Professor de educação física (escolar) intelectual transformador

resistências ao modelo gerencialista e neoconservador da educação de mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660399

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Prática docente, Educação física escolar

Resumo

Objetivo: O objetivo desse ensaio foi discutir a potencialidade da prática educativa intelectual e transformadora em tempos de educação neoliberal e do avanço dos movimentos neoconservadores no território brasileiro. Método: Nosso material para análise crítica, além da conjuntura econômica, política, social, é a narrativa de duas experiências político-pedagógicas de aulas de Educação Física construídas em Porto Alegre e São Paulo e que foram problematizadas com essa intencionalidade. Resultados: A nossa defesa é que um professor intelectual busca a transformação social, pensa em todas as suas ações educativas para fazer resistência ao sistema econômico imposto no seu cotidiano, compreende que é apenas o trabalho coletivo que pode modificar a realidade injusta instalada na sociedade contemporânea e assume a responsabilidade em organizar projetos educativos que dialogam com uma escola pública democrática. Considerações Finais: Os professores de Educação Física em seus respectivos contextos resistiram contra a cultura dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Cardoso Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor de Educação Fìsica da prefeitura de Porto Alegre.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior.

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

A CORRIDA do doping. Direção de Paulo Markun. Globo Filmes, 2016.

ADAMS, Telmo. Sulear. In: STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Dicionário Paulo Freire. 4. ed. São Paulo: Autêntica, 2018. p. 385-387.

AGUIAR, Filipe Ribas de; SANTOS, Graziella Souza dos. Reorientações gerencialistas das políticas educacionais: impactos na rede municipal de ensino de Porto Alegre. Políticas educativas, Santa Maria, v. 12, n. 1, p.73-92, 2018.

ALVES, Camila; CASTRO, Elton. Exceção, time de futebol tenta superar barreiras impostas aos transexuais no esporte.. Globoesporte.com, 2 nov. 2020. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/pe/noticia/excecao-time-de-futebol-tenta-superar-barreiras-impostas-aos-transexuais-no-esporte.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

APPLE, Michael Witman; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. O mapeamento da educação crítica. In: APPLE, Michael Witman; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. Educação crítica: análise internacional, Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 14-32.

BAPTISTA, Juliana. O perigo do cabeceio e das cabeçadas no esporte.. Globoesporte.com, 14 mar. 2020. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/o-perigo-do-cabeceio-e-das-cabecadas-no-esporte.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

BELAS, Júlia. Preconceito é a maior barreira que mulheres ainda enfrentam no futebol.. Dibradoras, 9 mar. 2020. 1 blog. Disponível em: https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2020/03/09/preconceito-e-a-maior-barreira-que-mulheres-ainda-enfrentam-no-futebol/. Acesso em: 31 mar. 2020.

BOLEIROS: era uma vez o futebol. Direção de Ugo Giorgetti. Paris Filmes, 1998.

BOSSLE, Fabiano. Nosso “inédito viável”: professor de Educação Física intelectual transformador. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física escolar brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 19-34.

BOSSLE, Fabiano. Atualidade e relevância da Educação Libertadora de Paulo Freire na Educação Física Escolar em tempos de “Educação S/A”. In: SOUSA, Cláudio Aparecido de; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira (Org). Educação Física Escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 17-31.

CÁSSIO, Fernando. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.

COELHO, Márcio Cardoso. O círculo de Cultura na Educação Física escolar: uma prática educativa libertadora no contexto da rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS. In: SOUSA, Cláudio Aparecido de; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira (Org). Educação Física Escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: Editora CRV, 2019. p. 181-192.

CRIANÇA: a alma do negócio. Direção de Estela Renner. Maria Farinha Produções, 2008.

CUNHA, Ary; OLIVEIRA, Carol; DILLON, Lorena. No Dia da Consciência Negra, Daiane dos Santos relembra: "Não lavavam as mãos no mesmo banheiro". Globoesporte.com, 20 nov. 2019. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/no-dia-da-consciencia-negra-daiane-dos-santos-relembra-nao-lavavam-as-maos-no-mesmo-banheiro.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

DUELO de titãs. Direção de Boaz Yakin. Disney Pictures, 2000.

