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Educação física escolar
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Palavras-chave

Prática pedagógica
Currículo
Educação física escolar

Como Citar

LEIFELD, Fabiana. Educação física escolar: práticas docentes aprisionadas nas grades curriculares. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021028, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8660781. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660781. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: O presente ensaio reflexivo, pretende relatar uma experiência docente na Educação Física Escolar, diante das adversidades oriundas da obrigatoriedade em seguir referenciais curriculares oficiais. Deseja-se compartilhar as angústias e os desafios educacionais da atualidade contemporânea em que a autora atua como docente na cidade de Carambeí, Paraná, além de contribuir com as discussões que permitam transpor a visão neoliberal proposta dissimuladamente nas grades curriculares. Método: O estudo qualitativo utiliza-se procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, com enfoque na observação participante, tem por objetivo propor ponderações acerca do propósito autêntico da educação, e da reflexão sobre as propostas curriculares oficiais que mais representam uma afronta à educação do que contribuem para o desenvolvimento humano. Considerações finais: O ano de 2020 ficará para a história mundial, marcado por amplas transformações, devido à Pandemia de um vírus letal e que submeteu mudanças comportamentais para toda a sociedade. Nessa perspectiva, a educação teve que ser flexibilizada, estratégias foram adotadas para seu respectivo prosseguimento. Dificuldades foram encontradas na concretização do ensino remoto, como a de seguir as propostas curriculares conteudistas, permeadas por um discurso de poder.

 

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8660781
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