Educação física escolar no ensino médio noturno

um estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8659996

Palavras-chave:

Escolas, Educação física, Ensino médio

Resumo

Objetivo: Analisar as produções acadêmico-científicas a respeito da Educação Física no Ensino Médio, e em especial, no curso noturno. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte nos periódicos nacionais da área, com o qualis CAPES da revista, entre A1 e B2, escritos em português, inglês ou espanhol e que tenham em seu escopo o debate com as ciências humanas e saberes pedagógicos. O mapeamento ocorreu entre janeiro e março de 2019. Resultados e discussão: Percebe-se que dos 2.458 artigos publicados nas 05 revistas, apenas 33 estavam relacionadas com a Educação Física no Ensino Médio, correspondendo assim, a 1,34% do total das publicações entre 2011-2018. Identificou-se que o periódico com maior número de publicações no contexto geral da Educação Física pertence à revista Movimento. Isso por si só não legitima o quantitativo de artigos achados sobre a Educação Física no Ensino Médio, ou seja, a revista Pensar a prática possui um número menor de artigos publicados na Educação física no geral, mas um valor numérico, no Ensino Médio, superior comparada a revista Movimento. Conclusão: Nota-se que as principais revistas brasileiras não trazem ou pouco trazem, assuntos relacionados à Educação Física, o Ensino Médio e o Curso Noturno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Jansen Fernandes da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Mestre em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da rede pública municipal e estadual.

Allyson Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Antônio de Pádua dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

ANTUNES, Fabiana Helena Chiorboli et al. Um retrato da pesquisa brasileira em educação física escolar: 1999-2003. Motriz, Rio Claro, v. 11, n. 3, p. 179-184, set./dez., 2005. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/79. Acesso em: 27 jun. 19.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares nacionais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 maio 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 21 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 09 jun. 2019.

BRASIL. Lei nº 10.328, de 01 de dezembro de 2003. Publicado no Diário Oficial da União em 02 de dezembro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10328.htm. Acesso em: 10 jun. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Publicado no Diário Oficial da União em 17 de fevereiro de 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 16 jun. 2019.

BRASIL. Medida Provisória nº746, de 22 de setembro de 2016. Publicado no Diário Oficial da União em 23 de setembro de 2016. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/2016/medidaprovisoria-746-22-setembro-2016-783654-publicacaooriginal-151123-pe.html. Acesso em: 20 jun. 2019.

BETTI, Mauro; FERRAZ, Osvaldo Luiz; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, p. 105115, dez. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092011000500011&script=sci_arttext. Acesso em: 23 jul. 2019.

BRACHT, Valter et al. Educação Física Escolar como tema da produção de conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 02, p. 11-34, abr./jun. 2011. https://www.redalyc.org/pdf/1153/115319252002.pdf. Acesso em: 04 maio 2019.

BRACHT, Valter et al. A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte II. Movimento, v. 18, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115323638001.pdf. Acesso em: 04 maio 2019.

CASTRO, Vanessa Gomes. As atribuições da Educação Física escolar: um enfoque especial no Ensino Médio. Motrivivência, v. 29, n. 52, p. 124-135, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/50355. Acesso em: 16 maio 2019.

CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira Ciência do Esporte, n. 28, p. 21-37, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4013/401338529003.pdf. Acesso em: 08 jun. 2019.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física na escola e as novas orientações para o ensino médio. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4., 2009, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, p. 157-176, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/conpef/conpef4/trabalhos/palestrasurayadarido.pdf. Acesso em: 04 jul. 2019.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física no ensino médio: diagnóstico, princípios e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DIAS, Diogo Inácio; CORREIA, Walter Roberto. A Educação Física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais. Revista Brasileira Educação Física e Esporte, v. 27, n. 2, p. 277-287, abr./jun., 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092013000200011&script=sci_arttext. Acesso em 07 jun. 2019.

GARIGLIO, José Ângelo; ALMEIDA JUNIOR, Ademir Soares; OLIVEIRA, Claudio Márcio. O “novo” ensino médio: implicações ao processo de legitimação da Educação Física. Motrivivência, Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 53-70, setembro, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/50339. Acesso em: 19 maio 2019.

HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: RJ, Vozes, 1992.

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 752-769, set/dez., 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742011000300006&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 16 maio 2020.

KIRK, David. O porquê da pesquisa: estado atual e tendências futuras nas pesquisas em educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 11-43, jun., 2010. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/12745. Acesso em: 22 jul. 2019.

MATOS, Juliana Martins Cassani et al. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, v. 19, n. 2, p. 123-148, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115326317010.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.

OLIVEIRA, Marco Aurélio Taborda. Existe espaço para o ensino de educação física na escola básica. Pensar a Prática, v. 2, p. 119-135, 1999. Disponível em: https://core.ac.uk/display/26729264. Acesso em 19 jul. 2019.

OLIVEIRA, Lucas Machado; BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra; PIZANI, Juliana. Produção de conhecimento sobre ginástica na escola: uma análise de artigos, teses e dissertações. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 26, p. 26017, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Jansen/Downloads/95122-414230-1-PB.pdf. Acesso em: 16 maio 2020.

PICH, Santiago; PURCOTE FONTOURA, Mariana. A cultura escolar da educação física no EJA: o paradoxo entre a ruptura com a noção de atividade e a falta da prática corporal. Educación Física y Ciencia, v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/library?a=d&c=arti&d=Jpr5843. Acesso em: 09 jul. 2019.

RIO DE JANEIRO. Parecer do Conselho Estadual de Educação número 178/98. Publicado no Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro em 1998. Disponível em: http://www.cee.rj.gov.br/pareceres/P_1998-078_normativo.pdf. Acesso em: 13 jun. 2019.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; FERREIRA, Aline Fernanda; CARVALHO, Amarílis Oliveira; RICCI, Christiano Streb; DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física escolar no ensino médio: analisando o estado da arte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, 2016. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/2138. Acesso em: 09 jun. 2019.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. A produção científica em pedagogia do esporte: análise de alguns periódicos nacionais. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, v. 9, n. 2, p. 130-152, 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637704. Acesso em: 05 maio 19.

SAUR-AMARAL, Irina. A Revisão sistemática da literatura com apoio de Endnote X4 e NVIVO 9. Aveiro, Portugal: GOVCOPP, 2011.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, jul., 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08. Acesso em: 16 maio 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

SILVA, A. J. F. da .; ARAÚJO, A. C. de; SANTOS, A. de P. dos . Educação física escolar no ensino médio noturno: um estado da arte. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021009, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8659996. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8659996. Acesso em: 28 nov. 2021.

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)