ELA dança, eu danço 4. Direção de Scoot Speer. Universal Pictures, 2012.

EU, jogadora. Direção de Cristiano Fukuyama. Acervo da Bola, 2017.

FERNANDES, Florestan. Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus/USP, 1966.

FISCHMAN, Gustavo Enrique; SALES, Sandra Regina. Formação de professores e pedagogias críticas. É possível ir além das narrativas redentoras? Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, p. 7-20, jan./abr. 2010.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. 27. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Educação e Atualidade Brasileira. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 49ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 12. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do decreto N. 5.154/2004 um debate no contexto controverso da democracia restrita. Revista Trabalho Necessário, v. 3, n. 3, p. 1-26, 2005.

GANDIN, Luís Armando. A escola cidadã: implementação e a recriação da educação crítica em Porto Alegre. In: APPLE, Michael Witman; AU, Wayne; GANDIN, Luís Armando. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 380-393.

GINGA: a alma do futebol brasileiro. Direção de Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves. O2 Filmes, 2005.

GIROUX, Henry. Los professores como intelectuales. Hacia una pedagogia crítica del aprendizaje. Barcelona: Paidós, 1997.

JOGO cego. Direção de Erick Monstavicius e Cleber Zerbielli. Cinemátika Filmes, 2020.

MAEDA, Patrícia. A luta pela inclusão de todas as mulheres no esporte. Carta Capital, 20 ago. 2019. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/sororidade-em-pauta/a-luta-pela-inclusao-de-todas-as-mulheres-nos-esportes/. Acesso em: 31 mar. 2020.

MAGRI, Diogo. O futebol entra na luta contra o corona vírus. El País, 21 mar. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/esportes/2020-03-21/o-futebol-entra-na-luta-contra-o-coronavirus.html. Acesso em: 31 mar. 2020.

MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline. Educação Física no Ensino Médio: experiências educativas inspiradas pelos ensinamentos freireanos. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 1-6, 2020.

MENDONÇA, Renata. As mulheres que desafiaram a lógica e mudaram a história do esporte.. Dibradoras, 8 mar. 2020. 1 blog. Disponível em: https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2020/03/08/as-mulheres-que-desafiaram-a-logica-e-mudaram-a-historia-do-esporte/. Acesso em: 31 mar. 2020.

MENDONÇA, Renata. Teste obrigava atletas a comprovar que eram mulheres nos Jogos Olímpicos.. Dibradoras, 23 mar. 2020. 1 blog. Disponível em: https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2020/03/24/teste-obrigava-atletas-a-comprovar-que-eram-mulheres-nos-jogos-olimpicos/. Acesso em: 31 mar. 2020.

MENINA de ouro. Direção de Clint Eastwood. Europa Filmes, 2004.

MINAS no futebol. Direção de Yugo Hattori. Downtown Filmes, 2017.

NINA, Roberta. Elas driblaram o preconceito e criaram iniciativas por amor ao futebol.. Dibradoras, 23 mar. 2020. 1 blog. Disponível em: https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2020/03/23/elas-driblaram-o-preconceito-e-criaram-alternativas-viver-amor-pelo-futebol/. Acesso em: 31 mar. 2020.

O ANO em que meus pais saíram de férias. Direção de Cao Hamburger. Gullane Filmes, 2006.

PIRES, BREILLER. Conivência com o racismo, uma regra não escrita do futebol. El País, 17 fev. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/esportes/2020-02-17/conivencia-com-o-racismo-uma-regra-nao-escrita-do-futebol.html. Acesso em: 31 mar. 2020.

PIRES, BREILLER. Cotas raciais, um caminho para melhorar o futebol. El País, 17 fev. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/esportes/2020-02-17/cotas-raciais-um-caminho-para-melhorar-o-futebol.html. Acesso em: 31 mar. 2020.

PIRES, BREILLER. O salto do feminismo sobre a trincheira da bola. El País, 8 mar. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/esportes/2020-03-08/o-salto-do-feminismo-sobre-a-trincheira-da-bola.html. Acesso em: 31 mar. 2020.

PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da escola do trabalho. 3. ed. São Paulo: Expressão popular, 2011.

