Banner Portal
História de vida e formação continuada
PDF

Palavras-chave

Formação
Atividades circenses
Educação física escolar

Como Citar

MARIANO, Misma Lima; XAVIER JUNIOR, Jayme Felix; PARENTE, Maria Larissy da Cruz; ARA´ÚJO, João Gabriel Eugênio; MOURA, Diego Luz. História de vida e formação continuada: análise de uma experiência de ensino sobre as atividades circenses. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021031, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8660536. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660536. Acesso em: 13 abr. 2024.

Resumo

Introdução: As atividades circenses foram inseridas no currículo do município estudado como conteúdo obrigatório, mas a indisponibilidade de material e formação específica não possibilitou a aderência entre os docentes. No entanto, apenas uma professora tematizou este conteúdo, oportunizando vivências tanto teóricas quanto práticas. Objetivo: Desta forma, nosso objetivo foi analisar as aulas sobre atividades circenses de uma professora de educação física. Método: Os instrumentos de coleta utilizados foram: observação das aulas com diário de campo, entrevista semiestruturada com a docente e questionário com os alunos. Conclusão: Podemos destacar que a busca por uma formação profissional e aspectos da trajetória docente potencializam boas práticas no ensino da educação física escolar.

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660536
PDF

Referências

ALMEIDA, Felipe Quintão de. Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas Inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 21, n. 3, p. 7-16, set/dez. 2017.

BASSANI, Jaison José; TORRI, Danielle; VAZ, Alexandre Fernandez. Educação do corpo, esporte e Educação Física escolar. Revista Virtual EF Artigos, Natal, v. 2, n. 24, abr. 2005.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; MACHADO, Gustavo de Arruda. Reflexões sobre o Circo e a Educação Física. Corpoconsciência, Santo André, v. 2, n. 12, p. 39-69, jul/dez. 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC; 1997.

CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007.

CARAMÊS, Aline de Souza et al. Atividades Circenses no âmbito escolar enquanto manifestação de ludicidade e lazer. Motrivivência, Florianópolis, n. 39, p.177-185, dez. 2012.

CHIQUETTO, Eliza; FERREIRA, Lílian Aparecida. O ensino de atividades circenses para alunos de 5ª serie. Motrivivência, Porto Alegre, v. 20, n. 31, p. 50-65, dez. 2008.

DARIDO, Suraya Cristina. Ação pedagógica do professor de Educação Física: estudo de um tipo de formação profissional científica. 1996. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007.

EMERSON, Robert M.; FRETZ, Rachel I.; SHAW, Linda L. Notas de Campo na Pesquisa Etnográfica. Revista Tendências: Caderno de Ciências Sociais. n. 7, p. 355-388, 2013.

FARIA, Bruno de Almeida; BRACHT, Valter; MACHADO, Thiago da Silva. Inovação pedagógica na educação física: o que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la educacion física y el deporte, v. 1, n. 12, p. 11-28, jan. 2010.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SILVA, Marlon André da. Ensaiando o “novo” em educação física escolar: a perspectiva de seus atores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 1, p. 119-134, jan/mar. 2011.

FERNANDES, Carolina Noronha; MARTINS, Giorgia Enae. Circo da Escola: uma experiência de Estágio Supervisionado em Educação Física no 1º Ano do Ensino Fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n. 31, p. 187-191, dez. 2008.

GONÇALVES, Luiza Lana; LAVOURA, Tiago Nicola. O circo como conteúdo da Cultura Corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 19, n. 4, p. 77-88, 2011.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime, FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Educação física e cultura escolar: critérios para identificação do abandono do trabalho docente. In: CONGRESO DE EDUCACIÓN FÍSICA: repensando la educación física, 2006, Córdoba. Actas del Congreso de Educación Física: Repensando la Educación Física. Córdoba: IPEF, 2006, p.734-746.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes; 2008.

LOPES, Marcia Regina Sousa et al. A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento. Journal of Physical Education, v. 27, e.2748, 2016.

LOVISOLO, Hugo. Educação Física: a arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EduSer, v. 2, n. 2, p. 49-65, 2010.

MIRANDA, Rita de Cássia Fernandes; AYOUB, Eliana. As práticas circenses no “tear” da formação inicial em Educação Física: novas tessituras para além da lona. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 187-198, jan./mar. 2016.

MOURA, Diego Luz. Cultura e Educação Física escolar: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.

NEIRA, Marcos Garcia. Alternativas existem! Análise da produção científica em dois periódicos brasileiros sobre a docência da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 241-257, jan./mar. 2012.

ONTAÑÓN, Tereza Barragán; DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educação física e atividades circenses: o estado da arte. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 149-168, abr./jun. 2012.

ONTAÑÓN, Tereza Barragán et al. O debate pedagógico sobre a arte do circo na revista éducation physique et sport (1969-2015). Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 567-582, abr./jun. 2016.

RESENDE, Helder Guerra de; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; MOURA, Diego Luz. Caracterização dos modelos de estruturação das aulas de educação física. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 37-49, jan./mar. 2009.

SILVA, Mauro Sérgio; BRACHT, Valter. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física escolar. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 80-94, jan./jun. 2012.

SILVA, Rafael Bernardo da et al. A Educação Física escolar em Maringá: experiências de ensino-aprendizagem no cotidiano das aulas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 69-83, jan. 2007.

TAKAMORI, Flora Sumie et al. Abrindo as portas para as Atividades Circenses na Educação Física escolar: um relato de experiência. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 1-16, jan./abr. 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2002.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Misma Lima Mariano, Jayme Felix Xavier Junior, Maria Larissy da Cruz Parente, João Gabriel Eugênio Ara´újo, Diego Luz Moura

Downloads

Não há dados estatísticos.