Banner Portal
Igualdade de gênero no corfebol
PDF

Palavras-chave

Corfebol
Hashtags (Metadados)
Facebook (Rede social on-line)
Igualdade de gênero

Como Citar

SILVA, Renata Laudares; TAVARES, Giselle Helena; MACHADO, Afonso Antônio. Igualdade de gênero no corfebol: análise das hashtags no Facebook. Conexões, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e021034, 2021. DOI: 10.20396/conex.v19i1.8663527. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8663527. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Objetivo: Analisar de que maneira os usuários do Facebook utilizam a hashtag na organização dos conteúdos relacionados ao corfebol e as questões relacionadas à igualdade de gênero e em quais formatos se dão essas postagens nesta rede social. Metodologia: Buscou-se as hashtags #Korfball #Corfebol #GenderEquality e #MixedGenderSport no Facebook e as mesmas foram analisadas sob a Técnica de Análise de Conteúdo no período de 1 a 15 de agosto de 2019. Resultados e discussão: os resultados geraram duas categorias: hashtags utilizadas na marcação das postagens e conteúdos abordados – igualdade de gênero. Considerações Finais: Pode-se perceber que o Facebook se mostrou um espaço interessante no que tange à difusão de conteúdos relacionados às questões de gênero e as hashtags neste contexto, foram ressignificadas.

https://doi.org/10.20396/conex.v19i1.8663527
PDF

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2017.

BERTO, Matheus; GONÇALVES, Elizabeth. Diálogos online: intersemioses do gênero Facebook. C-Legenda - Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, v. 2, n. 25, p.100-110, out. 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/article/view/36887. Acesso em: 10 out. 2020.

BORTOLETO, Luciana. Minicurso Corfebol. In: SEMANA DE ESTUDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, 30., 2018, Rio Claro. Apostila... Rio Claro: FCESP/Federação de Corfebol do Estado de São Paulo, 2018. p. 1-18.

BOURINA, Helena V.; DUNAEVA, Larisa A. Role of hypertext in teaching foreign languages. E-Learning and Digital Media, Thousand Oaks, v. 16, n. 2, p. 110-121, fev. 2019. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/2042753019828358. Acesso em: 10 out. 2020.

CARVALHO, Andrezza Bento. Facebook infection: marketing de conteúdo e fatores que geram o envolvimento dos utilizadores. 2014. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade) - Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, 2014.

CORDEIRO, Ana Luiza. A ressignificação das hashtags no Facebook: análise da organização das enunciações. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

CORRÊA, Renato Fernandes; SANTOS, Raimunda Fernanda dos. Análise das definições de folksonomia: em busca de uma síntese. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p. 1-32, abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-99362018000200001&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 10 out. 2020.

CRUM, Ben. A critical analysis of korfball as a "Non-Sexist Sport". International Review for the Sociology of Sport, Thousand Oaks, v. 23, n. 3, p. 233-241, set. 1988. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/240710285_A_Critical_Analysis_of_Korfball_as_a_Non-Sexist_Sport. Acesso em: 10 out. 2020.

CUNNINGHAM, George B.; AHN, Na Young; ANDERSON, Arden J.; DIXON, Marlene A. Gender, coaching, and occupational turnover. Women in Sport and Physical Activity Journal, Champaign, v. 26, n. 2, p. 1-35, jan. 2018. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/wspaj/27/2/article-p63.xml. Acesso em: 10 out. 2020.

DOS ANJOS, Fernando Coelho. Corfebol nas aulas de educação física: uma possibilidade de esporte coletivo. In: CONGRESSO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 5 E CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 2., 2016, Rio Claro. Anais... Rio Claro: UNESP, 2016. p. 65.

FORNARI, Lucimara Fabiana; LOURENÇO, Rafaela Gessner; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa; SANTOS, Danyelle Leonette Araújo; EGRY, Emiko Yoshikawa. Perspectiva de gênero nas reportagens sobre mulheres atletas nos jogos olímpicos Rio 2016. Texto e Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 28, e20180170, jul. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072019000100348&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 10 out. 2020.

FRANSOO, Jan C. Korfball and the World. In: TROOST, F. (Ed.) “And I went on a voyage to Sweden” – five reflections on 100 years of korfball. Utrecht: Royal Dutch Korfball Association, 2003. p. 169-186.

GARCIA DEL BARRIO, Pedro. Measuring empathy feelings in football through media value. Revista de Psicología del Deporte, Barcelona, v. 25, n. 1, p. 37-42, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2351/235146293009.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

GUBBY, Laura. Can sport provide a space for gender equality? A qualitative study of children who play korfball. 2016. 327 f. Tese (Doutorado em Educação) - Sport Science, Tourism and Leisure, Canterbury Christ Church University, Kent, Inglaterra. Disponível em: https://repository.canterbury.ac.uk/item/88713/can-sport-provide-a-space-for-gender-equality-a-qualitative-study-of-children-who-play-korfball. Acesso em: 10 out. 2020.

