Banner Portal
Sobre o corpo na reforma da vida
PDF

Palavras-chave

Ginástica
Exercício Físico
História do Século XIX

Como Citar

VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre o corpo na reforma da vida. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020041, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8660930. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660930. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Introdução: Reforma da vida (Lebensreform) é um movimento cultural que reúne uma série de práticas que se colocam como crítica à modernidade, reafirmando elementos da natureza em contraposição ao industrialismo. Com radicação em várias expressões culturais, encontra no corpo um de seus protagonistas. Objetivos e métodos: O texto objetiva dialogar, por meio de uma pesquisa documental, com a produção Daniel Gottlieb Moritz Schreber, médico importante, criador de um método ginástico e de uma proposta de vida na natureza que depois de sua morte tornou-se conhecida, em uma de suas faces, como Jardins de Schreber (Schrebergärten). Resultados: O artigo se ocupa de algumas das propostas de Schreber, abordando ainda Medicina natural (Naturheilkunde) e proposições pedagógicas de Rudolf Steiner. Evoca, então, críticas de Max Horkheimer e Theodor W. Adorno a tópicos da Reforma da vida que seriam regressivos. Considerações Finais: O artigo se conclui com um balanço do movimento no que se refere ao corpo e suas expressões, tentando observar ainda algumas de suas consequências para a Modernidade e para o Contemporâneo.

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8660930
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W. Veblens Angriff auf die Kultur. In: ADORNO, Theodor W. Gesammelte Schriften. (v. 10-1) Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997. p. 72-96.

BENJAMIN, Walter. Über Kinder, Jugendund Erziehung. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1969.

COENEN, Friedrich. Das Berliner Laubenkoloniewesen seine Mängel und seine Reform. Vandenhoek & Ruprecht: Göttingen, 1911.

HEINDL, Joh Bapt. Galerie berühmter Pädagogen, verdienter Schulmänner, Jugend- und Volksschriftsteller und Componisten aus der Gegenwart in Biographien und biographischen Skizzen. (v. 1). Munique: joseph Anton Finsterlin, 1859.

HOBSBAWN, Eric. Age of Extremes: The Short Twentieth Century 1914-1991. 3. reimpressão. Londres: Abacus, 1997.

HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

KRAUSE, Gerlinde. Kleingartenparks als Weiterentwicklung von Kleingartenanlagen. In: Bundesverband Deutscher Gartenfreunde e.V. Berlim: BDG, ano 34, Heft/2012, p. 52-73.

QUITZAU, Evelise Amgarten. Da ‘Ginástica para a juventude’ a ‘A ginástica alemã’: observac¸ões acerca dos primeiros manuais alemães de ginástica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 37, n. 2, p. 111–181, 2015.

RIGAUER, Bero. Sport und Arbeit. Frankfurt: Surhkamp, 1969.

ROTEMBERG, Robert. Landscape an Power in Vienna. Baltimore, Md.: Johns Hopkins University Press, 1995.

SANTNER, Eric L. A Alemanha de Schreber: uma história secreta da modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

SCHREBER, Daniel Gottlob Moritz. Das Pangymnastikon, oder, Das ganze Turnsystem an einem einzigen Geräthe ohne Raumerforderniss: für Schulanstalten, Haus-Turner und Turnvereine Leipzig: Friedrich Fleischer, 1858.

STEINER, Rudolf. Die pädagogische Praxis vom Gesichtspunkte geisteswissenschaftlicher Menschenerkenntnis. Die Erziehung des Kindes und jüngeren Menschen. Acht Vorträge Dornach,15. bis 22. April 1923. (RUDOLF STEINER ONLINE ARCHIV http://anthroposophie.byu.edu 4. Auflage 2010). Acesso em: 8 mar. 2014.

STEINER, Rudolf. Andar, falar, pensar: a atividade lúdica. Dois temas de conferência proferida em Ilkley (Inglaterra), em 10 de agosto de 1923. São Paulo: Ed. Antroposófica, 2005.

SHARMA, Avi. Medicine from the Margins? Naturheilkunde from Medical Heterodoxy to the University of Berlin, 1889–1920. Social History of Medicine, v. 24, n. 2, p. 334–351. 2011.

SOARES, Carmen Lúcia. Imagens da educação no corpo. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

VIGARELLO, Giorgio. Le corps redressé, histoire d’un pouvoir pédagogique. 13. ed. Paris: Armand Colin, 2004.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.