Ações do goleiro de handebol em arremessos de longa e curta distância

opinião de treinadores do Estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8658913

Palavras-chave:

Treinador esportivo, Handebol, Goleiro, Pedagogia do esporte

Resumo

Objetivo: identificar as características e ações do goleiro de handebol diante de arremessos de longa (9m) e curta (6m) distâncias, a partir da opinião de treinadores brasileiros da categoria sub-16. Metodologia: foi utilizada uma abordagem qualitativa, a partir de entrevistas semiestruturadas com 19 treinadores de equipes masculinas e/ou femininas da categoria sub-16, que participaram de competições organizadas pelas duas maiores ligas de handebol do Estado de São Paulo. Os depoimentos foram tabulados e analisados com base no método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Resultados e Discussão: foram identificados quatro discursos: o DSC1 e o DSC3 apontaram a necessidade de o goleiro ser capaz de identificar as características técnico-táticas dos atacantes no momento do arremesso como forma de subsidiar a sua tomada de decisão; o DSC2 apontou a importância da colaboração entre goleiro e defensores; e o DSC4 apontou possíveis ações do goleiro que visam diminuir as possibilidades de arremesso do atacante. Considerações Finais: O estudo apresentou como considerações finais algumas diretrizes que os treinadores podem utilizar para planejar o treinamento dos goleiros de handebol durante o seu processo de formação esportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Modolo, Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto

Mestrado em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto. Professor de Educação Física Escolar na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Rafael Pombo Menezes, Universidade de São Paulo

Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Referências

ALBERTO, Pedro Drumond; FIGUEIREDO, Lucas Savassi; APOLINÁRIO-SOUZA, Tércio. Características Perceptomotoras do Goleiro de Handebol: uma revisão sistemática. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v. 24, n. 3, p. 28-45, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328682155. Acesso em: 27 fev. 2020.

ANGUERA, Maria Teresa; HERNÁNDEZ-MENDO, Antonio. Observational Methodology in Sport Sciences. Revista de Ciencias del Deporte, v. 9, n. 3, p. 135-160, 2013. Disponível em: http://e-balonmano.com/ojs/index.php/revista/article/view/139. Acesso em: 27 mar. 2020.

ANTÓN GARCÍA, Juan Lorenzo. Balonmano: fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Editorial Gymnos, 1990.

ANTÚNEZ MEDINA, Antonio. La interceptación en la portera de balonmano: efectos de un programa de entrenamiento perceptivo-motriz. 2003. Tese (Doutorado). Universidad de Murcia, Espanha, 2003.

ARIAS ESTERO, Jose Luis. El Portero de Balonmano. Revista Internacional de Deportes Colectivos, n. 4, 14-34. 2009.

CÔTÈ, Jean; BAKER, Joe; ABERNETHY, Bruce. Practice and play in the development of sport expertise. In: Tenenbaum, G.; Eklund, R.C. Handbook of Sport Psychology. Hoboken: Wiley. 3, n. 8, p. 184-202, 2007.

CÔTÈ, Jean; ERICKSON, Karl; ABERNETHY, Bruce. Play and practice during childhood. In: CÔTÉ,J.; LIDOR, R. (Eds.), Conditions of children's talent development in sport. Morgantown, WV: FIT, 2013. p. 9-20.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. A Teoria das Representações Sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. Aprender: Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, v. 2, n. 2, p. 105-114, 2004.

EHRET, Arno; SPÄTE, Dietrich; SCHUBERT, Renate; ROTH, Klaus. Manual de handebol: treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte Editora, 2002.

ESPINA-AGULLO, Jose Julio; PEREZ-TURPIN. Jose Antonio; JIMENEZ-OLMEDO, Jose Mari; PENICHET-TOMÁS, Alfonso; PUEO, Basilio. Effectiveness of male handball goalkeepers: a historical overview 1982-2012. International Journal of Performance Analysis in Sport, 16, n. 1, p. 143-156, 2016.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2009. Volume 3.

GARGANTA, Julio. O ensino dos jogos desportivos. 3. ed. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos/Universidade do Porto, 1998.

