Ensino e aprendizagem da natação para crianças com deficiência visual

  • Geovane Silva Ramirez Universidade Estadual de Campinas http://orcid.org/0000-0001-6953-0622
  • Maria Luiza Tanure Alves Universidade Estadual de Campinas.
  • José Júlio Gavião de Almeida Universidade Estadual de Campinas.
  • Edison Duarte Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Natação. Deficiência Visual Criança.

Resumo

Inicialmente, o esporte adaptado era pensado e praticado como uma forma de reabilitação para pessoas com deficiência, hoje em dia apresenta diferentes objetivos, como recreação, reabilitação, educação e alto rendimento. Neste contexto, este estudo visou revisar estudos brasileiros focados em métodos de ensino da natação para crianças com deficiência visual. Desta forma, o objetivo principal foi compilar os resultados alcançados neste campo, possibilitando o reconhecimento do seu status e evolução, servindo como base para profissionais e pesquisadores da área. Foram utilizadas palavras-chaves e suas variações (ensino, aprendizagem, natação, deficiência visual e criança) nas bases de dados eletrônicos: Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), e SCOPUS, e foram considerados artigos, livros, monografias, dissertações e teses publicadas de junho de 2006 até junho de 2016, desconsiderando uma data inicial. Os resultados demonstraram escassez literária no que diz respeito ao tema em questão, mostrando a necessidade de realizar mais pesquisas referentes ao tema. Foram identificados três estudos que se adequaram nesta pesquisa. Estes mostraram efetividade no ensino-aprendizagem da natação para crianças com deficiência visual, atribuindo melhorias às crianças participantes em diversos aspectos, tais como: aspectos físicos e psicomotores, emocionais e cognitivos, e intelectuais e sócio afetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovane Silva Ramirez, Universidade Estadual de Campinas
Graduado em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada e Educação Física no Ensino Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: natação, deficiência visual e ensino.
Maria Luiza Tanure Alves, Universidade Estadual de Campinas.
Professora doutora na Faculdade de Educação Física - FEF -UNICAMP. Possui doutorado em Atividade Física Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas. Mestrado em Atividade Física, Adaptação e Saúde. Pós-graduação Lato sensu em Neurociências e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004), e Bacharelado em Treinamento em Esportes pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atuou como professora de Educação Física efetiva na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, educação física adaptada, deficiência visual, cegueira e imagem corporal.
José Júlio Gavião de Almeida, Universidade Estadual de Campinas.
Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUCC(1982). Especialização em Ginástica Artística pela Universidade Estadual de São Paulo-USP(1995). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (1992). Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1995). Atualmente é Professor Assistente Doutor da UNICAMP, bem como, membro da Congregação da referida instituição. Assessor Técnico da Federação Paulista de Desporto para Cegos.. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: Deficiência Visual, Lutas/Esportes de Combate, Aprendizagem esportiva, Esportes Paralímpicos.
Edison Duarte, Universidade Estadual de Campinas
Possui graduação em Fisioterapia pela P U C Campinas (1976), mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Anatomia Humana pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor titular no Departamento de Estudos de Atividade Física Adaptada na Fac. Ed. Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas. Na FEF- UNICAMP ocupou os cargos de: Coordenador de Graduação(1990-1994), Diretor da Faculdade (1994-1998), Chefe de Departamento (2003-2004) Coordenador do Programa de Pós -Graduação (2005-2006). É membro do Conselho Gestor da Academia Paralímpica Brasileira; Classificador funcional da modalidade Esgrima em Cadeira de Rodas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e pela International Wheelchair& Amputee Sports Federation. 

Referências

ARAÚJO, Paulo Ferreira de. Desporto adaptado no Brasil: origem, institucionalização e atualidade. 1997. 151 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

BAHIA, Antônio Luiz Ferreira. Aprendizagem da natação por pessoas cegas: desafios e possibilidades. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

BRERETON, Pearl et al. Lessons from applying the sistematic literature review process within the software engineering domain. Journal of System and Software, New York, v. 80, p. 571-583, 2007. Disponível em: http://www.idi.ntnu.no/grupper/su/publ/ebse/lessons-slr-brereton-jss07.pdf. Acesso em: 9 fev. 2016.

CARDOSO, Vinícius Denardin. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 529-539, abr./jun. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v33n2/17.pdf. Acesso em: 22 fev. 2016.

CASTRO, Eliane Mauerberg de. Atividade física adaptada. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2005.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS DE DEFICIENTES VISUAIS (CBDV). Natação. Disponível em: http://cbdv.org.br/pagina/natacao. Acesso em: 20 fev. 2016.

CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sérgio Luís. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 8., 2011, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: IGDP, 2011.

GOMIDE NETO, Ulysses. Método Halliwick de natação: aplicação em crianças com deficiência visual. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

GREGUOL, Márcia. Natação adaptada: em busca do movimento com autonomia. Barueri: Manole, 2010.

INTERNATIONAL BLIND SPORTS FEDERATION (IBF). Classification. Disponível em: http://www.ibsasport.org/classification/. Acesso em: 20 maio 2016.

STORCH, Jalusa Andréia. Programa de estimulação psicomotora aquática para crianças com deficiência visual com a participação das mães. 2013. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

Publicado
2017-06-30
Como Citar
Ramirez, G. S., Alves, M. L. T., Almeida, J. J. G. de, & Duarte, E. (2017). Ensino e aprendizagem da natação para crianças com deficiência visual. Conexões: Educação Física, Esporte E Saúde, 15(2), 210-223. https://doi.org/10.20396/conex.v15i2.8648271
Seção
Artigo de Revisão