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Atividades aquáticas espontâneas e processos proximais entre crianças
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Palavras-chave

Desenvolvimento humano
Natação
Criança
Atividade motora

Como Citar

COELHO, Vitor Antonio Cerignoni; TOLOCKA, Rute Estanislava. Atividades aquáticas espontâneas e processos proximais entre crianças: uma análise a partir da teoria ecológica de desenvolvimento. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019012, 2019. DOI: 10.20396/conex.v17i0.8654672. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8654672. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

Objetivo: Investigar as interações sociais, papéis sociais, atividades realizadas e atributos das crianças durante atividades aquáticas espontâneas segundo os pressupostos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Metodologia: Foi realizado uma pesquisa de campo com design ecológico, participaram do estudo 27 crianças entre 8 e 11 anos de idade. Durante 45 minutos as crianças realizaram atividades motoras livremente na piscina. Resultados e Discussão: Os resultados principais revelaram que as crianças estabeleceram um total de 93 interações sociais, predominantemente de participação conjunta, cinco tipos diferentes de papéis sociais (nadador, mergulhador, boiadeiro, cavalinho e apresentador de Tv), 13 tipos de atividades realizadas na piscina, principalmente mergulhos, propulsão de membros inferiores no estilo Crawl com apoio do espaguete nas mãos, arremessos e recebimentos de uma bola, saltos e mergulhos dentro de um arco. Durante a maior parte das atividades espontâneas as crianças demonstraram atributos positivos de iniciativa, convite e encorajamento dos colegas. Conclusão: Conclui-se que o microssistema de análise foi facilitador e motivador de processos proximais positivos entre as crianças, além disso, as atividades no meio aquático estimularam a ludicidade e os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil. Sugerem-se mais pesquisas utilizando esse delineamento, porém adotando observações longitudinais.

https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8654672
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Referências

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