Práticas corporais de aventura em aulas de educação física na escola

  • Alexander Klein Tahara Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Práticas corporais de aventura. Educação Física. Escola

Resumo

Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo propor uma discussão e reflexão acerca da relação entre a Educação Física escolar e as Práticas Corporais de Aventura enquanto um possível conteúdo da área. Foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do tema e estabeleceu-se três categorias de análise para facilitar as discussões que envolvem esta área de estudo: definições terminológicas acerca das práticas; por que ensinar na escola – objetivos e dificuldades acerca da inserção das práticas; e por fim, o que é ensinado nas aulas escolares com o conteúdo das práticas corporais de aventura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista
Possui graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e livre docência pela Unesp. Trabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho desde 1987, coordena o Laboratório de estudos e trabalhos pedagógicos em Educação Física (LETPEF) e é bolsista produtividade em pesquisa do CNPq desde 1997. Atuou como consultora e elaboradora dos Parâmetros Curriculares Nacionais e atualmente participa da Comissão de Especialistas da Base Nacional Comum.Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e avaliação de materiais didáticos, temas transversais, esporte educacional, organização curricular, conteúdos (lutas, danças e práticas corporais de aventura) e avaliação.

Referências

FRANCO, Laercio Claro Pereira; CAVASINI, Rodrigo; DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais de aventura. In: GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (Org.). Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá: Eduem, 2014. p. 101-135.

DARIDO, Suraya Cristina Darido; RANGEL, Conceição Andrade (Org.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 293p.

GONZÁLEZ, Jaime Fernando; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da EF escolar II. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, p. 10-21, mar. 2010. Disponível em: http://rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/viewFile/978/561>

PEREIRA, Dimitri Wuo; ARMBRUST, Igor. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí: Fontoura; 2010.

FRANCO, Laercio Claro Pereira. Atividades Físicas de Aventura: possibilidades no contexto escolar. In: DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação Física Escolar: compartilhando experiências. São Paulo: Phorte, 2011. p. 265-285.

ALVES, Carla da Silva Reis; CORSINO, Luciano Nascimento. O Parkour como possibilidade para a Educação Física Escolar. Motrivivência, Florianópolis, ano xxv, n. 41, p. 247-257, 2013.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

UVINHA, Ricardo Ricci. Juventude, Lazer e Esportes Radicais. São Paulo: Manole, 2001.

BETRÁN, Javier. O. Rumo a um novo conceito de ócio ativo e turismo na Espanha: as atividades físicas de aventura na natureza. In: MARINHO, Alcyane; BRUHNS, Heloisa Turini (Org.). Turismo, lazer e natureza. São Paulo: Manole, 2003. p. 157-202.

DIAS, Cleber Augusto Gonçalves. Por um programa investigativo para os esportes na natureza. Licere, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 1-23, abr. 2008.

DIAS, Cleber Augusto Gonçalves; ALVES JÚNIOR, Edmundo de Drumond. Conceptual notes regarding the sports in nature. The FIEP bulletin, Foz do Iguaçu, v. 76, p. 141-144, 2006.

GUIMARÃES, Simone S. M. et al. Educação física no ensino médio e as discussões sobre meio ambiente: um encontro necessário. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 157-172, maio 2007.

ARMBRUST, Igor; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos. Pluralidade Cultural: os esportes radicais na Educação Física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 281-300, 2012.

ZINK, Robin; BOYES, Michael. The nature and scope of outdoor education in New Zealand schools. Australian Journal of Outdoor Education, v. 10, n. 1, p. 11-21, 2006.

MARTIN, Peter. Outdoor education and the national curriculum in Australia. Australian Journal of Outdoor Education, v. 14, n. 2, p. 16-18, 2010.

KARPPINEN, Seppo J. A. Outdoor adventure education in a formal education curriculum in Finland: action research application. Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, v.12, n.1, p. 41–62, 2012.

WHITE, Robert. A sociocultural investigation of the efficacy of outdoor education to improve learner engagement. Emotional and Behavioural Difficulties, v. 17, n. 1, p. 13-23, 2012.

ANDKJAER, Soren. A cultural and comparative perspective on outdoor education in New Zealand and friluftsliv in Denmark. Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, v. 12, n. 2, p. 121-136, 2012.

SCRUTTON, Roger A. Outdoor adventure education for children in Scotland: quantifying the benefits. Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, p. 1-15, 2014.

BORLAND, James. Provoking dialogue: a short history of outdoor education in Ontario. The Ontario Journal of Outdoor Education, v. 23, n. 2, p. 32-33, 2011.

KUNREUTHER, Flavio Theodor; FERRAZ, Osvaldo Luiz. Educação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à natureza. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 437-452, abr./jun. 2012.

