Resumo
O lugar ocupado pelo Esporte e pela Ginástica no âmbito das Ciências Humanas e Sociais resulta de um movimento do pensamento nesse campo, que permitiu a emergência de novos objetos, problemas e interpretações e pelo qual foi possível considerar e configurar práticas como a Ginástica, o Esporte, mas, também inúmeras outras atividades no universo dos divertimentos e dos lazeres em que a ação corporal é central. Configurados como novos objetos da pesquisa histórica, deles decorrem diferentes problemáticas e interpretações, assim como a própria inserção de disciplinas curriculares de História do Esporte e História da Educação Física em variados cursos de graduação em Educação Física, tanto em âmbito nacional quanto internacional; além de apresentar, também, uma forte interface com o campo da Educação (escolar ou não).
Referências
SOARES, Carmen Lucia. Educação do corpo. In: GONZÁLES, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Fisica. 3. ed. Ijui: Unijui, 2014, v. 1. p. 219-225.

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