GRECO, Pablo Juan; BENDA, Rodolfo Novellino. O Sistema de Formação e Treinamento Esportivo do Goleiro de Handebol. In: GRECO, P. J. (Ed.), Caderno do Goleiro de Handebol. Belo Horizonte: Philippka Verlag Minster, 2002. p. 21-32.

GRECO, Pablo Juan; NEVES, Luiz Antonio Ribeiros Soares das; MATIAS, Cristino Julio Alves da Silva. Evolução Técnico-Tática do Rendimento do Goleiro de Handebol. In: GRECO, P. J. (Ed.), Caderno do Goleiro de Handebol. 2. ed. Belo Horizonte: Philippka Verlag Minster, 2002. p. 53-70.

GRECO, Pablo Juan; SILVA, Siomara Aparecida; GRECO, Fernando Lucas. O sistema de formação e treinamento esportivo no handebol brasileiro (SFTE-HB). In: GRECO, P. J.; FERNÁNDEZ ROMERO, J. J. (Eds.), Manual de handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2012. p. 235-250.

GÓMEZ-MILLAN, María Rocío Bohórquez; ESQUIVA, Irene Checa. Diseño y validez de contenido de una entrevista para evaluación psicológica de porteros de fútbol. Revista de Psicología Aplicada al Deporte y al Ejercício Físico, v. 1, n. 3, p. 1-12. (2017). Disponível em: www.doi.org/10.5093/rpadef2017a3.

KARPAN, Grega; SKOF, Branko; BON, Marta; SIBILA, Marko. Analysis of female handball players’ effort in different playing positions during official matches. Kinesiology, v. 47, p. 100-107, 2015.

LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

LOFFING, Florian; HAGEMANN, Norbert. Skill differences in visual anticipation of type of throw in team-handball penalties. Psychology of Sport and Exercise, v. 15, n. 3, p. 260-267, 2014.

LOFREDO, Marisa; GRECO, Pablo Juan. Capacidade Técnica: posições básicas de defesa da bola. In: GRECO, Pablo Juan. (Ed.), Caderno do Goleiro de Handebol. Belo Horizonte: Philippka Verlag Minster, 2002. p. 36-46

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MATIAS, Cristino Julio Alves da Silva; GRECO, Pablo Juan. Cognição e ação nos jogos esportivos coletivos. Ciência & Cognição, v. 15, n. 1, p. 252-271, 2010.

MENEZES, Rafael Pombo. O Ensino dos Sistemas Defensivos do Handebol: considerações metodológicas acerca da categoria cadete. Pensar a Prática, v. 13, n. 1, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp. v13i1.7269

MENEZES, Rafael Pombo. Modelo de análise técnico-tática do jogo de handebol: necessidades perspectivas e implicações de um modelo de interpretação das situações de jogo em tempo real. 2011. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

MENEZES, Rafael Pombo. Ensino do handebol em longo prazo: estudo a partir da opinião de treinadores. Educación Física y Ciencia, v. 20, n. 2, e048, 2018.

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; MORATO, Márcio Pereira. Percepção de treinadores de handebol sobre as variáveis defensivas e ofensivas do jogo na categoria sub12. Motricidade, v. 12, n. 3, p. 6-19, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.4581.

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. O ensino do handebol na categoria infantil a partir dos discursos de treinadores experientes. Movimento, v. 21, n. 2, p. 463-477, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.47664.

MENEZES, Rafael Pombo; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Teaching handball to players under-12: the perspective of Brazilian coaches. Motriz, v. 23, n. 4, e101792, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1980-6574201700040006.

MENEZES, Rafael Pombo; RAMOS, Nilo César; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues; NUNOMURA, Myrian. Teaching handball to U-16 and U-18 women’s teams: coaches’ perspective on the long-term. Motriz: Revista de Educação Física. Rio Claro, v. 24, n. 4, e101838, 2018. https://doi.org/10.1590/s1980-6574201800040001.

