A Aexperiência de implantação da proposta multicultural (ginástica para todos com orientação pedagógica)

Autores

  • Jorge Sergio Perez Gallardo Universidade Estadual de Campinas
  • Bruno de Castro Souza UFRJ - Colégio Santa Mônica
  • Bruno José V. C. Nascimento Colégio Santa Mônica
  • Nei Marques Coutinho Colégio Santa Mônica

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v14i4.8648072

Palavras-chave:

Ginástica para Todos com orientação pedagógica, Currículo escolar, Proposta multicultural

Resumo

No ano 2015, após um curso intensivo com os professores do Colégio Santa Mônica do Rio de Janeiro, foi aplicada, no ano letivo de 2016, a Proposta Multicultural (Ginástica para Todos com orientação pedagógica) numa das unidades do Colégio. Na implantação, houve a necessidade de adequar vários dos conteúdos oferecidos pelos PCNs às características da escola. O dia a dia da implantação foi supervisionado através do WhatsApp do grupo “Território do Brincar”. Ali se mostra a Proposta, suas adequações e o impacto e mudanças que a sua implantação teve na unidade, com a participação ativa de professores, alunos e da comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno de Castro Souza, UFRJ - Colégio Santa Mônica

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ / EEFD) e Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduação em Administração Escolar pela Universidade Gama Filho (UGF), MBA em Administração Esportiva pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Atualmente é professor do curso de graduação em Educação Física da Universidade Castelo Branco (UCB), diretor de Esportes e Cultura da rede Colégio Santa Mônica. Realiza a 20 anos o Congresso Internacional SM Fitness & Wellness. Ministra palestras pelo Brasil relacionadas à temática da gestão esportiva na escola e também palestras musicadas envolvendo temas diversos da cultura nacional e do esporte. Foi sub-secretário de Esporte e Lazer do Município do Rio de Janeiro (SMEL/RJ) e prestou consultoria para a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ), para implantação das Escolas vocacionadas ao Esporte do programa Ginásio Experimental Olímpico - GEO. Foi membro da Cia. Folclórica do Rio da UFRJ. Trabalhou de 1997 à 2018 com a saudosa cantora e compositora Dona Ivone Lara, com quem excursionou pela África, América do Norte, América Central, Europa e pelo Brasil. Como compositor tem registros nas vozes de: Caetano Veloso, Maria Bethânia, Diogo Nogueira, Quarteto em Cy, Alcione, Zeca Pagodinho, Áurea Martins, Reinaldo, Cordão do Boi Tatá, Grupo Toque de Prima, entre outros. 

Referências

ALVES, Mariana Pace. Estudos dos motivos que influenciam os adolescentes a iniciar e a permanecer praticando natação. 2004. (Dissertação) – Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 2004.

PEREZ GALLARDO, Jorge Sergio. A preparação e a atuação profissional do professor de Educação Física: alternativas e estratégias para potencializar a Educação Física Escolar e o Esporte. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SM FITNESS & WELNESS, 16. 2014, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 2008.

PEREZ GALLARDO, Jorge Sergio; SOUZA, Elizabeth. A proposta de ginástica geral do Grupo Ginástico Unicamp. In: AYOUB, Eliana; SOUZA, Elizabeth; PEREZ GALLARDO, Jorge Sergio. Coletanea: textos e sinteses do I e do II Encontro de Ginástica Geral. Campinas: Gráfica Central da Unicamp, 1997. p. 25-32.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luis Ferrari. Pedagogía da cultura corporal: críticas e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.

PEREZ GALLARDO, Jorge Sergio. Discussões preliminares sobre os objetivos de formação humana e de capacitação para a educação física escolar, do berçário até a quarta série do ensino fundamental. 2002. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

PEREZ GALLARDO, Jorge Sergio et al. Educação física escolar: do berçário ao ensino médio. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

PEREZ GALLARDO, Jorge Sergio et al. Educação física: contribuicões à formação profissional. Ijuí: Ed. da Unijuí, 1997.

HALL, Stuart; SOVIK, Liv (Org.). Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2003.

AYOUB, Eliana; SOUZA, Elizabeth Paoliello de; PEREZ GALLARDO, Jorge Sergio. Coletânea: textos e sinteses do I e do II Encontro de Ginástica Geral. Campinas: Gráfica Central da Unicamp, 1997.

CESCHINI, Fábio Luis. Nível de atividade física em adolescentes de uma escola pública do distrito da Vila Nova Cachoeirinha em São Paulo. 141 f. 2007. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

FREITAS, Roberto Wagner Junior Freire de et al. Prática de atividade física por adolescentes de Fortaleza, CE, Brasil. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 63, n. 3, p. 410-415, jun. 2010.

VAGO, Tarcísio Mauro. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de Formação RBCE, set. 2009. p. 25-42.

Links para consulta:

http://gimnasiaritmicaformativa.blogspot.com/

http://jorgeperezgallardo.pressbooks.com/

http://llinzmayer.wordpress.com/

http://luislinzmayer.blogspot.com/

http://www.dailymotion.com/video/x8tndw_paul-ekman-emociones-1_school

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

PEREZ GALLARDO, J. S.; SOUZA, B. de C.; NASCIMENTO, B. J. V. C.; COUTINHO, N. M. A Aexperiência de implantação da proposta multicultural (ginástica para todos com orientação pedagógica). Conexões, Campinas, SP, v. 14, n. 4, p. 97–120, 2016. DOI: 10.20396/conex.v14i4.8648072. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8648072. Acesso em: 11 maio. 2021.

Edição

Seção

Artigo Original