Banner Portal
Análise de um programa federativo para a formação continuada de treinadores de basquetebol
PDF

Palavras-chave

Formação profissional
Esporte
Currículo
Ensino

Como Citar

CIAMPOLINI, Vitor; MILISTETD, Michel; ANELLO, Jairo Luiz Socoowski de; IHA, Tayná; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Análise de um programa federativo para a formação continuada de treinadores de basquetebol. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020005, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8656952. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8656952. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Objetivo: Programas para a formação de treinadores esportivos vêm passando por reformulações em uma escala global para melhor capacitar profissionais da área e atender às necessidades do campo prático. Assim, este estudo buscou analisar o programa de formação continuada de treinadores de basquetebol, oferecido por uma federação esportiva, no que tange a estrutura curricular, as estratégias de ensino e as percepções dos participantes. Metodologia: Participaram 68 treinadores de basquetebol e quatro instrutores. Dados quantitativos e qualitativos foram coletados a partir de anotações em diário de campo e aplicação de questionários. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva e por meio da técnica de análise de conteúdo. Resultados e discussão: O programa foi organizado a partir de dois cursos e a estrutura curricular baseou-se na apresentação de temáticas aplicadas ao desenvolvimento e atuação do treinador esportivo por meio de estratégias de ensino diretivas, interativas e reflexivas. O relato predominantemente positivo dos treinadores sugere a contribuição do programa na capacitação dos indivíduos para o aprimoramento da prática profissional. Conclusão: Destaca-se a importância da organização de programas federativos para a formação de treinadores a partir de um currículo voltado às demandas práticas de treinadores e por meio de estratégias de ensino ativas.

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8656952
PDF

Referências

AZEVEDO, Andréa Maria Pires; OLIVEIRA, Glycia Melo; SILVA, Priscilla Pinto Costa; NÓBREGA, Thereza Karolina Sarmento; JÚNIOR, Marcílio Souza. Formação continuada na prática pedagógica: a educação física em questão. Movimento, v. 16, n. 4, p. 245-262, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/11809/10854.

BARDIN, Laurence. Content Analysis. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARR, Robert B.; TAGG, John. From teaching to learning - A new paradigm for undergraduate education. Change: The magazine of higher learning, v. 27, n. 6, p. 12-26, 1995. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00091383.1995.10544672.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n° 7, de 31 de Março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília-DF: CNE, 2004.

CIAMPOLINI, Vitor; MILISTETD, Michel; BRASIL, Vinicius Zeilmann; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Estratégias de ensino adotadas em programas de formação de treinadores: análise das publicações entre 2009 e 2015. Journal of Physical Education, v. 30, n. 1, p. 14, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2448-24552019000100400.

CÔTÉ, Jean; GILBERT, Wade. An integrative definition of coaching effectiveness and expertise. International Journal of Sports Science and Coaching, v. 4, n. 3, p. 307-323, 2009. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1260/174795409789623892.

CRESWELL, John W.; PLANO CLARK, Vicki L. Choosing a mixed methods design. Designing and conducting mixed methods research. 2. ed. Thousand Oaks: SAGE, 2011. cap. 3, p. 53-106.

CULLEN, Roxanne; HARRIS, Michael; HILL, Reinhold R. The learner-centered curriculum: Design and implementation. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2012.

CUSHION, Christopher J.; ARMOUR, Kathy M.; JONES, Robyn L. Coach education and continuing professional development: Experience and learning to coach. Quest, v. 55, n. 3, p. 215-230, 2003. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00336297.2003.10491800.

DIMENT, Gregory M. Mental skills training in soccer: A drill-based approach. Journal of Sport Psychology in Action, v. 5, n. 1, p. 14-27, 2014. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21520704.2013.865005.

DRISKA, Andrew P.; GOULD, Daniel R. Evaluating a problem-based group learning strategy for online, graduate-level coach education. Kinesiology Review, v. 3, n. 4, p. 227-234, 2014. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/krj/3/4/article-p227.xml.

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE BASKETBALL - FCB. Clínica para técnicos reúne 90 profissionais na capital. Basquete SC: revista oficial da Federação Catarinense de Basketball, Florianópolis, v. 3, n. 8, p. 20-21, 2018. Disponível em: https://issuu.com/fcb-basket/docs/basquetesc.008_ce45a766a567ca

ICCE. International Sports Coaching Framework. Version 1.2. Champaign, IL: Human Kinetics, 2013. 60 p.

