Slackline no CIEJA
não é para melhorar o equilíbrio, é porque é...
DOI:
https://doi.org/10.20396/conex.v16i3.8652214Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Física, Currículo culturalResumo
Contrariando a visão hegemônica que concebe a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos como experiência formativa irrelevante ou destinada simplesmente a exercitar e relaxar os corpos com vistas a compensar os esforços laborais da população trabalhadora, relatamos uma experiência pedagógica realizada num Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos em que se tematizou o slackline a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva cultural do componente. Na avaliação dos estudantes, muitos deles com deficiências, o trabalho proporcionou o acesso a uma prática corporal até então desconhecida e a oportunidade de arriscar-se e vencer desafios corporais.
Downloads
Referências
MARTINS, Jacqueline Cristina Jesus. Educação Física, currículo cultural e Educação de Jovens e Adultos novas possibilidades. 2018. 133 f. Relatório de Pesquisa. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, 2018.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
SANTOS, Ivan Luis. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. 2016. 246 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.