Resumo
A expressão corporal e as manifestações culturais inter-relacionam-se durante o processo de vivência da Ginástica para Todos (GPT). Considerando a composição coreográfica (CC) como um dos fundamentos que marcam essa prática (TOLEDO et al., 2014) e como um lugar no qual as expressões culturais (grupais, locais ou nacionais) se manifestam (PEREZ-GALLARDO, 1995; FIG, 2018), este trabalho tem como objetivo apresentar os estudos desenvolvidos sobre a GPT num contexto regional, a partir dos diálogos com a eco-história, refletindo sobre as questões geográficas (como o cerrado brasileiro), e as imbricações com a CC na GPT. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo estudo de caso, que aborda as produções de CC em GPT, e as experiências e propostas do Grupo de Ginástica Cignus (teóricas e coreográficas - já publicadas). Assim, traz como fonte de pesquisa tanto os referenciais teóricos, como as imagens (vídeos) de 3 CCs deste grupo. Identificou-se que este grupo desmitifica a cultura cerratense por meio de suas CCs de GPT, dado que traz temas transversais a esta cultura (saindo do senso comum), assim como, temas que são cotidianos e esta cultura, mas também presente em outras, como a escravidão e a miscigenação.
Referências
BERTRAN, Paulo. História da Terra e do Homem no Planalto Central: eco-história do Distrito Federal – do indígena ao colonizador. Brasília: Verano, 2000.
BERTRAN, Paulo. A memória consútil e a goianidade. Revista UFG, n. 1, p. 62-67, 2006. Disponível em: https://proec.ufg.br/up/694/o/memoria.pdf.
BRASILEIRO, Lívia Tenório; MARCASSA, Luciana Pedrosa. Linguagens do corpo: dimensões expressivas e possibilidades educativas da ginástica e da dança. Pró-Posições. v. 19, n. 3(57), p. 195-207, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v19n3/v19n3a10.
CAMPOS, Rosângela Soares. et al. A Composição do figurino no grupo de Ginástica para Todos “Cignus”. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de. (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: UEG, 2016.
CHAUL, Nasr Fayad. A identidade cultural do goiano. Cienc. Cult. São Paulo, v. 63, n. 3, p. 42- 43, 2011. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252011000300016.
DIAS CARDOSO, Murilo Raphael; MARCUZZO, Francisco Fernando Noronha; BARROS, Juliana Ramalho. Caracterização da temperatura do ar no Estado de Goiás e no Distrito Federal. Revista Brasileira de Climatologia. v. 11, p. 119-134, 2012. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistaabclima/article/view/28923.
DEUTSCH, Silvia; VOLP, Catia Mary. Influência da música na prática da Ginástica. In: GAIO, Roberta; GÓIS, Ana Angélica Freitas; BATISTA, José Carlos Freitas (Org). A ginástica em questão: corpo e movimento. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2010.
FÁTIMA, Conceição Viana de; UGAYA, Andresa de Souza. Ginástica para Todos e pluralidade cultural: movimentos para criar novos pensamentos. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016.
HANSHIRO, Darcy Mitiko Mori; CARVALHO, Sueli Galego de. Diversidade cultural: panorama atual e reflexões para a realidade brasileira. REAd. Porto Alegre, v. 11, n. 5, p. 02-21, 2005. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/4011/401137448001/.
IWAMOTO, Thiago Camargo et al. Ginástica para todos e as possibilidades de materiais adaptados e alternativos para a prática pedagógica e construção coreográfica. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016.
TOLEDO, Eliana de; SCHIAVON, Laurita Marconi. Ginástica Geral: diversidade e identidade. In: PAOLIELLO, Elizabeth (Org). Ginástica Geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.
GRANER, Larissa; PAOLIELLO, Elizabeth; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Grupo Ginástico Unicamp – potencializando as interações humanas. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth (Org). Ginástica para Todos um encontro com a coletividade. Campinas, SP: Editora Unicamp. 2017.
HANSHIRO, Darcy Mitiko Mori; CARVALHO, Sueli Galego de. Diversidade cultural: panorama atual e reflexões para a realidade brasileira, REAd. v. 11, n. 5, p. 02-21, 2005. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/4011/401137448001/.
LIMA, Lenir Miguel de. Os militares, o populismo e suas influências na Educação Física em Goiás. 1992. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiás, 1992.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas. 2011.
PAGANOTTI, Ivan. Imagens e estereótipos do Brasil em reportagens de correspondentes internacionais. Rumores – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias, São Paulo, v. 1, n. 1. p. 01-15, 2007. Disponível em: http://www.revistas.usp. br/Rumores/article/view/51102.
OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016.
OLIVEIRA, Michelle Ferreira de et al. Construindo uma Ginástica para Todos em Goiás: a proposta do grupo universitário Cignus. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016.
PAOLIELLO, Elizabeth et al. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
QUADROS, Eduardo Gusmão de. Anhanguera: mito fundador de Goiás. Revista UEG, v.1, n.9. p. 1-13. 2007. Disponível em: http://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5985.
ROCHA, Maria Aparecida Teles; GOYAZ, Marilia de. Vivência e intervenção pedagógica com a Ginástica em Goiás: caminhos que se encontram. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (Org). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: Editora UEG, 2016.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
SCARABELIM, Maria Letícia Abud; TOLEDO, Eliana. Proposal of analytical records for choreographic compositions in gymnastics for all. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30. n. 1, p. 122-143, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092016000100159.
SOFFIATI, Arthur. Algumas palavras sobre uma teoria da eco-história. Desenvolvimento e Meio Ambiente. v. 18, p. 13-26, 2008. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/view/13420.
SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, Tomaz Tadeu; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Org). Territórios contestados. Petrópolis: Vozes, 1995.
TOLEDO, Eliana; SCHIAVON, Laurita Marconi. Ginástica Geral: diversidade e identidade. In: PAOLIELLO, Elizabeth. (Org). Ginástica Geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.