A proficiência motora de crianças e a abordagem de ensino na educação física escolar

suscitando um debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8658355

Palavras-chave:

Habilidades motoras, Ensino fundamental, Educação Física

Resumo

Objetivo: O artigo analisa em paralelo a proficiência motora de crianças e a abordagem de ensino utilizada por um professor de Educação Física do 1º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal, localizada da região sul do estado de Minas Gerais. Método: Consideramos dois paradigmas para desenvolver a seguinte metodologia: i) teste TGMD-2 para avaliar a proficiência em habilidades motoras fundamentais e inferir a coordenação motora dos escolares; ii) observações sistemáticas e anotações em diário de campo das aulas de Educação Física destes mesmos escolares. Resultados: Observou-se, por exemplo, que foi pouco frequente uma preocupação sistemática com a avaliação no interior da organização do trabalho docente. Conclusões: Concluímos que existe uma queda na proficiência motora dos escolares entre o 1º e 5º ano do ensino fundamental e que elementos básicos da organização do trabalho docente não foram verificados na abordagem de ensino, algo que suscita uma interface entre essas duas variáveis que compõem o cotidiano escolar da disciplina Educação Física.

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Biografia do Autor

Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Universidade Federal de Lavras

Doutorado em História e historiografia da educação pela Universidade de São Paulo. Professor Associado II da Universidade Federal de Lavras.

Kleber Tuxen Carneiro, Universidade Federal de Lavras

Pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Docente na Universidade Federal de Lavras.

Alessandro Teodoro Bruzi, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Ciências - Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto, Nível IV, da Universidade Federal de Lavras.

Ana Carolina da Silva, Universidade Federal de Lavras

Graduação em andamento em Educação Física pela Universidade Federal de Lavras.

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Publicado

2021-06-10

Como Citar

SILVA, B. A. R. da; REIS, F. P. G. dos .; CARNEIRO, K. T. .; BRUZI, A. T.; SILVA, A. C. da. A proficiência motora de crianças e a abordagem de ensino na educação física escolar: suscitando um debate. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. e021002, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8658355. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8658355. Acesso em: 20 set. 2021.

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