Yoga e educação física

uma análise da produção científica nas Revistas de Educação Física (1999-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8656551

Palavras-chave:

Yoga, Educação física, Pesquisa qualitativa

Resumo

Introdução: o Yoga é uma prática milenar cuja origem se deu em solo indiano. Seu caminho, no entanto, é universal e aberto a todas as pessoas. No decorrer de sua história e ao se espalhar pelo mundo, essa filosofia se adaptou aos diferentes contextos e ganhou diversas representações. Dentre elas, o Yoga como atividade física têm tido destaque em nossa sociedade. Objetivo: o presente trabalho buscou analisar a produção de artigos sobre o Yoga nas revistas brasileiras de Educação Física publicadas no período de 1999 a 2018 e como objetivo específico, buscou verificar a visão de corpo e as concepções sobre o Yoga apresentadas nessas publicações. Metodologia: a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com análise de natureza qualitativa. Resultados e discussão: dos oito artigos encontrados e analisados nesse trabalho, a maioria (seis) apresenta o corpo como ‘anatômico-fisiológico’ e uma visão pouco aprofundada do Yoga. Considerações Finais: com o intento de comprovar seus benefícios à saúde, o Yoga é ora sinônimo de posturas e exercícios respiratórios que provocam melhora das capacidades físicas ora ‘atividade física terapêutica’.

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Biografia do Autor

Leidiane Souza Lima, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada e bacharela em Educação Física (2018) pela FEF da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de lutas, dança, yoga e pilates.

Olivia Cristina Ferreira Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

É doutora em Educação Física pela UNICAMP, área de concentração Educação Física e Sociedade, Políticas de Esporte e Lazer. Tem experiência na área de Educação Física e atua principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física e turismo. 

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Publicado

2020-03-01

Como Citar

LIMA, L. S. .; RIBEIRO, O. C. F. Yoga e educação física: uma análise da produção científica nas Revistas de Educação Física (1999-2018). Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019029, 2020. DOI: 10.20396/conex.v17i0.8656551. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8656551. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigo Original