MIRANDA, Renato. O medo, a coragem e a motivação no treinamento do goleiro de handebol. In: GRECO, Pablo Juan (Ed.). Caderno do Goleiro de Handebol. 2. ed. Belo Horizonte: Philippka Verlag Minster, 2002. p. 187-202.

MODOLO, Felipe; MENEZES, Rafael Pombo. Características Técnico-táticas dos goleiros de handebol da categoria sub-16: Opinião de Treinadores Brasileiros. Cuadernos de psicología del deporte, v. 19, n. 1, p. 206-221, 2019.

MODOLO, Felipe; BELTRAMINI, Lucia; MENEZES, Rafael Pombo. Revisão sistemática sobre o processo de ensino e de análise do goleiro de handebol. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 18, n. 3, p. 234-251, 2018.

OLIVE, Daniel; SEROVICH, Julianne; MASON, Tina. Constraints and opportunities with interview transcription: Towards reflection in qualitative research. Social Forces, v. 84, n. 2, p. 1273-1289, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1353/sof.2006.0023.

PASCUAL FUERTES, Xavier; PEÑA BARCELÓ, Rubén. El portero de balonmano: una aplicación práctica de entrenamiento perceptivo-decisional ante lanzamientos de primera línea. Apunts: Educación Física e Esports, v. 84, p. 66-75, 2006.

SÁ, Paulo. FERNANDÉZ ROMERO, Juan Jose. GOMES, Antonio Rui. A tomada de decisão no guarda-redes de andebol. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA DO DESPORTO & EXERCÍCIO, Universidade do Minho, Braga, Portugal. 2007.

SÁ, Paul; GOMES, Antonio Rui; SAAVEDRA, Miguel; FERNANDÉZ ROMERO, Juan Jose. Percepción de los porteros expertos en balonmano de los factores determinantes para el éxito deportivo. Revista de Psicología del Deporte, v. 24, n. 1, p. 21-27, 2015.

SANTOS, Walmir Romário dos; Menezes, Rafael Pombo. Especialização de jogadoras de handebol a partir dos discursos de treinadores. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 19, n. 2, p. 47-61, 2019.

SANTOS, Walmir Romário dos; MENEZES, Rafael Pombo. Specialization of handball players: speeches of school team coaches. E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte - Journal Of Sport Science, v. 16, n. 2, p. 85-92, 2020.

SOUSA, Duarte; PRUDENTE, João; SEQUEIRA, Pedro; HERNÁNDEZ-MENDO, Antonio. Análise da qualidade dos dados de um instrumento para observação do 2 vs 2 no andebol. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, v. 9, n. 1, p. 173-190, 2014.

SOUSA, Duarte Jesus; PRUDENTE, João Nunes; SEQUEIRA, Pedro; LÓPEZ-LÓPEZ, José Antonio; HERNÁNDEZ-MENDO, Antonio. Análisis de las situaciones de juego 2vs2 en el campeonato europeo masculino de balonmano 2012: aplicación de la técnica de coordenadas polares. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 15, n. 1, p. 181-194, 2015.

THOMAS, Jerry; NELSON, Jack; SILVERMAN, Stephen. Métodos de pesquisa em atividade física. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

TRIVIÑOS, Augusto. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa

qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

WAGNER, Herbert; FINKENZELLER, Thomas; SABINE, Wurth; VON DUVILLARD, Serge. Individual and Team Performance in Team-Handball: A Review. Journal Of Sports Science And Medicine, v. 13, n. 4, p. 808-816, 2014.

WRIGHT, Craig. CARLING, Chris. LAWLOR, Craig. COLLINS, David. Elite football player engagement with performance analysis. International Journal of Performance Analysis in Sport, v. 16, n. 3, p. 1007-1032, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/24748668.2016.11868945.

Downloads

Publicado

2021-05-19 — Atualizado em 2021-06-10

Como Citar

MODOLO, F.; MENEZES, R. P. . Ações do goleiro de handebol em arremessos de longa e curta distância: opinião de treinadores do Estado de São Paulo. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. e021001, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8658913. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8658913. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)