Banner Portal
Esporte, Ginástica e Educação em Perspectiva Histórica
PDF

Palavras-chave

Esporte
Ginástica
História

Como Citar

SOARES, Carmen Lucia; BRANDÃO, Leonardo. Esporte, Ginástica e Educação em Perspectiva Histórica. Conexões, Campinas, SP, v. 18, p. e020044, 2020. DOI: 10.20396/conex.v18i0.8660935. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8660935. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O lugar ocupado pelo Esporte e pela Ginástica no âmbito das Ciências Humanas e Sociais resulta de um movimento do pensamento nesse campo, que permitiu a emergência de novos objetos, problemas e interpretações e pelo qual foi possível considerar e configurar práticas como a Ginástica, o Esporte, mas, também inúmeras outras atividades no universo dos divertimentos e dos lazeres em que a ação corporal é central. Configurados como novos objetos da pesquisa histórica, deles decorrem diferentes problemáticas e interpretações, assim como a própria inserção de disciplinas curriculares de História do Esporte e História da Educação Física em variados cursos de graduação em Educação Física, tanto em âmbito nacional quanto internacional; além de apresentar, também, uma forte interface com o campo da Educação (escolar ou não).

https://doi.org/10.20396/conex.v18i0.8660935
PDF

Referências

SOARES, Carmen Lucia. Educação do corpo. In: GONZÁLES, Fernando Jaime; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. (Org.). Dicionário Crítico de Educação Fisica. 3. ed. Ijui: Unijui, 2014, v. 1. p. 219-225.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.