Conflitos entre esporte e ginástica na França

a criação de um método nacional de educação física entre o final do século XIX e início do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8660933

Palavras-chave:

Esporte, Ginástica, Educação Física, História, França

Resumo

Introdução: entre as décadas finais do século XIX e as décadas iniciais do século XX, uma obsessão habitou o mundo da ginástica: a criação de métodos nacionais de educação física. Em muitos casos, a sua criação repousou sobre bases axiológicas, técnicas e sobretudo científicas que se distinguiram claramente daquelas do esporte. Objetivo: analisar a criação de um método nacional de educação física na França a partir das oposições historicamente construídas entre a ginástica e o esporte. Método: o levantamento de fontes se circunscreve aos escritos de debatedores franceses do esporte e da ginástica, assim como de personalidades da ginástica que se dedicaram a criar e debater os métodos de educação física na França. As análises se fundamentam em um sistema de classificação que se distingue entre uma “mística de direita” e uma “mística de esquerda” para delimitar as oposições construídas ao longo do tempo entre a ginástica e o esporte. Conclusão: conclui-se que enquanto a defesa do esporte na França se ancorava em uma “mística de direita”, a defesa da ginástica se ancorava em uma “mística de esquerda”, sendo o esporte quase sempre excluído ou combatido nos processos que levaram a criação do método nacional francês de educação física.

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Biografia do Autor

Jacques Gleyse, Université de Montpellier

Doutor em Educação. Professor da Faculté d'Éducation, Université de Montpellier, França.

André Dalben, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal de São Paulo, Campus de Santos-SP.

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Publicado

2020-11-26

Como Citar

Gleyse, J., & Dalben, A. (2020). Conflitos entre esporte e ginástica na França: a criação de um método nacional de educação física entre o final do século XIX e início do século XX. Conexões, 18, e020043. https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8660933

Edição

Seção

DOSSIÊ: Esporte, ginástica e educação em perspectiva histórica