PROTA, Luiz Felipe. Morte Súbita no Esporte. Globoesporte.com, 9 abr. 2019. Disponível em: https://sportv.globo.com/site/blogs/o-cientista-do-esporte/post/2019/04/09/podcast-o-cientista-do-esporte-2-morte-subita-no-esporte.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

PROTA, Luiz Felipe. Transgêneros x DSDs - O caso de Caster Semenya. Globoesporte.com, 04 mai. 2019. Disponível em: https://sportv.globo.com/site/blogs/o-cientista-do-esporte/post/2019/05/04/podcast-3-transgeneros-x-dsds-o-caso-de-caster-semenya.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

PROTA, Luiz Felipe. O Esportístico e a Ciência Estatística no Esporte. Globoesporte.com, 11 jun. 2019. Disponível em: https://sportv.globo.com/site/blogs/o-cientista-do-esporte/post/2019/06/11/podcast-4-o-esportistico-e-a-ciencia-estatistica-no-esporte.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

PROTA, Luiz Felipe. Doping Genético. Globoesporte.com, 25 jun. 2019.. Disponível em: https://sportv.globo.com/site/blogs/o-cientista-do-esporte/post/2019/06/25/podcast-5-doping-genetico-professora-luciana-pizzati.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

PROTA, Luiz Felipe. A Ciência da Dor no Esporte. Globoesporte.com, 9 jul. 2019. Disponível em: https://sportv.globo.com/site/blogs/o-cientista-do-esporte/post/2019/07/09/podcast-6-a-ciencia-da-dor-no-esporte.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

PROTA, Luiz Felipe. A Depressão no Esporte. Globoesporte.com, 30 set. 2019. Disponível em: https://sportv.globo.com/site/blogs/o-cientista-do-esporte/post/2019/09/30/o-cientista-do-esporte-11-a-depressao-no-esporte.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

PROTA, Luiz Felipe. O Futebol Feminino. Globoesporte.com, 12 nov. 2019. Disponível em: https://sportv.globo.com/site/blogs/o-cientista-do-esporte/post/2019/11/12/o-cientista-do-esporte-13-o-futebol-feminino.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

PROTA, Luiz Felipe. A Ciência da Mulher Atleta. Globoesporte.com, 10 mar. 2020. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/blogs/o-cientista-do-esporte/post/2020/03/10/o-cientista-do-esporte-20-a-ciencia-da-mulher-atleta.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

PROTA, Luiz Felipe. O Impacto da Pandemia do Coronavirus no Esporte. Globoesporte.com, 18 mar. 2020. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/blogs/o-cientista-do-esporte/post/2020/03/18/o-cientista-do-esporte-21-o-impacto-da-pandemia-do-coronavirus-no-esporte.ghtml. Acesso em: 31 mar. 2020.

RAÇA. Direção de Stephen Hopkins. Diamond Filmes, 2016.

REDAÇÃO. Respeitem Serena Willians. Carta Capital, 26 ago. 2020. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/comentaristas-esportivos-respeitem-serena-willians-7812/. Acesso em: 31 mar. 2020.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

SUPER size me: a dieta do palhaço. Direção de Morgan Spurlock. Imagem Filmes, 2004.

TARJA branca. Direção de Cacau Rhoden. Maria Farinha Produções, 2014.

TEIXEIRA, Anísio. Educação é um Direito. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

TORRES, Diego. A grande rebelião anticapitalista do futebol alemão. El País, 10 mar. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/esportes/2020-03-10/a-grande-rebeliao-anticapitalista-do-futebol-alemao.html. Acesso em: 31 mar. 2020.

TORRES, Diego. A sociologia do vazio esportivo em tempos de corona vírus. El País, 22 mar. 2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/esportes/2020-03-22/a-sociologia-do-vazio-esportivo-em-tempos-de-coronavirus.html. Acesso em: 31 mar. 2020.

VIDA sobre rodas. Direção de Daniel Baccaro. Goma Filmes, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

COELHO, M. C.; MALDONADO, D. T.; BOSSLE, F. Professor de educação física (escolar) intelectual transformador: resistências ao modelo gerencialista e neoconservador da educação de mercado. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. e021027, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8660399. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660399. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Os desafios da Educação Física em tempos de ataques à Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)