomotora. Vitória: CEFD/UFES, 1999.

SOARES, F. R. Entre o querer e o fazer em formação contínua de professores/as: discursos e práticas em uma rede municipal de educação. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal, 2012.

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Soares, F. R. (2015). Atendimento especializado e formação profissional: reflexões a partir da intervenção em timor-leste. Conexões, 13(4), 178–187. https://doi.org/10.20396/conex.v13i4.8643440

Edição

Seção

Relato de Experiência