BRUHNS, Heloisa Turini. Lazer e meio ambiente: corpos buscando o verde e a aventura. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.18, n.2, p.86-91, 1997.

SCHWARTZ, Gisele Maria. Emoção, aventura e risco: a dinâmica metafórica dos novos estilos. In: BURGOS, Miria Suzana; PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães (Org.). Lazer e estilo de vida. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2002. p. 139-168.

DEJAGER, Dan. Adventure racing CORE: a nontraditional approach to the physical education lesson. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v. 77, n. 6, p. 25-33, 2006.

FERNÁNDEZ-RÍO, Javier. Feasibility and students’ preliminary views on parkour in a group of primary school children. Physical Education and Sport Pedagogy, p. 1-14, 2014.

WILLIAM, Andy; WAINWRIGHT, Nalda. A new pedagogical model for adventure in the curriculum: part two-outlining the model. Physical Education and Sport Pedagogy, United Kingdom, v. 20, n. 4, 2015.

GALVÃO, Zenaide; RODRIGUES, Luiz Henrique; SILVA, Eduardo Vinicius Mota. Esporte. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. (Org.). Educação Física no ensino superior: educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p.176-198.

PAIVA, Andréa Carla de; FRANÇA, Tereza Luiza de. Trilhas Interpretativas - reconhecendo os elos com a Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p.109-124, 2007.

DARIDO, Suraya Cristina. Os conteúdos da educação física na escola. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. (Org.). Educação física no ensino superior: educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 64-79.

MORLEY, Lauril et al. Conviction of the heart: implementing leave-no-trace principles in outdoor recreation: here is a model for teaching students to respect the outdoors. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, Reston, v. 79, n. 7, p. 29-34, 2008.

GREGG, Amy. Journal assignments for student reflections on outdoor programs. Journal of Physical Education, Recreation and Dance, v. 80, n. 4, p. 30-47, 2009.

CAPAVERDE, Mariane Rech; MEDEIROS, Tiago Nunes; ALVES, Sergio Luiz Chaves. Esporte de aventura nas aulas de educação física: uma alternativa ao alcance dos profissionais? Vento e Movimento, Osório, v. 1, n. 1, p. 49-59, 2012.

AURICCHIO, José Ricardo. Escalada na educação física escolar: orientação adequada para a prática segura. Lecturas: educación física y deportes, Buenos Aires, v. 14, n. 139, dez. 2009. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd139/escalada-na-educacao-fisica-escolar.htm>. Acesso em: 6 out. 2014.

BETRÁN, Javier Olivera.; BETRÁN, Alberto Oliveira. Proposta pedagógica para as atividades físicas de aventura na natureza (AFAN) na educação física do ensino médio. In: MARINHO, Alcyane; BRUHNS, Heloisa Turini (Org.). Viagens, lazer e esporte: o espaço da natureza. Barueri: Manole, 2006. p. 180-209.

SOARES, Camilo José dos Santos; PAIXÃO, Jairo Antônio da. Atividades de Aventura e Educação Ambiental: possibilidades nas aulas de Educação Física escolar. Lecturas: educación física y deportes, Buenos Aires, v. 142, p. 1-1, 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd142/atividades-de-aventura-e-educacao-ambiental.htm Acesso em: 30 out. 2014.

GONÇALVES JÚNIOR, Luiz et al. Projeto de Educação Ambiental e Lazer (PEDAL): dialogando a partir do cicloturismo na escola. Licere, Belo Horizonte, v. 14, n. 4, p. 1-16, 2011.

PEREIRA. Dimitri Wuo; CARVALHO, Gisele Santos de; RICHTER, Friedrich. Programa de escalada em rocha como Educação Física para alunos do ensino médio. In: FONTOURA, Paula. (Org.). Pesquisa em Educação Física, Jundiaí: Fontoura, v. 7, n. 1, 2008. p. 397-402.

TAHARA, Alexander Klein; CARNICELLI FILHO, Sandro. A presença das atividades de aventura nas aulas de Educação Física. Arquivos de Ciências do Esporte, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 60-66, 2013.

BERNARDO, Rui P. S.; MATOS, Margarida G. Desporto aventura e auto-estima nos adolescentes, em meio escolar. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Lisboa, v. 3, n. 1, p. 33-46, 2003.

Publicado
2016-08-02
Como Citar
Tahara, A. K., & Darido, S. C. (2016). Práticas corporais de aventura em aulas de educação física na escola. Conexões: Educação Física, Esporte E Saúde, 14(2), 113-136. https://doi.org/10.20396/conex.v14i2.8646059
Seção
Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)