GUBBY, Laura; WELLARD, Ian. Sporting equality and gender neutrality in korfball. Sport in Society, Londres, v. 19, n. 8-9, p. 1171-1185, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17430437.2015.1096261. Acesso em: 10 out. 2020.

IOC. International Olympic Committee. Olympic Agenda 2020 - 20+20 Recommenations. 07 december 2014. Disponível em: https://stillmed.olympic.org/media/Document%20Library/OlympicOrg/Documents/Olympic-Agenda-2020/Olympic-Agenda-2020-20-20-Recommendations.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

IKF. Internacional Korfball Federation. Open Call – IKF Marketing and Communication Committee. 20 outubro 2020. Disponível em: https://korfball.sport/open-call-ikf-marketing-and-communication-committee/. Acesso em: 10 out. 2020.

MOURA, Keren Franciane; MANDAJI, Carolina Fernandes da Silva. A relação das hashtags com as palavras de ordem presentes nas Manifestações Brasileiras de 2013. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 15., 2014, Palhoça. Anais… Palhoça: UNISUL, 2014. p. 1-14. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/sul2014/resumos/R40-1334-1.pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

NUNES, Raquel Sabóia. Publicidade e educomunicação: uma análise de percepção em comentários digitais da campanha “meninas fortes” Nescau. 2017. 67 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, São Borja, RS, Brasil, 2017.

NURMINEN, Minna. Social media campaign for the International Floorball Federation in connection to The World Games. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sports and Leisure Management) - Haaga-Helia University of Applied Sciences, Helsinque, Finlândia, 2017. Disponível em https://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/135494/Nurminen_Minna.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 out. 2020.

PAIXÃO, Jairo Antônio. Corfebol na escola: uma proposta extracurricular de práticas pedagógicas por acadêmicos do curso de licenciatura em educação física. Scientific Electronic Archives, Rondonópolis, v. 10, n. 5, out. 2017, pp. 96-103. Disponível em: http://sea.ufr.edu.br/index.php?journal=SEA&page=article&op=view&path%5B%5D=363&path%5B%5D=pdf. Acesso em: 10 out. 2020.

ROMEIRO, Nathália; SILVA, Franciéle C. G. A Folksonomia das hashtags como instrumento de militância contra o assédio sexual no Facebook: Avaliação da hashtag# mexeucomumamexeucomtodas. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 215-232, maio/ago. 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/782. Acesso em: 10 out. 2020.

RUBIO, Katia. Agenda 20+ 20 e o fim de um ciclo para o Movimento Olímpico Internacional. Revista USP, São Paulo, n. 108, p. 21-28, jan./fev./mar. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/revusp/article/view/118234. Acesso em: 10 out. 2020.

SILVA, Renata Laudares; CARMO, Elisangela Gisele; RODRIGUES, Nara Heloisa; PACHECO, José Pedro Scarpel; FUKUSHIMA, Raiana Lídice Mor.; SCHWARTZ, Gisele Maria. Ações criativas com materiais alternativos como estratégia de ensino do corfebol. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA, 11 e SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 17., 2019, Rio Claro. Anais... Rio Claro: Editora Realize, 2019. p. 1-2. Disponível em https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/29861. Acesso em: 10 out. 2020.

SOTIRIADOU, Popi; HAAN, Donna. Women and leadership: advancing gender equity policies in sport leadership through sport governance. International Journal of Sport Policy and Politics, Abingdon, v. 11, n. 13, p. 365-383, mar. 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19406940.2019.1577902?casa_token=X5CtNLKtRCUAAAAA%3ALRbgTBvVrFm1PJQjjI3u7aUh_1el0meh1MFjI7DixRjCM1q-5YRKHXoJjjLYaz2iQd42YEWpxo-hmw. Acesso em: 10 out. 2020.

SUMMERFIELD, Karen.; WHITE, Anita. Korfball: A Model of Egalitarianism. Sociology

of Sport Journal. Champaign, v. 6, n. 2, p. 144-151, 1989. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/ssj/6/2/article-p144.xml. Acesso em: 10 out. 2020.

ZANATTA, Thaís C.; FREITAS, Daiane M.; CARELLI, Filipe G.; COSTA, Israel T. O perfil do gestor esportivo brasileiro: revisão sistemática da literatura. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 291-304, jan./mar. 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/73803. Acesso em: 10 out. 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Conexões

Downloads

Não há dados estatísticos.