História de vida e formação continuada

análise de uma experiência de ensino sobre as atividades circenses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660536

Palavras-chave:

Formação, Atividades circenses, Educação física escolar

Resumo

Introdução: As atividades circenses foram inseridas no currículo do município estudado como conteúdo obrigatório, mas a indisponibilidade de material e formação específica não possibilitou a aderência entre os docentes. No entanto, apenas uma professora tematizou este conteúdo, oportunizando vivências tanto teóricas quanto práticas. Objetivo: Desta forma, nosso objetivo foi analisar as aulas sobre atividades circenses de uma professora de educação física. Método: Os instrumentos de coleta utilizados foram: observação das aulas com diário de campo, entrevista semiestruturada com a docente e questionário com os alunos. Conclusão: Podemos destacar que a busca por uma formação profissional e aspectos da trajetória docente potencializam boas práticas no ensino da educação física escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Misma Lima Mariano, Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Professora efetiva de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Juazeiro - BA. Docente da Faculdade Maurício de Nassau e da Universidade Paulista, Petrolina - PE.

Jayme Felix Xavier Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Tauá - CE.

Maria Larissy da Cruz Parente, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação da Universidade Federal da Bahia. Professora do Colégio Motivo em Petrolina - PE.

João Gabriel Eugênio Ara´újo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Mestre pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Afogados da Ingazeira - PE.

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina - PE.

Referências

ALMEIDA, Felipe Quintão de. Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas Inovadoras: uma revisão. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 21, n. 3, p. 7-16, set/dez. 2017.

BASSANI, Jaison José; TORRI, Danielle; VAZ, Alexandre Fernandez. Educação do corpo, esporte e Educação Física escolar. Revista Virtual EF Artigos, Natal, v. 2, n. 24, abr. 2005.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; MACHADO, Gustavo de Arruda. Reflexões sobre o Circo e a Educação Física. Corpoconsciência, Santo André, v. 2, n. 12, p. 39-69, jul/dez. 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC; 1997.

CAPARROZ, Francisco Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 21-37, jan. 2007.

CARAMÊS, Aline de Souza et al. Atividades Circenses no âmbito escolar enquanto manifestação de ludicidade e lazer. Motrivivência, Florianópolis, n. 39, p.177-185, dez. 2012.

CHIQUETTO, Eliza; FERREIRA, Lílian Aparecida. O ensino de atividades circenses para alunos de 5ª serie. Motrivivência, Porto Alegre, v. 20, n. 31, p. 50-65, dez. 2008.

DARIDO, Suraya Cristina. Ação pedagógica do professor de Educação Física: estudo de um tipo de formação profissional científica. 1996. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educação Física escolar: pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007.

EMERSON, Robert M.; FRETZ, Rachel I.; SHAW, Linda L. Notas de Campo na Pesquisa Etnográfica. Revista Tendências: Caderno de Ciências Sociais. n. 7, p. 355-388, 2013.

FARIA, Bruno de Almeida; BRACHT, Valter; MACHADO, Thiago da Silva. Inovação pedagógica na educação física: o que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la educacion física y el deporte, v. 1, n. 12, p. 11-28, jan. 2010.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; SILVA, Marlon André da. Ensaiando o “novo” em educação física escolar: a perspectiva de seus atores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 1, p. 119-134, jan/mar. 2011.

FERNANDES, Carolina Noronha; MARTINS, Giorgia Enae. Circo da Escola: uma experiência de Estágio Supervisionado em Educação Física no 1º Ano do Ensino Fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n. 31, p. 187-191, dez. 2008.

GONÇALVES, Luiza Lana; LAVOURA, Tiago Nicola. O circo como conteúdo da Cultura Corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 19, n. 4, p. 77-88, 2011.

GONZÁLEZ, Fernando Jaime, FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Educação física e cultura escolar: critérios para identificação do abandono do trabalho docente. In: CONGRESO DE EDUCACIÓN FÍSICA: repensando la educación física, 2006, Córdoba. Actas del Congreso de Educación Física: Repensando la Educación Física. Córdoba: IPEF, 2006, p.734-746.

GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes; 2008.

LOPES, Marcia Regina Sousa et al. A prática do planejamento educacional em professores de Educação Física: construindo uma cultura do planejamento. Journal of Physical Education, v. 27, e.2748, 2016.

LOVISOLO, Hugo. Educação Física: a arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António. O estudo de caso como estratégia de investigação em educação. EduSer, v. 2, n. 2, p. 49-65, 2010.

MIRANDA, Rita de Cássia Fernandes; AYOUB, Eliana. As práticas circenses no “tear” da formação inicial em Educação Física: novas tessituras para além da lona. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 187-198, jan./mar. 2016.

MOURA, Diego Luz. Cultura e Educação Física escolar: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.

NEIRA, Marcos Garcia. Alternativas existem! Análise da produção científica em dois periódicos brasileiros sobre a docência da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 241-257, jan./mar. 2012.

ONTAÑÓN, Tereza Barragán; DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Educação física e atividades circenses: o estado da arte. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 149-168, abr./jun. 2012.

ONTAÑÓN, Tereza Barragán et al. O debate pedagógico sobre a arte do circo na revista éducation physique et sport (1969-2015). Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 567-582, abr./jun. 2016.

RESENDE, Helder Guerra de; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; MOURA, Diego Luz. Caracterização dos modelos de estruturação das aulas de educação física. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 37-49, jan./mar. 2009.

SILVA, Mauro Sérgio; BRACHT, Valter. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física escolar. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 80-94, jan./jun. 2012.

SILVA, Rafael Bernardo da et al. A Educação Física escolar em Maringá: experiências de ensino-aprendizagem no cotidiano das aulas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 69-83, jan. 2007.

TAKAMORI, Flora Sumie et al. Abrindo as portas para as Atividades Circenses na Educação Física escolar: um relato de experiência. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 1-16, jan./abr. 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2021-06-10

Como Citar

MARIANO, M. L. .; XAVIER JUNIOR, J. F. .; PARENTE, M. L. da C. .; ARA´ÚJO, J. G. E.; MOURA, D. L. História de vida e formação continuada: análise de uma experiência de ensino sobre as atividades circenses. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. e021031, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8660536. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660536. Acesso em: 20 set. 2021.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Os desafios da Educação Física em tempos de ataques à Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)