Caracterização dos estudantes de ensino médio quanto à não participação das aulas de educação física escolar em escolas do município de médio porte no interior do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v14i1.8644765

Palavras-chave:

Ensino Médio, Dispensa, Educação Física Escolar, Alunos, Aulas

Resumo

O objetivo do estudo foi caracterizar o perfil dos alunos que não participam das aulas de Educação Física no ensino médio de escolas públicas da cidade de Sobral no Ceará. Para trato metodológico deste estudo foram coletados documentos de atestados e declarações entregues ao professor pelos alunos como pedido de dispensa das aulas de Educação Física Escolar com a realização de análises de dados construídos a partir dos resultados desses documentos. Percebeu-se que a maioria dos casos de alunos que não participam das aulas de Educação Física são representados por indivíduos do sexo feminino, motivos como cursos, estágio, trabalho, são os que contêm maior incidência, falta de acesso pela distância, práticas corporais realizadas fora da escola foram outros problemas detectados, o que implica que o maior causador do problema está no fato das aulas serem realizadas fora do turno normal das demais disciplinas.

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Biografia do Autor

Francisco Carlos de Sousa Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmico do Curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú

André Luis Façanha da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará

Alisson Slider do Nascimento Paula, Universidade Federal do Ceará

Especialização em Treinamento Esportivo pela Faculdade de Tecnologia Evolução, Brasil(2014)
Mestrando da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior , Brasil

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Publicado

2016-03-31

Como Citar

Silva, F. C. de S., Silva, A. L. F. da, & Paula, A. S. do N. (2016). Caracterização dos estudantes de ensino médio quanto à não participação das aulas de educação física escolar em escolas do município de médio porte no interior do Ceará. Conexões, 14(1), 35–52. https://doi.org/10.20396/conex.v14i1.8644765

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