JARVIS, Peter. Globalization, lifelong learning and the learning society: Sociological perspectives. Abingdon: Routledge, 2007.

JONES, Robyn; TURNER, Poppy. Teaching coaches to coach holistically: Can Problem-Based Learning (PBL) help? Physical Education and Sport Pedagogy, v. 11, n. 2, p. 181-202, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408980600708429.

MESQUITA, Isabel; RIBEIRO, Joana; Santos, Sofia; MORGAN, Kevin. Coach learning and coach education: Portuguese expert coaches' perspective. Sport Psychologist, v. 28, n. 2, p. 124-136, 2014. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/tsp/28/2/article-p124.xml.

MILISTETD, Michel; CIAMPOLINI, Vitor; SALLES, William das Neves; RAMOS, Valmor; GALATTI, Larissa Rafaela; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Coaches’ development in Brazil: Structure of sports organizational programmes. Sports Coaching Review, v. 5, n. 2, p. 138-152, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/21640629.2016.1201356.

MILISTETD, Michel; GALATTI, Larissa Rafaela; COLLET, Carine; TOZETTO, Alexandre Bobato; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Formação de treinadores esportivos: Orientações para a organização das práticas pedagógicas nos cursos de bacharelado em Educação Física. Journal of Physical Education, v. 28, n. 1, p. 1-14, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2448-24552017000100302&lng=en&nrm=iso&tlng=pt.

MILISTETD, Michel; TRUDEL, Pierre; MESQUITA, Isabel; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Coaching and coach education in Brazil. International Sport Coaching Journal, v. 1, n. 3, p. 165-172, 2014. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/iscj/1/3/article-p165.xml.

MISENER, Katie; DANYLCHUK, Karen. Coaches' perceptions of Canada's national coaching certification program (NCCP): Awareness and value. International Journal of Sports Science and Coaching, v. 4, n. 2, p. 233-243, 2009. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1260/174795409788549580.

MORGAN, Kevin; JONES, Robin L.; GILBOURNE, David; LLEWELLYN, David. Changing the face of coach education: Using ethno-drama to depict lived realities. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 18, n. 5, p. 520-533, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408989.2012.690863.

NELSON, Lee; CUSHION, Christopher; POTRAC, Paul. Enhancing the provision of coach education: The recommendations of UK coaching practitioners. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 18, n. 2, p. 204-218, 2013. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17408989.2011.649725

PAQUETTE, Kyle; HUSSAIN, Aman; TRUDEL, Pierre; CAMIRÉ, Martin. A sport federation’s attempt to restructure a coach education program using constructivist principles. International Sport Coaching Journal, v. 1, n. 2, p. 75-85, 2014. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/iscj/1/2/article-p75.xml.

PAQUETTE, Kyle; TRUDEL, Pierre. The evolution and learner-centered status of a coach education program. International Sport Coaching Journal, v. 5, n. 1, p. 24-36, 2018. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/iscj/5/1/article-p24.xml.

PATTON, Michael Quinn. Qualitative evaluation and research methods. 2. ed. Beverly Hills: SAGE, 1990.

PIGGOTT, David. Coaches' experiences of formal coach education: A critical sociological investigation. Sport Education and Society, v. 17, n. 4, p. 535-554, 2012.

Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13573322.2011.608949.

STOSZKOWSKI, John; COLLINS, Dave. Sources, topics and use of knowledge by coaches. Journal of Sports Sciences, v. 34, n. 9, p. 794-802, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26222481.

TRUDEL, Pierre; GILBERT, Wade; WERTHNER, Penny. Coach education effectiveness. In: LYLE, John; CUSHION, Christopher J. (Ed.). Sports coaching: Proffessionalisation and practice. 1: Churchill Livingstone Elsevier, 2010. p. 135-152.

WEIMER, Maryellen. Learner-centered teaching: Five key changes to practice. 2. ed. San Francisco: Jossey-bass, 2013.

YIN, Robert K. Qualitative research from start to finish. New York: The Guilford Press, 2011.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.